Jump to content
Arquitectura.pt

Betão armado e argamassas out

tatlin

Recommended Posts

Boas:D! Começo por dizer desde já que as minhas duvidas são muito genéricas. Estou no 4º ano de arquitectura e a construções deste ano deram-nos um exercício que consiste em desenhar um edifício com cave para estacionamento rés-do-chão de usos indefinido (provavelmente comercio) e quatro andares de habitação colectiva tipo “esquerdo/direito”, implantado num lote com 19 por 20 metros e com areá de implantação de 19 por 14 metros; tomar em consideração tudo o que for relativo a arquitectura sustentável, deve-se respeitar a legislação em vigor, regulamento geral de edificações urbanas, regulamento de segurança contra incêndio e o regulamento sobre acesso para pessoas com mobilidade reduzida e não se pode usar betão armado nem qualquer tipo de argamassa:horrible: , fora isto pode usar-se todo o material que se quiser.:nervos:
Dito isto as soluções de que falam nas aulas são, estrutura em aço ou madeira provavelmente laminada, eu estou a pensar numa estrutura mista, pilares e vigas em aço e o resto madeira, embora preferi-se tudo em madeira mas os professores estão a fazer pressão para o aço, queria evitar metal nas fachadas que mais se confrontam com o sol devido a grande condução térmica. Como já investiguei sobre estes dois materiais e o exercício esta a decorrer normalmente gostava de ouvir a vossa opinião sobre o que se poderia fazer neste exercício? Principalmente sobre novos materiais que se poderiam utilizar e estrategias que se poderiam tomar para tornar o edifício ambientalmente mais sustentável. Please :help:
Desde já agradeço toda a aprticipação neste tópico

a estrutura metálica nas fachadas, pode ser escondida através de fachada ventiladas, recorrendo a paineis de revestimento... Estrutura recticulada em aço para porticoa e lajes em sistema de madeira lamelada e afins, parece-me bem. Não esquecer q as paredes interiores podem e devem ser soluções leves, por exemplo sistemas de gesso cartonado. Se não estivessemos em Portugal em q o risco sismico é elevado, poderias efectuar a estrutura com alvenarias portantes (mesmo para 4 pisos)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

:)Obrigado pelas sugestões! A alvenaria autoportante não pode ser usada como não pode ser usada nenhum genero de alvenaria, a parede ventilada é uma ideia em que ainda não tinha pensado. A intenção do exercicio penso que é pôr os alunos a pensar na utilização de materiais menos usuais. Gostava e agradecia de ver mais opiniões sobre este exercicio.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.