Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas.Sou aluno do 1º ano de arquitectura, tenho neste momento um trabalho para fazer que consiste em desenhar um espaço (perto da sé) de forma não figurativa elaborando registos de leitura espacial, registos especulativos sobre o entendimento e interpretação do espaço (sinteses) e possivelmente tambem modelos tridimensionais (não figurativos). Se alguem me pudesse dar alguns concelhos sobre como devo proceder, como devo pensar e desenvolver esses registos, o que devo ter em conta, tudo isso... agradecia bastante pq estou um bucado perdido! Muito obrigado :D

Posted

correndo o risco de parecer "uma cabra insensivel": "assim não!", não é assim que se aprende, isto é ir pelo caminho mais fácil, ainda para mais (no 1º ano!) isto da coisa arquitectónica é ... : "tentativa e erro". experimentação, experimentação e mais experimentação, (no 1º ano não pode haver preguiça). "não funcionou... vamos por outro lado, voltou a não funcionar, experimentamos de outra forma, à e tal o professor deu-me nas orelhas, à pois é, assim aprendes, não à espera de uma formatação pré-ordenada por alguém exterior a ti em jeito de solução. tens de "soluçar" só, para chegar a algum lugar, tens de procurar o método para encontrar respostas, como se ainda não existisse este metodo, como se o fosses inventar. é importante para a tua formação que inventes formas de resolveres os teus problemas, ou vais transformar-te num desenhador de vão de escada que abre as revistas à espera de "grandes soluços", SOLUÇÕES. se não percebes o que querem dizer todas as palavras que aparecem no enunciado do exercicio começa por pegar num dicionário e faz uma tradução. começa por descrever, NOMEAR a coisa. sabendo QUEM ela é, atravez do seu NOME... identidade é a primeira busca, porque atráz desta vem tudo o resto; a noção de limite e fronteira, contido e contentor, espaço, espaço servido e servidor a preexistencia e o lugar, o programa... parecem só palavras, mais palavras não te parece a solução? tudo o que nos rodeia construido por nós está por oposição ao meio natural, ao INFORME, ou seja, é traduzivel em palavras porque são coisas, são FORMAS que "constroem" ESPAÇO. uma barra de ferro espetada na areia algures no meio do Sahara (onde não há qualquer referencia construida pelo homem), marca aquele lugar, LUGAR que não existia antes da barra. só depois é que existe espaço porque a FORMA cravada na areia o põe em relação comigo, HABITANDO. é no habitar que se encontra a arquitectura. habitar o lugar. o meu corpo em confronto com a forma. depois de passar por cima de algum tom "paternalista" desta entrada talvez repares que o resultado da TUA investigação não vai ser perfeita, mas pode ser TUA. Boa Sorte. (a sorte dá muito trabalho)