Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas noites caros colegas :) Abro este tópico num tom um pouco de desabafo, pois é algo que me tem intrigado um pouco a medida que leio / abro os olhos sobre o panorama nacional em que a nossa arte se encontra, em termos profissionais. Sou estudante do primeiro ano de arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa, e acabei de passar para o 2º ano. Vou tentar agora manter um discurso óbvio e linear para expor as minhas preocupações. Quando entrei no curso, não escondo o choque que senti, não só em termos de adaptação ao ensino superior como também a nível de "começar a estudar arquitectura". A típica e indispensável face que só nos estudantes e arquitectos conhecemos, o lado poético da arquitectura. A adaptação ao processo do projecto, intervir num lugar, ter um conceito que defina intenções foi algo que demorou o seu tempo, o que se reverteu nas notas do primeiro semestre. Tudo correr bem, entrei no 2o semestre mais confortável, consegui melhores resultados, finalizando o primeiro ano com media aritmética de todas as cadeiras de 14 e 15 a projecto. Primeira questão, todos os estudantes das diversas faculdades teem planos de estudo diferentes, mas por exemplo, conheço estudantes da FAUL e IST que teem um plano de estudo completamente diferente do meu (eles teem matemática mais "hardcore" e física, eu tenho desenho e mais historia de arte, e também tenho sempre uma cadeira de CAD e para o ano 3d). Em que sentido isto é bom para a formação de futuros arquitectos? No futuro vou ser um arquitecto que não vou saber tanto de física nem de matemática como outros arquitectos formados por estas instituições, mas provavelmente vou estar mais dentro do assunto em termos de conhecimento em software e ter uma atitude mais "artística" do que eles, pois acho que o plano deles foge um pouco a mãe da arquitectura, que é o grande vasto campo das artes. Neste plano estou confuso, estarei a ser penalizado no futuro por não ter formação no c