Jump to content

Recommended Posts

Posted
'>
'>

Pentominium, located in Dubai Marina, will potentially be the tallest residential tower in the world. This tower had a unique challenge, in that it had to respond to two different conditions on the site: the density/proximity of the neighbors and the extreme environment pressures of Dubai. Therefore, the building has two different sides that center around a shared core. One side is a simple extrusion that reaches the full height of the building. This side is primarily southern-oriented and utilizes a system of balconies and a vertical layer of glass to mitigate solar gain. As the building rises this layer of glass becomes wider and functions as a wind break to help protect the balcony from the higher-velocity winds as one gets to the extreme heights of the tower. The other side of the building is a staggered shape, alternating between apartments and voids of sky-gardens. This is achieved through the introduction of six five-storey-high pods that cling structurally to the core. This alternation allows for either communal or semi-private spaces and thus enables the tower to “breathe” within its dense context. The result is a very thin, lightweight 516-meter tower that lightly sits into its setting of extruded neighbors and powerfully maintains its presence in its context and climate. Andrew Bromberg of Aedas is the Lead designer of the project.

Fonte: WoldArchitectureNews
Posted

Dubai... cidade do futuro ou apenas mais um falhanço arquitectonico... Eu falo por mim mas acho que o mais gosto numa cidade é poder ver a sua historia reflectida na arquitectura...o evoluir... Agora uma cidade feita de excentricismo, com um duzia de edificios originais , um monte de copias... Um excesso de tudo...pergunto-me se esta cidade num ano estara viva mais do que 4 meses por ano..na epoca de ferias... Nao sei se conhecem um video de 1hora e 11minutos sobre o Dubai mas desde ja deixo o link... [ame="http://video.google.com/videoplay?docid=6179432634249787416"]The fastest growing city in the world - DUBAI![/ame] Nao gosto... Acredito que seja uma grande evoluçao para a arquitectura e a engenharia visto que se exploram novos limites , mas falta-lhe historia, retrogado ou nao agrada-me ir pelo porto e ter historia... Mas daki a 50anos o Dubai irá ter historia ...

Posted

daqui a 50 anos? daqui a 50 anos não há petróleo na arábia saudita, onde é que eles vão ter dinheiro para sustentar edifícios insustentáveis ?! Uma torre de habitação em vidro num clima de 40 graus?! E depois há gente a morrer de fome ao lado....

Posted

é exactamente nesse pormenor desta visualizaçao que eu vejo o falhanço deste projecto...imobiliario e nao arquitectonico...onde estao as pessoas do local?que benificio tirarao da intervençao?a resposta esta na visualizaçao...parece-me que o dubai perdeu o rumo ha muito tempo...ms enfim....nao aprendem que nao é com luxo q s vai la...como disse o asimplemind...sustentabilidade é a chave.

E depois há gente a morrer de fome ao lado....

_que serao exatamente esses os habitantes locais...infelizmente...

abraço...e >>>sustentabilidade<<<:) para todos!!!

ps_

Acredito que seja uma grande evoluçao para a arquitectura e a engenharia visto que se exploram novos limites

_a evoluçao nao se faz explorando os limites da estupidez...e evoluçao arquitectonica n é de certeza...
Posted

Na minha opiniao o Dubai esta destinada a ser uma cidade deserta dentro de 100 anos. Mas a ate la vai ser uma das maravilhas do mundo onde milhoes de habitantes dos cinco continentes irao habitar para ganhar dinheiro as custas do petroleo. Vai ser uma especie de Veneza Moderna e tambem uma terceira Las Vegas. Se o petroleo acabar a melhor maneira de sustentar tudo isto era permitir o jogo neste canto do mundo como existe em Macau e em Las Vegas.

Posted

Asimplemind:

Ao contrário dos demais Emirados Árabes Unidos, a economia de Dubai não se baseia primordialmente na exploração do petróleo. Apenas 7% da renda do emirado é obtida dessa fonte. A maior parte dos recursos provêm da Zona Franca Jebel Ali, onde se localiza o porto de Dubai (o 13° mais movimentado do mundo) e empresas multinacionais que gozam de vantajosas isenções comerciais e fiscais. As atividades relacionadas ao turismo também têm aumentado sua participação na economia.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Dubai