Jump to content

Recommended Posts

Posted
Incentivos fiscais para boas políticas de construção em Óbidos



A Câmara de Óbidos está a ultimar um regulamento de incentivos fiscais para construções que sejam feitas tendo em conta a sua sustentabilidade. Esses incentivos traduzem-se em reduções no valor a pagar de Imposto Municipal sobre os imóveis ou noutras taxas.

Este regulamento surge no âmbito do projecto Óbidos Carbono Social, que pretende pôr em prática 24 medidas que têm como principal objectivo contribuir para baixar em 40% as emissões de gases com efeitos de estufa até 2020.

O anúncio foi feito por Humberto Marques, vereador do Ambiente, durante um seminário dedicado ao Ambiente e Natureza, promovido pela Escola de Altos Estudos de Turismo de Óbidos (ETUR) no auditório da Casa da Música, a 27 de Junho. Esse regulamento está agora a ser ultimado e será entretanto divulgado.
Durante o seminário, foram apresentados por Luís Rodrigues os novos cursos desta escola, que versam sobre “Eco turismo e Certificação Energética”, “Boas Práticas para Gestão da Energia e Água no Turismo” e “Gestão de Resíduos e Tratamento de Águas Residuais”.

O primeiro curso tem a duração de 16 horas (decorre durante dois sábados) e pretende abordar a arquitectura bio-climática, a qual permite substanciais poupanças no consumo energético dos edifícios. Isto através dos sistemas de climatização, iluminação e ventilação. O preço do curso é de 195 euros.

O curso de “Boas Práticas para Gestão da Energia e Água no Turismo” tem em vista o facto da factura a pagar por estas duas valências nos hotéis ser muito alto. “Os custos da energia e da água ocupam o segundo lugar das facturas a pagar nas unidades hoteleiras, a seguir aos recursos humanos”, referiu Luís Rodrigues.
Os formandos ficarão aptos a estruturar um sistema para uma organização turística que inclua com detalhe processo de gestão da energia e água. O preço do curso é de 97,50 euros (oito horas).

O terceiro curso pretende responder aos crescentes requisitos legislativos na área dos resíduos e tratamento de águas residuais

A realização destes cursos está sujeita ao número de inscrições recebidas. Luís Rodrigues salientou que os cursos são práticos, para que as pessoas fiquem a saber fazer.

Novas áreas podem ser oportunidade de trabalho

Durante o seminário houve ainda apresentações sobre as temáticas que estão relacionadas com os cursos, mas também sobre a sustentabilidade nos municípios e a aplicação das energias alternativas. Fátima Alpalhão apresentou a Agência para a Energia (ADENE), que tem por missão promover e realizar actividades de interesse público na área da energia e das respectivas ligações com as demais políticas sectoriais.

O vereador Humberto Marques elogiou o trabalho da Escola de Altos Estudos pela sua preocupação na área do Ambiente. “É importante agir e promover políticas de informação nesta área”, afirmou, sublinhando que certas medidas só têm êxito se forem percebidas pela população.

Paulo Assunção, vice-reitor da Universidade Lusófona, também elogiou a sensibilidade do executivo camarário de Óbidos, pelo seu apoio à EADTO.

O responsável lamentou que os jovens continuem a procurar mais as licenciaturas tradicionais, apesar destas profissões estarem “saturadas”, em vez de apostarem em novas áreas. “Há uma certa dificuldade em compreender para que é que estes cursos servem”, mas o vice-reitor acredita que áreas como engenharia do Ambiente, Ciências do Mar e outras, vão ter cada vez mais procura no mercado de trabalho.


in http://www.gazetacaldas.com/Desenvol.asp?NID=22481

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.