3CPO Posted September 2, 2007 Report Posted September 2, 2007 Obras na Avenida Luísa Todi em Setúbal avançam As obras na Avenida Luísa Todi, a principal e mais cara intervenção do programa Polis na cidade de Setúbal, já arrancaram. As obras arrancaram a 29 de Agosto, uma semana depois do licenciamento camarário, que surgiu quase nove meses após a adjudicação do projecto à Mota Engil/HCI. A passagem desnivelada junto ao Mercado do Livramento, que pretendia dar primazia aos peões na fruição do espaço à superfície, foi retirada, desistiu-se da ideia de deslocalizar a Fonte das Ninfas e destinou-se uma via da faixa sul para estacionamento, uma vez que a interdição da faixa norte ao tráfego automóvel iria ter como consequência a supressão de várias dezenas de lugares. Segundo o Público, o presidente da sociedade Setúbal Polis, António Fonseca Ferreira, está convicto de que a cidade perdeu uma oportunidade de se preparar para o futuro e afirmou que «retirar os carros dos centros históricos é o que se está a fazer noutras cidades europeias, enquanto aqui preferimos fazer o contrário». Reconhece que a população não aderiu ao projecto e acrescenta que «é difícil dizer o que falhou, mas o que é certo é que projectos Polis não se fazem contra a vontade das pessoas, e por isso, democraticamente, tivemos de nos render». António Fonseca Ferreira afirma continuar com a esperança de ver o projecto inicial, realizado por Manuel Salgado, tornar-se realidade, partindo desde ponto em defesa do autor do projecto. «O arquitecto Manuel Salgado, ao contrário do que tenho ouvido, é uma pessoa que conhece profundamente Setúbal, porque desde 1976 que faz projectos para a cidade». O valor da empreitada, 13,5 M€, poderá descer devido às alterações realizadas, no entanto, a verba excedente já tem destino: a correcção de um colector de águas na zona da intervenção. Fonte: Casa Sapo Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.