Jump to content
Arquitectura.pt


Como desapareceram as grandes cidades da Historia?


JVS

Recommended Posts

Uma das minhas grandes duvidas era na morte das cidades. Como desapareceram as grandes cidades como Roma, como Bagdad ou como Babilonia? Roma depois da queda do Imperio Romano acabou por desaparecer. Mas como desapareceram? Para onde foram as pessoas? Onde e que e elas foram... o que e que fizeram... e depois o que foi feita da Cidade? O mesmo questiono sobre Babilonia... para onde foram as pessoas... Este pensamento surge dum topico sobre mais um projecto excentrico no Dubai...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...


Roma depois da queda do Imperio Romano acabou por desaparecer. Mas como desapareceram? Para onde foram as pessoas? Onde e que e elas foram... o que e que fizeram... e depois o que foi feita da Cidade?


Desculpa lá discordar, e não é por eu ser italiano, mas Roma não desapareceu!
Agora, se me falares da Wikipedia reference-linkEtrúria, já é outra história.
Link to comment
Share on other sites

Dubai percebe-se que vai morrer e não vai durar mto tempo até que isso aconteça. Instinto


O Dubai é daqueles países para investidores, no turismo principalmente. Não tem grande coisa (não digo nada porque não conheço o país a esse ponto) de património, logo a memória colectiva é coisa que dificilmente existirá - a não ser que adoptem os edifícios feitos por outros e para outros como seus, caracterizando-os como elementos nacionais (da sua nação). Nesta perspectiva concordo, não durará muito tempo como o conheçemos actualmente.
Link to comment
Share on other sites

Desculpa lá discordar, e não é por eu ser italiano, mas Roma não desapareceu!
Agora, se me falares da Wikipedia reference-linkEtrúria, já é outra história.


Uau!

Estas a dizer que 1 milhao de habitantes manteve-se em Roma desde a Queda do Imperio sabendo de antemao que as maiores cidades da Idade Media eram Cordoba e Constantinopla... com o mesmo numero...

Eh obvio que Roma nao desapareceu mas a multidao que tinha desapareceu e ficaram ruinas e mais o Vaticano com o seu sequito de sacerdotes e exercito do Papa... e mais uns tantos habitantes... a questao colocada eh:

O que eh que aconteceu ao Povo Romano (da cidade de Roma, nao do Imperio) depois da queda do Imperio Romano do Ocidente?
Link to comment
Share on other sites

A população de Roma pura e simplesmente foi morrendo (esperança de vida média: 35-40 anos) sem ser substituida por outra, já não existindo as condições económicas e ambientais para isso acontecer: pilhagens, doenças, terremotos, etc etc... Os 50-60.000 que sobraram instalaram-se à volta do Campo Marzio e junto do Tevere, porque as sete colinas ficaram sem abastecimento de água. As campanhas à volta de Roma, até aos anos 30-40 do século passado, sempre foram terrenos paludosos e insalubres, por isso, o resto da população que não resistiu na urbe, concentrou-se junto do mar (Ostia, também em decadência). Este período mais obscuro de Roma corresponde ao auge da cidade de Ravenna.

Link to comment
Share on other sites

Não sei ao certo se se passou em Roma, mas diversas grandes cidades romanas contraíram-se no período da alta idade média (1º período da idade média) onde grande parte das vezes a população refugiou-se em construções como coliseus, circos e teatros, formando assim pequenos aglomerados urbanos por entre as paredes das construçoes antigas como se se tratasse de uma muralha. Só na baixa idade média (2º período) é que há já uma pequena expansão da população pelas cidades antigas e regista-se já o aparecimento das cidades "bastide", desencadeando posteriormente no período renascentista.

Link to comment
Share on other sites

A população de Roma pura e simplesmente foi morrendo (esperança de vida média: 35-40 anos) sem ser substituida por outra, já não existindo as condições económicas e ambientais para isso acontecer: pilhagens, doenças, terremotos, etc etc...
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.