Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ok, passa se o seguinte: este ano o meu trabalho de projecto consiste em requalificaçao duma area da cidade do porto que está ja bastante caracterizada. No entanto, eu acho que tem uma grande lacuna, que na minah opiniao acaba por ser o sintoma dos quarteiroes fechados sobre si mesmos. Neste caso nao é um quarteirão mas sim o bairro do foco, que todo ele se vira pra dentro, quase que esquecendo que atras de si tem a av da boavista. o que eu procuro sao imagens que retratem de alguma forma este sintema dos condiminios fechados e como eles anulam a cidade!!!! P.S. como é obvio tambem existem excepçoes e nao sou nenhuma nazi contra eles, simplesmente custa me que se negue a cidade desta forma...deixem os condominios para zonas periféricas :icon_chick:

Posted

olha ainda tenho muito pouco, na verdade so comecei a pesquisar hoje tambem,...aquilo que encontrei foi um livro na fnac, chamado density, que no fundo o que faz é uma sintese de varios tipos de edificios, variando o sitio onde se encontram...ou seja, varias tipologias, varias formas...no fundo isso da me uma pequena ideia de como resultam os quarteiroes que sao tomados por condominios fechados, que é o meu contra exemplo, por assim dizer... mas queria alguma coisa mais, porque na verdade isto é ainda muito pouco... Obrigada :D

Posted
dizes que és da lusíada..será que és do porto? se assim for, aconselho-te a procurar os colegas do 4º ano (que o ano passado estiveram no 3º ano) o trabalho deles de projecto, em parte, era sobre essas problemáticas e a maneira como resolver isso mesmo.

margarida duarte

Posted

Mas o bairro do foco não é um condomínio fechado... tudo bem que se volta um pouco sobre si próprio, mas continua aberto para cidade, pelo menos fisicamente...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted
sim, não é um condomínio fechado, mas tem, em parte os problemas que a anitaa referiu.,. talvez para estudo, seja bom ver, como é que os colegas fizeram para dinamizar o interior do mesmo e também as relações que se criaram entre o quarteirão propriamente dito e o exterior

margarida duarte