UnDeRgRoUnD Posted June 15, 2007 Report Posted June 15, 2007 Na arquitectura deve-se balançar dois conceitos : forma e função.Função implica forma, e forma implica função. Constitui-se então a arquitectura pela maneira como se equilibram estes dois conceitos.Aplicando esta teoria ao que foi o meu projecto e o seu desenvolvimento, fui trabalhando lado a lado a função do espaço habitável, e a forma deste espaço. Ao mesmo tempo que ia organizando volumes fui trabalhando o espaço interior com base na função, assente em quatro tipos de espaços, com quatro tipos de funções distintas.A sala ( 1ºespaço de confronto após entrada no espaço habitável), a instalação sanitária, a escadaria de acesso ao 1ºandar (espaço circulação) e por último o quarto.Estes espaços geram formas / volumes que são perceptíveis do exterior.O espaço de dormir e de higiene, são espaços mínimos, enquanto que a sala se estendeu pelo máximo espaço possível (dentro das regras dos 27 metros cúbicos habitáveis), ganhando uma preponderância em toda a percepção do espaço, tornando-se num eixo de rotação de todo o espaço. Relacionado com esta rotação do espaço existente, está ligada a Luz. A Luz faz parte integrante do projecto e também ela define os espaços. Esta rotação começa pela única abertura no rés-do-chão (porta de entrada), tendo a sua continuidade na grande abertura (auge do uso da luz) encontrada no alçado posterior à rua a meia altura de cada piso, e acabando na abertura a primeiro piso.Com estes três elementos (aberturas), em conjugação com a escada, a luz ganha vida em todo o espaço organizando e diferenciando momentos distintos.Projectei então um espaço com características de uma habitação temporária com um pé direito constante de dois metros e vinte seis centímetros, em que a cozinha perde a importância neste espaço minimalista, não sendo um espaço básico e importante de integração do individuo à própria habitação.Este espaço tem um carácter introspectivo e de reflexão embora de contacto permanente com o exterior, priveligiado pela luz. Quote
3CPO Posted July 18, 2007 Report Posted July 18, 2007 Olá UnDeRgRoUnD, Aproveito para te felicitar pela participação no concurso e por todo o trabalho que tiveste, mas alguns aspectos que evidenciaste na proposta ficaram um pouco aquém da minha expectativa: _Alçado face à rua? Alçado posterior à rua? Creio que este projecto fez parte de determinado exercício, mas que suprimiste determinada informação ao adaptar a este concurso. A implantação da tua proposta assemelha-se bastante com a proposta do Miguel Ribeiro Arq. e teria sido interessante se tivessem dado outro tipo de enquadramento às propostas. Alguns aspectos ficaram um pouco confusos. Aquele Corte 1 é de díficil leitura e entendimento... Uma vez mais, felicitações pelo esforço e participação. :p Quote
joaoandiascarvalho Posted July 18, 2007 Report Posted July 18, 2007 Parabéns pela participação! Quote
Recommended Posts