Jump to content

Recommended Posts

Posted
"Recent works" é o tema da próxima conferência do ciclo “em trânsito” pelo arquitecto inglês David Adjaye que decorre Sexta, dia 23 de Maio, às 21h30, na Casa da Música - Terraço. A conferência será em inglês, sem tradução, e a entrada é livre (obrigatório levantamento de ingressos na bilheteira da Casa da Música). Esta iniciativa conta com a Casa da Música como parceiro estratégico e com o patrocínio da Tektónica.
Equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura"
A entrada é livre, sujeita à lotação da sala (120 lugares)
..............................
David Adjaye,
Adjaye/Associates (UK)

David Adjaye é um dos principais arquitectos britânicos da geração que se afirmou nos anos 90, tendo a sua obra sido apresentada em Portugal e integrada na exposição colectiva “Space Invaders” EXD, Lisboa 2001. Fundou o seu atelier em 1994 e em pouco tempo adquiriu uma reputação ímpar pela visão e sensibilidade artísticas com que trabalha em arquitectura. A engenhosa utilização dos materiais, a habilidade para trabalhar plasticamente a iluminação, proporcionam-lhe a admiração por parte da comunidade da arquitectura bem como do público em geral.
Adjaye/Associates, o atelier que reformou em Junho de 2000, tem contado com um considerável número de encomendas de grande prestígio. Os projectos que desenvolvem variam na escala, público e geografia, colaborando com artistas - como Chris Ofili e Olafur Eliasson – na concepção de exposições, pavilhões temporários tanto no Reino Unido como em Nova Iorque. Recentemente, tem colaborado com grandes centros de arte e edifícios públicos de destaque em Londres, Oslo e Denver, revelando a sua capacidade no que respeita ao entendimento da especificidade de cada edifício e respeito pela integração no meio envolvente.
Foi professor convidado na University of Pennsylvania e é professor convidado na Harvard Graduate School of Design. Antes disso foi tutor na Architectural Association e lecturer no Royal College of Art, onde realizou a sua tese de mestrado em Arquitectura em 1983. No mesmo ano recebeu a RIBA First Prize Bronze Medal, após o que estagiou no David Chipperfield Architects e depois no atelier de Eduardo Souto de Moura.
Em Maio de 2005, a editora Thames & Hudson publicou o seu primeiro livro, David Adjaye Houses: Recyling, Reconfiguring, Rebuilding. Em Janeiro de 2006, a Galeria Whitechapel em Londres acolheu a primeira exposição do seu atelier, ‘David Adjaye: Making Public Buildings’, acompanhada pela edição de um livro com o mesmo título. Esta exposição passou, depois, para o Studio Museum em Harlem (Nova Iorque), pelo Museu de Arte Contemporânea de Denver e pela Arario Gallery em Pequim.
David Adjaye foi também co-apresentador de duas séries de televisão sobre Dreamspaces para a BBC (seis episódios sobre arquitectura contemporânea), e foi protagonista de dois programas de rádio para a BBC, entrevistando os arquitectos Oscar Niemeyer e Charles Correa. Em 2005 apresentou o programa de televisão Building Africa: Architecture of a Continent. Neste momento encontar-se a desenvolver um projecto pessoal no qual pretende documentar cada uma das capitais africanas com o objectivo de culminar numa exposição em Harvard, seguida do lançamento de um livro.
Em Junho de 2007, foi nomeado na lista de aniversário da Rainha de Inglaterra para o OBE (Order of British Empire) Award pela sua obra na área da arquitectura.



Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.