3CPO Posted September 10, 2007 Report Posted September 10, 2007 Brasil autoriza construção de duas barragens na Amazónia http-~~-//img143.imageshack.us/img143/7289/3323609596de1ebb403o2e6dl5.jpgFotografia: Leonardo F. Freitas A Agência Ambiental Brasileira autorizou a construção de duas grandes barragens na Amazónia, um investimento avaliado em cerca de 7,4 milhões de euros.Segundo a Agência Lusa, a construção das duas barragens foi considerada "fundamental para evitar uma crise de abastecimento de energia eléctrica a partir de 2012", tendo sido autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Após dois anos de debates entre membros da equipa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devido a preocupações de cariz ambiental, as barragens vão avançar, podendo agora o Governo divulgar os cadernos de encargos dos concursos públicos para concessão e uso. Contudo, após uma exaustiva análise feita por parte do Ibama a autorização para a construção saiu com 33 condicionantes, entre elas, exigências para reduzir impactos ambientais, tais como a criação de programas para acompanhamento da sedimentação, medição periódica da concentração de mercúrio e o acompanhamento do período de reprodução dos peixes. De acordo com a Lusa, a construção das barragens é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no início do ano pelo presidente Lula da Silva. As construções que irão inundar cerca de 530 quilómetros quadrados de floresta devem iniciar durante o ano de 2008. Fonte: Jornal Construir Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.