Jump to content

Recommended Posts

Posted
Barcelona acolhe segunda-feira ciclo de cinema português
A cidade espanhola de Barcelona acolhe na próxima segunda-feira um ciclo de cinema português que abre o programa de eventos culturais «Portugal ConVida», uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal para promover a Cultura portuguesa na Catalunha.


Durante cinco dias, nas salas do Cinema Casablanca e na «A Casa Portuguesa» serão exibidos, em sessões temáticas seguidas de debate, filmes de ficção, animação, documentário experimental e video-clips.

O ciclo de cinema arranca com o filme-concerto «Sleazy Rider», de John Moritsugu, com música ao vivo da banda X Wife, seguido da curta-metragem «Rapace», de João Nicolau.

A fechar o ciclo, estreia-se a longa-metragem «Um pouco mais pequeno que o Indiana» de Daniel Blaufuks, com a presença dos autores da banda sonora, os Dead Combo.

Apresentar a produção cultural portuguesa mais inovadora, em áreas como a música electrónica e o cinema, é o objectivo central da edição inaugural do «Portugal ConVida», que decorre este mês em Barcelona.

O evento, que começou já a ser promovido num site oficial (www.portugalconvida.net), pretende, segundo o cônsul de Portugal em Barcelona, Bernardo Futscher Pereira, criar um espaço de encontro, tanto para a comunidade portuguesa residente na segunda cidade espanhola, como para os próprios catalães.

Reunindo eventos em áreas tão diversas como arquitectura, cinema, música electrónica e performance, e decorrendo entre 4 e 09 de Junho, o certame pretende criar «um ponto de encontro para a comunidade portuguesa», que o cônsul português estima em cerca de 20 mil pessoas.

«A comunidade é particularmente jovem e não há associações ou pontos de encontro. Talvez este evento sirva para ajudar a mobilizar os portugueses aqui, mostrando ao mesmo tempo o que de mais inovador se faz, junto da comunidade catalã e espanhola», assinalou à Lusa.

Com um custo de 27 mil euros, financiados pelo Instituto Camões, Instituto do Turismo de Portugal e Banco Caixa Geral, o certame reúne um grupo de artistas quase totalmente vindos de Portugal.

No dia 06 está prevista a realização de um Ciclo de Conferências, que contará com apresentações da Trienal de arquitectura de Lisboa, e da exposição de Portugal «EUROPA, Arquitectura portuguesa em emissão», por Jorge Figueira e Nuno Grande, e ainda uma conferência por Manuel Aires Mateus.

No mesmo dia haverá uma sessão contínua de vídeo, a «Geração Digital», em que serão exibidos vários «curtos» portugueses.

O ciclo de debates sobre arquitectura prossegue no dia 07 de Junho com intervenções de Carrilho da Graça e Ricardo Bak Gordon, estando ainda previstas a exibição de mais curtas-metragens (de animação) e um debate sobre animação portuguesa.

Actuações de DJs e ateliers infantis estão também contemplados no certame, que termina com um espectáculo em que participam os Dead Combo, The Legendary Tigerman e Dj Mr. Mitsuhirato.

Fonte: Diário Digital

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.