Jump to content

Recommended Posts

Posted
Estação ferroviária inspirada nas montanhas

http-~~-//img144.imageshack.us/img144/4347/24gvnm03146415ctb1.jpg

O projecto de reordenamento de uma estação ferroviária em Granada, Espanha, da autoria dos arquitectos Germano Vieira e Nelson Miranda, foi distinguido recentemente com o prémio ThyssenKrupp arquitectura

Os arquitectos Germano Vieira e Nelson Miranda foram recentemente distinguidos com o segundo lugar do prémio ThyssenKrupp de arquitectura. A razão deve-se ao projecto de reordenamento de uma estação ferroviária na cidade espanhola de Granada. A nova estação ferroviária foi pensada, de acordo com a memória descritiva do projecto para "funcionar como uma nova porta para a cidade". Muito mais do que uma infra-estrutura ferroviária, a estação procura funcionar como um sistema urbano, de edifícios e de paisagem. Desta feita, a construção da estação nesta área específica da cidade de Granada permitiu conjugar uma série de serviços urbanos, desde os de transporte, comunicação e sociais, à habitação, áreas comerciais, escritórios, hotel e parque, com capacidade para acolher actividades de desporto e lazer. Por forma a evitar a criação de guetos monofuncionais, os arquitectos procuraram criar uma "layered area", onde é possível trabalhar, habitar, fazer compras e passar tempos de ócio, tal como eram organizadas as cidades antigas.As grandes áreas da nova infra-estrutura estão enterradas pela necessidade de resolver as acessibilidades já existentes e consolidar o tecido envolvente. Desta forma, o hangar da estação encontra-se num layer inferior ao da rua, sendo acessível aos transportes pelas rampas associadas às vias e ao público pelos acessos do parque e dos edifícios propostos. Acima do hangar existe um piso comercial, que procura trazer um uso mais sustentável e apelativo a toda esta área. À superfície o espaço encontra-se liberto para que seja criado um parque urbano. Este parque é pontuado por edificações em altura que organizam o território e que acabam por fazer a conecção vertical com os programas abaixo do solo, como o estacionamento, o piso comercial e a estação.

Montanhas e Islão inspiram o projecto

Tendo como referência a silhueta criada pelas torres de Alhambra, o conjunto arquitectónico proposto concebe-se como uma espécie de cordilheira montanhosa artificial. Desta forma, é possível produzir um diálogo estreito entre a nova e a antiga cidadela. Os padrões decorativos islâmicos encontram-se bem presentes nos percursos arabescos do parque. Aparentemente aleatórios, estes percursos são criados à imagem do tecido urbano de origens Almoádas e que podem ser encontrados nos diversos palácios do Alhambra. Os percursos criados que conectam com os acessos pedonais envolventes funcionam como espaços recreativos e de actividades, como sejam o ciclismo, jogging e zonas de estar, no patamar à cota das ruas, e, no patamar de cota superior, são criadas áreas verdes e pavimentadas que permitem actividades nos parque infantis, zonas desportivas, áreas de lazer, de leitura e zonas para spas exteriores. No parque são escavadas cavernas que funcionam como grandes túneis que permitem o transporte de luz e ventilação natural aos pisos enterrados. Não obstante, explorando os temas da água e da luz, são criadas crateras de água, lagos e piscinas. Conjuntos de árvores de grande copa vão ser implantados, por forma a funcionarem como pulmão verde de toda a área, mas também para arejar o parque, criar espaços sombra e uma espécie de contraste com a materialidade dos pavimentos e construções. Da mesma forma que a concepção de Granada é definida pela aliança da cultura árabe e andaluza, este projecto tenta resumir e expressar o diálogos destas duas culturas que marcam indelevelmente a identidade da cidade.

Fonte: Jornal Construir

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.