Jump to content

Recommended Posts

Posted

Praças Reais – Passado, Presente e Futuro -
23 a 25 de Novembro

O "Colóquio Internacional Praças Reais - Passado, Presente e Futuro" obedece a três princípios estruturantes que constituem vectores essenciais no desenvolvimento da área da investigação na Universidade Autónoma de Lisboa. Em primeiro lugar, fixando projectos de interesse transversal ao espaço europeu no quadro do actual processo de internacionalização, assumido pela instituição.

O "Colóquio Internacional Praças Reais - Passado, Presente e Futuro" obedece a três princípios estruturantes que constituem vectores essenciais no desenvolvimento da área da investigação na Universidade Autónoma de Lisboa. Em primeiro lugar, fixando projectos de interesse transversal ao espaço europeu no quadro do actual processo de internacionalização, assumido pela instituição. Em segundo lugar concretizando o princípio da interdisciplinariedade através da colaboração de esforços entre diferentes Departamentos da Universidade (Arquitectura e História). Finalmente, garantindo o estabelecimento de parcerias prioritárias através da pesquisa metódica entre instituições públicas e privadas, detectando interesses comuns conducentes à concretização dos objectivos equacionados.

O Colóquio tratará um tema fulcral do Urbanismo e da Arquitectura na Europa: a criação, difusão e evolução das Praças Reais, partindo da motivação da existência em Portugal de um exemplo dessa criação de notável valor e significado, a Praça do Comércio na Baixa de Lisboa.

Sendo esta praça um dos temas mais prementes do conteúdo da actual proposta para Elevação da Baixa Pombalina a Património da Humanidade da UNESCO, é com sentido de oportunidade que a UAL organiza um encontro internacional para discussão e enquadramento do tema, nas suas vertentes múltiplas de História, Urbanismo, Arquitectura e Reabilitação.


Estrutura:
O Colóquio dividir-se-á em dois blocos autónomos, mas complementares.
O primeiro destinado à análise do modelo da Praça Real numa perspectiva histórica. Procurar-se-á fixar uma tipologia coerente a partir dos modelos em análise, a par da discussão do impacto da sua difusão internacional.
O segundo bloco procurará fazer uma reflexão sobre a situação actual das Praças Reais, projectando cenários sobre a vocação futura destes espaços no contexto urbano em que se encontram inseridos

Público Alvo
Profissionais nas áreas de Arquitectura, Urbanismo, Reabilitação, História e Património. Técnicos e responsáveis autárquicos. Docentes e alunos universitários. Todos os interessados na temática em debate.


Organização

Comissão Promotora
José Augusto França, Prof. jubilado da Universidade Nova de Lisboa
José Manuel Fernandes, Arq., Prof. da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa
Miguel Figueira de Faria, Prof. da Universidade Autónoma de Lisboa

Comissão Executiva
Charlotte Chastel-Rousseau (Instituto Henry Moore, Leeds)
Elísio Summavielle (IPPAR)
José Manuel Fernandes (FAUTL)
José de Monterroso Teixeira (CMA)
José Sarmento de Matos (Olisipógrafo)
Maria Helena Ribeiro dos Santos (UAL)
Miguel Figueira de Faria (UAL)
Sophie Harent (Museu de Nancy)

Comissão Científica
Presidente - José Augusto França (UNL)
Miguel Figueira de Faria (UAL)
José Manuel Fernandes (FAUTL)
Jaime Ferreira-Alves (FLUP)
Manuel C. Teixeira (ISCTE)
Raquel Henriques da Silva (UNL)
Rui Vieira Nery (U. Évora)
Cristina Castel-Branco (ISA)
António Filipe Pimentel (UC)
Nuno Mateus (UAL)





Programa Provisório

23 de Novembro

Conferências Inaugurais
José Augusto França e Nuno Portas

Viver as Praças
Madeleine Pinault Sorensen – Título a confirmar
M.ª Alexandre Lousada – A Praça como Local de Sociabilidade
Rui Vieira Nery - Música no Espaço Público de Lisboa
Pedro Bebiano Braga - Mobilar a Praça do Comércio (1775 – 1903)
Grupo de Trabalho da Praça Comércio – Título a confirmar
Mesa Redonda

Praça Real ou Praças Reais?
Debate em torno do modelo francês
24 de Novembro (manhã)

Alexandre Gady - Ludovico Magno. Nouvelles réflexions sur la place Royale en France sous Louis XIV. Modèles ouverts, modèles fermés (1684-1716)
Hendrik Ziegler - The beginnings of the Places Royales in France in the 1670s: the obelisk of Arles
Richard Cleary - The evolution of the French place royale as a tool of urban renewal and development in the mid-18th century.
António Filipe Pimentel - Da "nova ordem" à "nova ordenação": ruptura e continuidade na Real Praça do Comércio.
Sophie Descat - Did function outweigh aesthetics? Re-reading the ‘Monuments érigés en France à la gloire de Louis XV’ by Pierre Patte (1765)
Mesa Redonda

Traçar Praças
24 de Novembro (Sessão paralela da manhã)

José de Monterroso Teixeira - A estátua equestre de D. João IV, O Restaurador, no Terreiro do Paço de Vila Viçosa, no contexto das comemorações dos centenários (1940)
Marie Therese Mandroux França - A Praça Nova do Porto
Margarida Calado - Praças Reais em Portugal no séc. XVIII – projectos, realizações e influências
Helena Murteira - A Praça na Lisboa seiscentista e setecentista: função, desenho e simbologia.
Debate


A Difusão do Modelo
24 de Novembro (tarde)

Sophie Harent - Voluptas et commoditas: De Charles III à Stanislas, l’ensemble architectural nancéien: une subtile réécriture de l’espace urbain
Bent Sorensen – Título a confirmar
Wifredo Rincon Garcia - Evolución y topología de la plaza mayor en España.
Charlotte Chastel-Rousseau - La cour de Somerset House à Londres, une place royale à la française?
Miguel Figueira de Faria - A difusão do modelo da Praça Real em Portugal
Mesa Redonda


Praças, Património Mundial
24 de Novembro (Sessão paralela da tarde)

José Manuel Fernandes - O tema das Grandes Praças nos Planos Urbanos para a India Portuguesa no Século XVIII
Ramon Gutierrez- Título a confirmar
Manuel C. Teixeira - As Praças nas Cidades Brasileiras, sécs. XVI-XVIII
Marta Oliveira – O Ordenamento da Praça do Campo Novo de Braga
Mesa Redonda


A Praça do Comércio e as Praças Reais
Case Studys Internacionais
25 de Novembro (manhã)

Pierre Yves Caillout – Título a confirmar
Michel Goutal – Título a confirmar
José Fernando Canas – Título a confirmar
Nireu Cavalcanti – Título a confirmar
Mesa Redonda

A Praça do Comércio e as Praças Reais
Case Studys Nacionais
25 de Novembro (tarde)

José Adrião – Título a confirmar
Cristina Castel-Branco – A Praça do Comércio e os Elementos Naturais
José Sarmento de Matos/ Elísio Summavielle/ Manuel Salgado – Título a confirmar
Maria Helena Ribeiro dos Santos – Título a confirmar
Representante da UNESCO – Título a confirmar
Mesa Redonda


Informações e contactos:
pracadocomercio@universidade-autonoma.pt
213 177 640
Madalena Romão Mira

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.