JVS Posted October 3, 2007 Report Posted October 3, 2007 1 . Tenho um espaco exterior em frente de um edificio "de Arquitecto". 2 . O objectivo eh proteger os alunos da chuva 3 . Existe um orcamento apertado 4 . Uma cobertura que protegesse os alunos da chuva e que nao destruisse o traco arquitectonico do edificio. Resumindo alguem tem sugestoes de uma cobertura de baixo custo e de boa qualidade? Quote
Pedro Barradas Posted October 3, 2007 Report Posted October 3, 2007 João Sousa, então tens o curso de Arquitectura para quê...!?! já ao menos pensaste no assunto? ...esquemas de implantação, fotos, análise do espaço, impactos... depois podemos dizer mais qq coisa, Né? O q é edificío de Arquitecto? já pediste autorização ao colega autor? estas a alterar um edificio com Direitos de autor consagrados na legislação, ainda por cima com consequências disciplinares em sede da Ordem dos Arquitectos... PS: A Tua cidade branca, cresce, cresce... :s Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
JVS Posted October 4, 2007 Author Report Posted October 4, 2007 1 . Trabalho de Consulta vs Projecto de Arquitectura Neste caso, o meu trabalho eh de professor e nao de arquitecto. Participo neste trabalho como consultor devido ah minha profissao de arquitecto. Nao tenho nenhum projecto. Logo que me apresentaram este problema referi nos direitos de autor que este edificio tem devido ao facto de se tratar de um edificio desenhado por um arquitecto (nota-se bem porque difere do estilo standard das escolas que existem em Portugal e tenho a sensacao que ja vi esta escola numa revista de arquitectura). E tambem referi nos problemas que eles poderao ter se a autora do projecto apresentar obstaculos para qualquer mudanca. Agora eu gostava de tirar algumas duvidas jah que a minha experiencia de arquitecto ainda eh a de colaborador e nao de arquitecto-autor: já pediste autorização ao colega autor? estas a alterar um edificio com Direitos de autor consagrados na legislação, ainda por cima com consequências disciplinares em sede da Ordem dos Arquitectos... Imaginem que a escola faz uma alteracao sem um projecto de arquitecto. Chama uma empresa de construcao e diz que quer um telheiro num determinado espaco. Tudo isto sem qualquer arquitecto metido pelo meio. Isto eh possivel? Para se fazer qualquer alteracao neste cenario que referi, a direccao da escola, deve pedir autorizacao ao arquitecto? Imagino que sim. Se a arquitecta nao autorizar qualquer alteracao quais sao as opcoes da escola? Deve pedir ah arquitecta que pense no assunto? Certo? 2 . A melhor cobertura Voltando ao assunto. Aquilo que eu sei neste momento. Tenho disponiveis no mercado, a cobertura tipo telheiro, a cobertura com zinco que me parece inapropriado, a cobertura com policarbonato e perfil metalico seguindo a linha do edificio, lona e um toldo (tipo cafes). Se sugerirem uma cobertura diferente, com qualidade e de baixo custo... agradeco as sugestoes. PS 1: Na faculdade ensinaram os regulamentos mas soh na pratica eh que uma pessoa aprende e alem disso a faculdade na cadeira de Projecto deviam ter exposto estes cenarios com mais realismo. PS2: Ela vai crescendo, sim senhor. PS3: Esta eh daquelas duvidas que para os arquitectos com mais experiencia parecem ser duvidas parvas e absurdas mas para mim eh um meio para aprender mais qualquer coisa que nao aprendo enquanto colaborador. Quote
Pedro Barradas Posted October 4, 2007 Report Posted October 4, 2007 Imaginem que a escola faz uma alteracao sem um projecto de arquitecto. Chama uma empresa de construcao e diz que quer um telheiro num determinado espaco. Tudo isto sem qualquer arquitecto metido pelo meio. Isto eh possivel? Para se fazer qualquer alteracao neste cenario que referi, a direccao da escola, deve pedir autorizacao ao arquitecto? Imagino que sim. Se a arquitecta nao autorizar qualquer alteracao quais sao as opcoes da escola? Deve pedir ah arquitecta que pense no assunto? Certo? 1- Em sede da Ordem dos Arquitectos, o colega deverá sempre pedir autorização, comunicar, intenção ao autor original do projecto. Se não houver acordo entre as partes (Dono de obra; autor do projecto, no autor do projecto) pode sempre ser pedido intervenção da Ordem dos Arquitectos, para o caso ser analisado pelo Conselho Regional de Disciplina Correponente e ficar "livre" da obrigação, se assim fôr entendido.Quanto à legislação geral, podes consultar abaixo, o Dono de Obra ou outros deverão respeitar o consagrado no,CÓDIGO DO DIREITO DE AUTOR E DOS DIREITOS CONEXOS 2- Ainda não forneceste mais dados, se queres realmente uma análise válida... porque assim, com tantos hipotécticos não vou dar a minha opinião profissional. Coberturas existem muitas... formas, materiais, em consola, apoiadas, etc...Mais uma vez, que tal um esquisso do local de implantação e proposta de apropriação do espaço adequada, depois logo se vê como é construido... existm muitas maneiras PS.: Não gostas nada de colocar acentos... não he? Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Recommended Posts