Jump to content
Arquitectura.pt

Adição Louis Kahn

Recommended Posts

Olá a todos... Este é um trabalho meu em que nos foi proposto a criação de uma adição a uma casa (a escolha) de Louis Kahn - escolhi a casa Goldenberg - Esta adição deveria conter uma I.S. um espaço para exposição de 2 obras de Joseph Beyus e Marcel Duchamp. Apresento aqui a minha proposta e aguardo comentários. Abraços

boas nuno!! depois se pudesses era preferivel k fizesses o upload duma imagem maior. quanto ao painel parece-me bem na escolha de elementos mas julgo que podera estar algo desiquilibrado. se reparares os rigorosos do lado direito sao visualmente mais pesados por causa da informaçao que la tens e por causa d todos aqueles "hatches" cinzentos. penso que deverias dispo-los duma forma simetrica, segundo um eixo vertical ou horizontal que estivesse centrado na folha. e que aquele esquema fica demasiado solto em relaçao ao que esta ao lado... exprimenta, ve, e pede outras opinioes!! continua com o bom trabalho.

A minha questão coloca-se sobre o real objectivo do exercício proposto. Será apenas uma extensão para 2 obras de arte numa casa de Louis Kahn? A mim parece-me que o principal objectivo do trabalho é mesmo: Louis Kahn. Não conheço esta casa em particular de Louis Kahn, mas já tive a sorte de ler uma compilação de textos e conferencias do arquitecto. Assim digo seguramente que uma das maiores preocupações de Louis Kahn era a luz. E a maneira como ele trabalha com esse elemento é indiscutivelmente exemplar! Deste modo, percebe-se pelos teus esquemas (e o corte ilustra isso muito bem) a mesma preocupação se bem que não direi na mesma linguagem (foi propositado?) A minha dúvida reside em se tiveste alguma preocupação em particular com a casa original e tornar o teu projecto uma adição a esta. Digo isto porque no painel só vejo referencias ao teu projecto e não consigo perceber a real relação entre ele e a casa de Kahn. Trocando isto por miúdos uma adição é qualquer coisa do género 2+2=4, no teu painel de apresentação só percebo a parte do _ _ 2=4. Assim, não consigo concluir muito mais que isto. Mas independentemente de tudo o que disse, penso que está um bom trabalho. :D

Olá... Quanto ao painel: acontece uma disposição uni-lateral porque necessitava de espaço para colocar a axonometria. Foi dada mais ênfase à adição pois era uma das "exigências" dos professores. Quanto à minha preocupação com a luz, surge exactamente devido a isso. Investiguei a obra de L. Kahn e percebi essa preocupação e tentei transmitir isso no meu trabalho. A casa em questão (Goldenberg) é uma habitação em que é evidenciada essa preocupação "luminosa", e foi esse o meu objecto principal de estudo, juntando-lhe a volumétrica que foi obtida através de uma inversão do conceito da casa, que num outro tópico, poderei colocar aqui. Assim que puder colocarei o meu percurso para chegar a este resultado. Abraço

• 2 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.