Jump to content

Recommended Posts

Posted
Casa com sombreadores de lâminas fixas
Paulo Mendonça

http-~~-//www.casadavizinha.eu/spp/architects/79/projects/63/1197996419_mendonca_03_famalicao_casaemgaviao_fotografiafachadasul1_.jpg

http-~~-//www.casadavizinha.eu/spp/architects/79/projects/63/1197999375_mendonca_07_famalicao_casaemgaviao_cortelongitudinalsala_.jpg

http-~~-//www.casadavizinha.eu/spp/architects/79/projects/63/1198184457_mendonca_12_famalicao_casaemgaviao_graficos_.jpg

O programa desta moradia unifamiliar desenvolve-se longitudinalmente em sentido este-oeste, tal como o terreno, que tem uma vista privilegiada sobre um vale orientado a sul, que abarca a zona este de Famalicão.

O acesso principal é feito a partir do lado nascente do terreno, nivelado pela cota superior (norte) do arruamento principal, de forte declive. Foi feito um desaterro no lado superior norte do terreno e um aterro na zona sul, o que permitiu criar: acesso de nível à garagem e um pátio enterrado nas traseiras (norte) e uma plataforma fronteira à Sala de Estar (sul), reservando uma maior intimidade para esta área.

A moradia desenvolve-se em dois pisos, vencendo um piso de desnível no sentido transversal. A zona social e áreas de serviço localizam-se no piso térreo e a zona mais íntima da habitação no piso superior. O piso superior subdivide-se em duas áreas no vestíbulo de pé-direito duplo onde se localiza a escada principal. Estas duas áreas (quartos e escritório/sala) estão ligadas no vestíbulo por uma ponte metálica interior, onde desemboca a escada principal.

O escritório é composto duma zona de estudo no piso superior onde se acede pela referida ponte e duma zona de biblioteca localizada na cota inferior, juntamente com a sala onde se acede desde a zona de estudo por uma escada metálica secundária, que serve de elemento separador.

Ler mais sobre o projecto:
http://www.casadavizinha.eu/projectos/casa-com-sombreadores-de-laminas-fixas-63.html
Posted

Os meus parabens , e deste e mais um pouco , que a arquitectura Portuguesa precisa , novamente os meus sinceros parabens . Em segundo e derivado a altura em que estamos , quero darlhe as Boas Festas para si e Familia , João Miranda

Posted

Sou o dono desta obra e venho aqui publicamente manifestar a minha enorme satisfação pelo desenho solar passivo que o arquitecto Paulo Mendonça aqui pôs em prática. Apesar de ter sido eu a fazer a optimização da geometria dos sombreadores, todo o conceito e ideia foi do arquitecto, sendo o mérito deste projecto todo seu. Só em 2007 comecei a desfrutar do verdadeiro benefício deste conceito. Por um lado, havia árvores altas em frente à casa, que eliminavam a maior parte da exposição solar no Inverno. Foram cortadas em Abril de 2007. Por outro lado, só completamos a construção dos sombreadores em meados de Julho de 2007. Relativamente à sombra no Verão, é notória a diferença de conforto que verificamos, mas ainda não pudemos constatar por completo, pois os sombreadores só foram colocados em finais de Julho, quando a casa já estava bastante quente. Ainda assim, é uma diferença enorme, tanto em termos físicos como até psicológicos, por de repente estarmos à sombra no tórrido Verão! Depois, foi lindíssimo ver a sombra a diminuir e a luz solar a aumentar à medida que nos aproximávamos do Inverno. Vejam a foto...foi tirada em 16 de Setembro às 9h30 da manhã. Em Junho a sala estará completamente à sombra...em Dezembro quase toda exposta. E agora no inverno é que já podemos constatar a real diferença entre uma casa exposta e uma casa sem exposição, agora que as árvores já não nos tapam. A diferença de conforto térmico da casa é enorme, por exemplo, de dias de sol para dias de chuva. Em dias de sol, durante o dia tenho entre 19 a 20º em todos os compartimentos da casa - sem aquecimento! É claro que à noite arrefece, mas o aquecimento tem um diferencial de temperatura muito menor para vencer (o meu termostato está a 20ºC). Resultado: Em vez de 3 a 4 garrafas de gás que gastava no ano passado, agora gasto pouco mais de duas. Nada mau! Só posso elogiar este projecto e encorajar todos os arquitectos a procurarem a melhor exposição solar nos seus projectos (sul!), mas prevendo cuidadosmente o sombreamento (não funciona a poente e nascente!). Se houvesse um cuidado generalizado com este aspecto, o consumo energético do país poderia melhorar substancialmente. Infelizmente, proliferam os atropelos ao bom senso "energético"...

Posted

Boa tarde , Sºr HELDERC , e com muito agrado que veijo que alguem segue os paços corretos na construção da sua habitação , e como ve ja esta a poupar , agora pense se utilizar todos recursos amigos do ambiente na construção de uma obra tanto no aproveitamento das aguas tanto da chuva como residuais , e o aproveitamento do Sol como fonte de energia . A medio-longo prazo tem o seu retorno . Obrigado pela sua colaboração , JOÃO MIRANDA

Posted

Caro Miranda! Plenamente de acordo. Em relação às águas, a minha obra é normal, embora que as águas pluviais ainda as poderei colectar e armazenar, mais tarde, para rega. Mas todos estes elementos são fundamentais, e isto multiplicado pelo nº de habitações construídas em Portugal poderia realmente fazer uma grande diferença...

• 8 months later...
Posted

Cortou as árvores para melhorar a exposição solar, disse no seu texto. Quantas árvores? e terá sido necessário cortar todas as árvores? Terá sido esta uma medida sustentável ou foi pelo menos feito uma analise ao beneficio vs a perda das árvores?