Dreamer Posted May 25, 2007 Report Posted May 25, 2007 Na actual quadratura legislativa pode um arquitecto executar projectos de alguma "especialidade"? Durante a licenciatura, inserido no currículo de algumas disciplinas, tive formação em estruturas, redes de abastecimento de água, redes de saneamento e redes de águias pluviais. A minha dúvida é se posso, enquanto arquitecto, realizar estes projectos específicos... E como vai ser com a legislação que por aí vem?... Obrigado desde já... :) Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Pedro Barradas Posted May 25, 2007 Report Posted May 25, 2007 Segundo o DL 73/73*, podes "assinar" desde que de construção corrente, as especialidades de: Dist. Água; Redes de águas Residuais e Pluviais; Estabilidade Estrutural; Segurança contra Incêndios; Arranjos exteriores; Habilitações especificas a conceder pela OA, sobre curso e prova de avaliação e/ ou inscrição no colégio da especialidade, ou em curso especifico: Acústica em edificios; Urbanismo; Técnico superior de Higiene e Segurança (PSS); Habiliações Próprias do Arquitecto; Arquitectura; RCCTE; Operações de Loteamento; * Salvo regulamentos /e disposições legislativas especificas em contrário COMENTÁRIO: Os projectos são para se fazer... não para "se assinar", não ultrapassem a capacidade dos vossos conhecimentos, actos aliás punidos com sanção disciplinar... Aos jovens licenciados ou recem licenciados... não se deixem seduzir por más praticas... Com a revisão do DL 73/73, vamos assistir aos 5 anos de transição... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Dreamer Posted May 26, 2007 Author Report Posted May 26, 2007 COMENTÁRIO: Os projectos são para se fazer... não para "se assinar", não ultrapassem a capacidade dos vossos conhecimentos, actos aliás punidos com sanção disciplinar... Aos jovens licenciados ou recem licenciados... não se deixem seduzir por más praticas... Bem sei que assim é... além de não ser ético, assinar só por assinar, sem se saber o quê, acarreta um grau de responsabilidade que não pode ser monosprezado... No fundo é o mesmo que alguém fazer os desenhos e pedir a um arquitecto para assinar... mas no sentido contrário... acho que ninguém se sente bem com isso... quanto muito os €´s a mais podem aliviar, mas o sentimento de perda continuará sempre lá... Quando falo em "fazer" esses projectos, falo mesmo em fazê-los... só vou necessitar de apoio para as questões de apresentação... pelo menos até ter experiência nisso... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Pedro Barradas Posted May 26, 2007 Report Posted May 26, 2007 ...só vou necessitar de apoio para as questões de apresentação... pelo menos até ter experiência nisso... Se queres um conselho, a apresentação nos projecos de especialidade é q "menos importa", importa é q estejam bem executados do ponto de vista técnico e da legislação em vigor. Que sejam realistas com a construção, que respeitem/ coordenem com o Projecto de Arquitectura. Cursos de especialização é q não faltam por aí... Vale a pena... mas em instituições de ensino credíveis. PS: Como opinião pessoal, os ARQUITECTOS, não devem fazer projectos de Estabilidade Estrutural, Dist. Água, Aguas Residuais Domésticas e Águas Rsiduais Pluviais. Pelo que não tem formação de base suficiente para a execução dos mesmos. Não queiram inserir dados em softwares que tudo fazem, tudo prometem, porque isso não é ENGENHARIA. Operadores de software existem muitos (infelizmente), especialmente no ramo da Eng. Civil... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
lllARKlll Posted May 26, 2007 Report Posted May 26, 2007 Eu também acho que os arquitectos não devem fazer especialidades, dada a formação parca nas mesmas, um arquitecto não sabe introduzir armaduras no betão armado, entre outras coisas... Mas a melhor escola é a vida, se por algum motivo obter os conhecimentos técnicos para isso, não vejo qualquer entrave. Quote
Dreamer Posted May 28, 2007 Author Report Posted May 28, 2007 Quando falava de apresentação, era ao nível de como apresentar os desenhos e dados de cada uma das especialidades... Em relação à estabilidade, não me quero meter nesses caminhos nos tempos mais próximos, porque sei bem que a minha foamação não é a suficiente para me sentir seguro nisso, já as questões das águas (abastecimento e resíduais), não me parece tão complicado "chegar lá"... com alguma formação suplementar (mesmo que seja em diálogo próximo com quem tem experiência), pondero começar a fazer esses projectos... pelo menos enquanto aquilo que tenho para fazer em arquitectura não me ocupar o tempo todo... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Recommended Posts