Jump to content

Recommended Posts

Posted

ola colegas... Porventura, algum de vós possui, ou sabe de fontes interessantes no que respeita a esboços de projectos arquitectónicos? esquissos interpretativos, ou de meras projectações... Tenho um trabalho entre mãos sobre este tema e não tenho conseguido encontrar informações suficientes.. atenciosamente, ines leal

• 3 weeks later...
Posted

Eu ontem vi uns livros de esboços muito interessantes de esboços. Um do Fernando Távora que tem desenhos/esboços de várias viagens que fez (penso que se chama "Desenhos de Viagens") e outro do Siza Vieira que tem desenhos da paisagem do Douro. Altamente recomendados :p Espero ter ajudado..

• 2 weeks later...
Posted

Apesar de levar a vida a ver e a fazer esboços, tb não possuo uma bibliografia específica sobre o assunto. Posso te dizer que os esboços arquitectónicos tem uma peculiaridade que os difere dos esboços de artista, mas não sei definir bem qual... Pretendem representar o espaço, ou a luz, captar a qualidade arquitectónica. Podem ser analíticos ou descritivos. Representar um ambiente ou o detalhe. Os esquiços do Siza (não são bem esboços...) tem uma alta capacidade de sintese (entre o que está perto e longe, uma mesma velocidade e atitude ao realizar todas as linhas, um domínio da perspectiva absoluto - mesmo sem representar nenhuma das linhas auxiliares da perspectiva cónica, que estão lá). São muito semelhantes aos desenhos da primeira fase do Picasso. Távora tem os melhores desenhos de viajem que conheço. Num deles representou um edifício e a sua circunstancia urbana, depois aproximou-se e começou a detalhar o desenho com a decoração do soco, mas que era impossível ter visto daquele ponto de visto: ou seja, não pretende ser rigoroso, real, mas sim informar - é um desenho de viagem. Francisco de Holanda tb tem desenhos magníficos de viagem. O Kahn desenhava com uma barra de carvão de 1cm de espessura (mais ou menos). Etc, etc, etc