3CPO Posted May 27, 2007 Report Posted May 27, 2007 Intervenções na Cidade – Teatro Romano de Lisboa Ana Maria Ribeiro Lopes e Tiago Mestrehttp://img522.imageshack.us/img522/1237/ic015romano16131e5mi3.jpghttp://img522.imageshack.us/img522/3562/ic015romano2613be8sa3.jpgA proposta: Propõe-se a remoção total das coberturas metálicas que actualmente abrigam o local, a limpeza sistemática da ruína deixando somente os elementos em pedra e alvenarias, a remoção de todo o paramento que actualmente faz a ligação, pela Rua de S. Mamede, ao museu, a reconstrução de todo o sistema público de ruas em lajetas em lioz com dimensões variáveis, a inclusão de guardas metálicas sobre cada uma das três áreas de escavação, a implementação de uma pequena cafetaria reutilizando a pequena construção existente sobre a plataforma mais a Sul e um sistema de iluminação geral que valorize o conjunto durante a noite. Mais uma vez, a tecnologia construtiva joga aqui um papel de grande importância pois, sendo ela uma das matérias em que a arqueologia se debruça é também ela que virá afirmar e diferenciar os elementos que esta proposta desenha. É esta linha sinuosa de contacto entre o “aparelho” de pedra que constrói o sistema pedonal e os vestígios construídos que lhe servem de base que se constituirá como chave para a leitura e entendimento do Lugar, do Teatro Romano, do passar do Tempo.O que disse o júri: A proposta que basicamente propõe retirar a cobertura das ruínas do teatro Romano de Lisboa tem o mérito de defender uma integração das mesmas no tecido urbano da cidade contemporânea reclamando o seu uso quotidiano e contrário a uma ideia de património arquitectónico musealizado ao ponto de se tornar inútil.Contributo para uma reflexão: Se um museu é, por definição, um espaço de democracia no que respeita ao acesso à arte e à cultura, conceber um espaço-museu é abri-lo à vivência pública e torná-lo, ele mesmo, em espaço vivo e vivido. É esse o repto da proposta de Ana Maria Ribeiro Lopes e Tiago Mestre, que fazem abrir à cidade as ruínas do teatro Romano de Lisboa. No seu desenho, fazem coexistir novos acessos pedonais com o conjunto museológico, integrando apontamentos funcionais que permitam dotar o espaço de um percurso próximo e uma experiência mais íntima. Fonte:Blog _ Trienal de Lisboa Quote
JVS Posted May 27, 2007 Report Posted May 27, 2007 Concordo... mas podiam colocar uma cobertura transparente para permitir a conservacao das ruinas... Quote
3CPO Posted May 27, 2007 Author Report Posted May 27, 2007 Concordo... mas podiam colocar uma cobertura transparente para permitir a conservacao das ruinas... Exactamente... a preservação das ruínas deveria ser uma premissa de grande importância... Quote
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