Jump to content

Recommended Posts

Posted
Ampla biblioteca reabre em Luanda

A biblioteca do Centro Cultural Português de Luanda, uma das mais frequentadas da capital angolana, reabre hoje totalmente remodelada, com maior acervo, o dobro da lotação e novos serviços ao público. As novas instalações estão equipadas com um centro multimédia e permitem acesso sem fios (wireless) à Internet.

As duas salas de leitura e consulta de livros têm capacidade para receber em simultâneo uma centena de pessoas, o dobro dos lugares que existiam antes das obras. Este aumento deverá permitir resolver o problema das longas filas de pessoas que diariamente se formavam junto às instalações do Centro Cultural Português.

Esta biblioteca é uma referência na capital angolana, registando uma média superior a 300 utilizadores por dia, maioritariamente estudantes universitários e do ensino secundário. A grande afluência resulta não só da escassez de bibliotecas em Luanda, mas principalmente da qualidade do acervo que disponibiliza, especialmente ao nível dos livros técnicos, da literatura portuguesa e em língua portuguesa.

As obras de remodelação, integralmente financiadas pela ESCOM, do grupo português Espírito Santo, permitiram também aumentar o seu acervo, na sequência de uma oferta da Fundação Calouste Gulbenkian.

A remodelação da biblioteca insere-se no projecto de renovação do Centro Cultural Português de Luanda, cuja primeira fase, que envolveu a sala de exposições e o auditório, foi inaugurada em Abril durante a visita do primeiro-ministro, José Sócrates.

Com a conclusão destas obras, que se prolongaram por mais de seis meses, o Centro Cultural Português de Luanda, que funciona no edifício da Embaixada de Portugal, passa a ser um dos mais bem equipados centros culturais portugueses no mundo, dispondo de vídeo- conferência, sistema de vídeo e cinema de alta qualidade e sala de exposições climatizada.

O auditório, com capacidade para 120 pessoas, está equipado para projecções de filmes, espectáculos de teatro e música e a realização de seminários.

As novas e modernas instalações inserem-se numa perspectiva de reposicionamento da imagem cultural portuguesa naquela ex-colónia, que se pretende venha a ser mais actuante nos próximos tempos.

Fonte: JN
Posted
http-~~-//www.instituto-camoes.pt/ccp/images/ccpluanda02.jpg

http-~~-//www.instituto-camoes.pt/ccp/images/ccpluanda03.jpg

http-~~-//www.instituto-camoes.pt/ccp/images/ccpluanda04.jpg

O Centro Cultural Português em Luanda foi inaugurado em Janeiro de 1996 e está instalado no edifício da Embaixada/ Consulado de Portugual na capital angolana.
É constituído por um hall de entrada, uma sala de exposições, um auditório para 112 pessoas, três salas de aula e quatro gabinetes de estudo/administração.
O auditório onde decorrem as mais diversas actividades tem o nome de "PEPETELA" em homenagem ao escritor que recebeu o Prémio Camões em 1997 foi reequipado com equipamento audiovisual em 2005.

A Biblioteca do Centro tem sido ao longo dos anos uma referência em Luanda sendo frequentada por uma média superior a 300 pessoas por dia , na sua maioria jovens do Ensino Geral e Universitário.
Numa inter-relação língua-cultura, o Centro Cultural Português tem pautado a sua acção dando especial atenção à formação, à consolidação da Língua Portuguesa e divulgação da nossa cultura bem como ao apoio e acompanhamento de iniciativas de carácter cultural local que tenham como objectivo preservar e divulgar a cultura " lusófona".

Para isso, o estabelecimento de boas relações com Associações locais, como a Escola Portuguesa de Luanda, a Associação Recreativa e Cultural Chá de Caxinde, a União de Escritores Angolanos, a Liga da Juventude Lusófona, e a Liga da Juventude Ecológica, entre outras, têm contribuído para a dinamização do Centro e de outros espaços, com o estreitamento dos laços de amizade entre Portugal e Angola, daí decorrentes.
A Articulação com Instituições de Ensino locais e com o Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões tem sido igualmente uma preocupação do Centro. Também a articulação com outros agentes de Portugal como o ICEP que continuaremos a prosseguir, tem sido muito positiva para os nossos objectivos. Entre as diversas actividades que o CCP tem realizado e apoiado destacam-se:

- Cursos de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa
- Cursos de Auxiliares de Bibliotecários
- Formação na área do teatro
- Exposições de pintura, escultura, fotografia e cartazes
- Ciclos de cinema
- Espectáculos de música, dança e teatro
- Lançamento de livros
- Seminários, colóquios, palestras, conferências


Imagem colocadaPlano de Actividades para 2007
Do Plano de Actividades do Centro Cultural Português em Luanda de 2007 destacam-se as seguintes actividades:
EXPOSIÇÃO
TEATRO
CINEMA
MÚSICA
CONFERÊNCIA
LIVRO/LITERATURA
FORMAÇÃO
OUTROS
Imagem colocadaPlano de Actividades para 2006

EXPOSIÇÃO
CINEMA E VÍDEO
CONFERÊNCIA
MÚSICA

IN Instituto de Camoes

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.