asimplemind Posted October 7, 2007 Report Posted October 7, 2007 tenho uma dúvida há bastante tempo que nunca consegui superar que era: desenho um segmento de recta horizontal AB por exemplo e queria desenhar outro segmento de recta BC que no ponto B fizesse um ângulo de por exemplo 135º com o segmento AB. Depois queria continuar a criar mais segmentos de recta tendo como referencia o ângulo quanto ao segmento anterior. Como é que se pode fazer isto de forma rigorosa? Eu sei que havia um comando para isso mas não consigo descobrir... Quote
Pedro Barradas Posted October 7, 2007 Report Posted October 7, 2007 Não terias que alterar o UCS?! Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
asimplemind Posted October 7, 2007 Author Report Posted October 7, 2007 nao faço ideia... Eu estou a trabalhar tudo no mesmo plano supostamente não necessito de mudar vistas... Necessitava mesmo de saber como se faz isto... Tem de haver uma maneira de fazer no AutoCAD senão mudo já de programa! lol Quote
Pedro Barradas Posted October 7, 2007 Report Posted October 7, 2007 É isso, tens que mudar o UCS de referência (UCS World), para o angulo de trabalho pretendido.´ fazes o trabalhito sempre utilizando essa ortogonalidade/ direcção... depois podes voltar ao UCS world... alternativa. Rodas/ alinhas o teu desenho para ficar ortogonal com a LT, trbalhas, depois voltas ar rodar/ alinhar com os settings que tinhas... et voilá... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
asimplemind Posted October 7, 2007 Author Report Posted October 7, 2007 ahhhh pois! realmente nao tinha pensado nisso hehe obrigado pela dica! pensava que havia algum tipo de comando específico... Por acaso costumo rodar o desenho bastantes vezes, nunca tinha pensado em aplicar nesta situaçao! Quote
Bms Posted October 7, 2007 Report Posted October 7, 2007 O comando que possivelmente falas é, a seguir de inserires as coordenadas, teclas TAB, e dás o ângulo que pretendes. Mas um segmento horizontal penso que seja 90 graus, por isso tens de fazer contas e penso que nos ângulos se façam as contas da esq para a direita, deve ser assim algo parecido lol Quote
TiCo Posted October 7, 2007 Report Posted October 7, 2007 Tens várias opções digo.te aqui duas das menos complicadas: 1- Fazer uma xline, e basta directamente colocar o angulo (Angulos no AutoCAD são no sentido Anti-Horário) 2- Clicas no ponto onde começa a linha e usas esta expressão para indicação das coordenadas polares: @'medida do segmento'<'ângulo' Ex: @20<45 Quote
asimplemind Posted October 8, 2007 Author Report Posted October 8, 2007 obrigado pelas dicas! De facto a que tinha aprendido ha uns anos atras era essa das coordenadas polares. Já não me lembrava como se fazia.. Hoje estive a trabalhar com a mudança do UCS e resultou, no entanto penso que as outras técnicas são mais simples de serem executadas obrigado! Quote
Recommended Posts