Jump to content

Recommended Posts

Posted

http-~~-//www.oesteonline.pt/noticias/media/2008/1/19793.jpg


S. Martinho do Porto | Elevador | Gonçalo Byrne

Elevador de S. Martinho do Porto inaugurado dia 10 pelo ministro das Obras Públicas

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, vai presidir, no próximo dia 10, pelas 11h00, à inauguração do elevador panorâmico de S. Martinho do Porto, concelho de Alcobaça, numa obra que pretende tornar a vila mais acessível, servindo de cartão de visita para os milhares de turistas que a visitam, sobretudo nos meses de Verão.

A obra, da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne, "assume grande importância para os habitantes residentes na vila", faz saber a câmara de Alcobaça, uma vez que vai ligar a parte baixa à zona alta, também conhecida por Outeiro, "que há muito se deparam com dificuldades de ligação, devido ao desnível acentuado do piso". "Este novo equipamento vai facilitar a mobilidade dos habitantes, principalmente para os cidadãos com dificuldades motoras, idosos, grávidas e pais com crianças pequenas", salienta a autarquia.

O elevador vai fazer a ligação entre a Rua Vasco da Gama (mais conhecida por 'Rua dos Cafés'), a Rua Bela Vista e o Largo Comendador José Bento da Silva. Terá capacidade para 10 a 20 pessoas de cada vez.

Com um investimento de cerca de 860 mil euros, com o apoio de fundos comunitários, a obra assume uma arquitectura contemporânea, é composta por três pisos.

No piso térreo desenvolve-se um espaço totalmente aberto que permite a visualização de todo o edifício, onde os utentes poderão também encontrar uma caixa multibanco. No piso 1 será implementado o Posto de Turismo da vila, onde os visitantes poderão solicitar informações e aceder, de forma individualizada, à Internet.

O piso 2 apresenta um espaço equipado com capacidade para acolher actividades lúdico/educativas. A empreitada não se resumiu à construção do elevador. Os trabalhos englobaram também a requalificação do Largo José Bento da Silva.

in http://www.diarioleiria.pt/18426.htm


São Martinho do Porto
Mário Lino inaugura Elevador Panorâmico


A completar a segunda fase do projecto de Requalificação Urbana da vila de São Martinho do Porto, a Câmara Municipal de Alcobaça inaugura, no dia 10 de Setembro, pelas 11h00, o Elevador Panorâmico de São Martinho, que vai fazer a ligação entre a Rua Vasco da Gama (mais conhecida por Rua dos Cafés), a Rua da Bela Vista e o Largo Comendador José Bento da Silva.

A sessão de inauguração contará com as presenças do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão.

Este não será apenas um elevador que tornará São Martinho mais acessível. A estrutura, que assume uma arquitectura contemporânea, é composta por três pisos. No piso térreo desenvolve-se um espaço totalmente aberto que permite a visualização de todo o edifício, onde os utentes poderão também encontrar uma caixa multibanco. No piso 1 será implementado o Posto de Turismo da vila, onde os visitantes poderão solicitar informações e aceder, de forma individualizada, à internet. O piso 2 é um espaço equipado com infra-estruturas com capacidades para acolher inúmeras e diversificadas actividades lúdico/educativas como: exposições, eventos culturais, conferências, workshops entre outras. Os espaços de apoio como arrumos, sanitários femininos e masculinos estão localizados no piso -1.

A empreitada não se resumiu à construção do elevador. Os trabalhos englobaram também a requalificação do Largo José Bento da Silva, antigo Adro, um dos mais belos miradouros de São Martinho do Porto.

A obra do elevador assume grande importância para os habitantes residentes na vila, uma vez que vai ligar a parte baixa à zona alta, também conhecida por Outeiro, que há muito se deparam com dificuldades de ligação, devido ao desnível acentuado do piso neste, ainda que curto, trajecto.

Assim, este novo equipamento vai facilitar a mobilidade dos habitantes, principalmente para os cidadãos com dificuldades motoras, idosos, grávidas e pais com crianças pequenas. Trata-se de uma nave em vidro, que permite total visibilidade do utilizador para o exterior. É, pois, um elevador panorâmico.

Ao nível da cobertura do Posto de Turismo e com acesso a partir da Rua da Bela Vista foi construído, para além de uma escada pública de ligação ao Largo Comendador José Bento da Silva, um bar com esplanada.

A obra é da autoria do Arquitecto Gonçalo Byrne, faz parte do pacote da Requalificação Urbana de São Martinho do Porto e custou cerca de 860 mil Euros ao orçamento municipal, havendo uma comparticipação de Fundos Comunitários.

in http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=19793

  • 1 month later...
Posted

Alta e baixa de S. Martinho finalmente unidas por elevador

Está finalmente aberta ao público uma das mais importantes obras da segunda fase de requalificação da vila de S. Martinho do Porto. Na passada sexta-feira, dia 10, e após sucessivos adiamentos, o Ascensor do Outeiro, um elevador panorâmico que liga as zonas alta e baixa da vila balnear, foi finalmente inaugurado, numa cerimónia que contou com o secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, e à qual acorreram algumas dezenas de pessoas, que quiseram, sem demoras, experimentar o novo equipamento.

A partir de agora, indivíduos com dificuldade de mobilidade, grávidas, idosos e adultos com carrinhos de bebé têm facilitado o acesso desde a Rua Vasco da Gama (a famosa rua dos cafés) até ao Largo Comendador José Bento da Silva, onde está um miradouro com vista privilegiada sobre a baía e sobre o casario da vila. Com cerca de vinte metros de altura, a nova estrutura envidraçada, de arquitectura contemporânea, faz a ligação entre quatro pisos polivalentes.

O piso –1 destina-se a espaços de arrumos e sanitários públicos femininos e masculinos. No 0 há um espaço aberto onde se pode ver todo o edifício e existe uma caixa multibanco. Já no piso 1, o da entrada, vai funcionar o posto de turismo e uma zona de acesso à Internet, dando ainda acesso à escada pública de ligação ao Largo José Bento da Silva e a um bar com esplanada, na Rua da Bela Vista. No piso 2 existe um espaço multifuncional, com mobiliário amovível, que pode acolher actividades culturais.

A funcionar todos os dias entre as 10h00 e as 21h00, o novo equipamento tem capacidade para carregar uma tonelada, transportando até um máximo de 13 pessoas por viagem, que é gratuita. Por tudo isto, o dia da inauguração do ascensor foi para o presidente da Câmara de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, “um dia grande”.

Afirmando que a autarquia está a trabalhar em prol da população, Sapinho recuperou algumas das obras já concluídas, como a despoluição da baía e a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais, bem como a requalificação da marginal. Mas ainda há mais para fazer, como a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de efluentes suinícolas, o que deverá acontecer dentro de dois anos, e a resolução do problema do assoreamento da baía que será estudado em breve.

Já o secretário de Estado, João Ferrão, considerou que o novo elevador é um “equipamento inteligente, porque ao mesmo tempo que é multifuncional, promove a mobilidade para todos”. Crente de que a estrutura terá um grande impacto na vila, tanto ao nível dos residentes como dos turistas, afirmou que o dia da inauguração se tratou do “primeiro dia do resto da vida de S. Martinho”. Num quadro mais amplo, o novo elevador enquadra-se na requalificação do litoral, que conta com o empenhamento do Governo e das autarquias.

“Para termos orgulho no nosso país temos que contribuir para a sua requalificação”, referiu, acrescentando que “este projecto é sinal de que o país está a caminhar no bom sentido”.

Quem também marcou presença na cerimónia de inauguração do Ascensor do Outeiro foi o presidente da Comissão Instaladora da Entidade Regional de Turismo de Leiria/Fátima, Miguel Sousinha, o adjunto do Governador Civil de Leiria, Jorge Gonçalves e o presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho, Manuel Antunes Pereira, bem como membros do executivo camarário, outros autarcas e entidades.

Adjudicado por 823,268 euros, o Ascensor do Outeiro acabaria por custar 942 mil euros, comparticipados por Fundos Comunitários. O aumento dos custos deveu-se a a alguns imprevistos e a trabalhos a mais. Na empreitada, da autoria dos arquitectos Falcão de Campos e Gonçalo Byrne, integram-se ainda as obras de requalificação do Largo José Bento da Silva.

As obras que se seguem

Ainda no âmbito da mobilidade em S. Martinho do Porto, a autarquia vai avançar com a ligação da Calçada D. Pedro V à Estrada Nacional 242.

De acordo com Gonçalves Sapinho, quando as obras estiverem concluídas, a vila balnear passará a contar com uma larga avenida paralela à marginal e à linha férrea por onde se vai circular nos dois sentidos e que vai disponibilizar estacionamento para cerca de 400 automóveis. “Isto não resolve todos os problemas de circulação e estacionamento de S. Martinho, mas resolve alguns”, afirmou o autarca.

A construção de um novo Centro de Saúde é aguardada há vários anos na vila e a autarquia já teve um terreno negociado, mas indicações vindas de Lisboa, que afirmavam que o terreno era pequeno demais para a estrutura, levaram à anulação da compra. Agora, Gonçalves Sapinho diz que está tudo encaminhado. “Estamos no bom caminho, já temos terreno e temos projecto”, garantiu.

À margem da inauguração do elevador panorâmico, o autarca adiantou ainda que a mesma dupla de arquitectos, Falcão de Campos e Gonçalo Byrne, tem a seu cargo um projecto para a cidade de Alcobaça. Trata-se da remodelação da zona entre o Mercado Municipal e o Tribunal, em frente aos Paços do Concelho, um projecto que deverá ser entregue à autarquia no início da próxima semana, mas da qual o edil não adiantou mais pormenores.

in http://www.gazetacaldas.com/Desenvol.asp?NID=23607

Posted

São Martinho do Porto
Elevador panorâmico melhora acessibilidades
O elevador panorâmico, inaugurado na passada sexta-feira em S. Martinho do Porto, pretende melhorar as acessibilidades na vila mas é também um espaço pensado para o turismo, com uma nova sala de exposições e um bar com esplanada.
Marlene Sousa

A obra assume grande importância para os habitantes residentes na vila, uma vez que liga a parte baixa à zona alta (entre a Rua Vasco da Gama, mais conhecida por Rua dos Cafés à Rua da Bela Vista e ao Largo Comendador José Bento da Silva).

Para o presidente do Município de Alcobaça, a obra vai facilitar a mobilidade dos habitantes, principalmente para os cidadãos com dificuldades motoras, idosos, grávidas e pais com crianças pequenas. Disse que o posto de turismo, a funcionar no edifício do elevador, tem boas condições e elogiou a arquitectura, da autoria de Gonçalo Byrne, que permitiu ali criar outros serviços ligados ao turismo, como um espaço museológico e expositivo.

Como forma de realçar a beleza da praia, Gonçalves Sapinho comentou que “Deus criou o homem, a mulher e São Martinho do Porto”, considerando que “o turismo nunca esteve tão bem instalado como hoje”.

O autarca frisou a necessidade de continuar com a despoluição da baía lembrando que está já em execução a construção de uma nova Estação de Tratamento (ETAR), que pretende solucionar o problema dos efluentes suinícolas da zona.

Segundo o autarca, a segunda fase dos trabalhos será a construção de uma nova avenida, paralela à linha de caminho de ferro e à marginal. “Vai ser a Grande Via, e pretende ligar a praia à Estrada Nacional 242. Será constituída por faixas de rodagem, nos dois sentidos, e permitirá a criação de uma bolsa de estacionamento com capacidade para quatrocentos automóveis”, disse, considerando que “irá resolver muitos problemas de trânsito e será, também, um grande avanço na melhoria das acessibilidades”.

Gonçalves Sapinho alertou também para a necessidade de São Martinho do Porto vir a ter um Centro de Saúde, por considerar que esta será uma obra crucial para a população residente e visitante.

O secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão, apontou que o elevador panorâmico “é um equipamento de orgulho e um conceito muito interessante”, acrescentando que “nunca como hoje a mobilidade de São Martinho do Porto foi tão fácil”.

Segundo o Secretário de Estado, para além da qualidade estética, “esta é uma obra inteligente e que vem resolver muitos problemas à população”.

Nas palavras do arquitecto Falcão de Campos, um dos autores do projecto em conjunto com o arquitecto Gonçalo Byrne, esta obra faz parte da estratégia global da requalificação de São Martinho. A primeira parte centrou-se na recuperação da Marginal e a consequente valorização da zona urbana, que “culmina agora com esta obra que surge como elemento de ligação entre a zona da Marginal e a zona alta”.

Para o arquitecto, o equipamento destaca-se pela poliva-lência, uma vez que “não será apenas um Posto de Turismo, mas também um ascensor, um espaço museo-lógico e expositivo, equipado com mobiliário amovível entre outros pormenores”. Falcão de Campos destacou também o espaço de cafetaria que, no seu entendimento, poderá ser, na época de mais calor, “um sucesso”.

O elevador panorâmico custou 942.000 euros, apesar de ter sido adjudicado por 823.268 euros, e conta com uma comparticipação de Fundos Comunitários.

Os trabalhos englobaram também a requalificação do Largo José Bento da Silva, antigo Adro, um dos mais belos miradouros de São Martinho do Porto.

A estrutura, que assume uma arquitectura contemporânea, é composta por quatro pisos. No piso térreo desenvolve-se um espaço totalmente aberto que permite a visuali-zação de todo o edifício, onde os utentes poderão também encontrar uma caixa multibanco. No piso 1 será implementado o Posto de Turismo, onde os visitantes poderão solicitar informações e aceder, de forma individualizada, à internet.

O piso 2 é um espaço equipado com infra-estruturas com capacidades para acolher inúmeras e diversificadas actividades lúdico/educativas como: exposições, eventos culturais, conferências, work-shops entre outras. Os espaços de apoio como arrumos, sanitários públicos femininos e masculinos estão localizados no piso -1. Ao nível da cobertura do Posto de Turismo e com acesso a partir da Rua da Bela Vista foi construído, para além de uma escada pública de ligação ao Largo Comendador José Bento da Silva, um bar com esplanada.

Este novo equipamento, com capacidade de carga útil de 1000kg, para 13 pessoas, funciona das10h00 às 21h00 e a sua utilização não tem custo.

in http://www.jornalregional.com/?p=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da&distrito=&concelho=&op=noticia&n=e79227c2ac3f1600570695390d60f27e

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.