missDior Posted February 20, 2007 Report Posted February 20, 2007 Olá a todos!Agradecia que me esclarecessem o seguinte:em relação ao trabalho de um arquitecto, além de fazer o projecto também acompanha a obra? E quando acompanha a obra qual a sua função? Dos 5 arquitectos que indaguei só dois fazem acompanhamento de obra. Para um deles era condição sine qua non e faria reuniões com o fiscal de obras ( a proposta incluía assistência técnica...) Outro arquitecto disse que não fazia acompanhamento de obra e que quase ninguém o fazia, bastava ter um bom construtor e um bom fiscal de obras.É verdade? Então, se assim é, ficaria tudo nas mãos do fiscal de obras... Interrogo-me em relação a este último arquitecto, pois se só faz o projecto para a camara e nada mais, então neste caso percebo as pessoas que pedem o projecto a um desenhador. Estas coisas confundem-me, são tão ambíguas e díspares...Afinal qual a finalidade ( se existe) de um arquitecto acompanhar a obra? E essa tarefa pode ou não ser feita pelo construtor ou fiscal de obras?AtenciosamentemD Quote
JVS Posted February 20, 2007 Report Posted February 20, 2007 É uma questão pertinente mas a resposta está em ti. Depende do grau da tua responsabilidade. Mas espero respostas... pois é um assunto no qual tenho dúvidas. Quote
Pedro Barradas Posted February 20, 2007 Report Posted February 20, 2007 Afinal qual a finalidade ( se existe) de um arquitecto acompanhar a obra? E essa tarefa pode ou não ser feita pelo construtor ou fiscal de obras?mD O arquitecto tem que prestar SEMPRE, Assistência Técnica à obra... mas atenção esta assistência consubstância-se em resolver omissões de projecto e esclarecimentos sobre os mesmos que possam surgir durante a obra. PS: é um pouco dificil exigir este tipo de serviço, se depois não é contratado e/ ou executado o Projecto/os de Execução... A fiscalização de Obra, é outra coisa, é um serviço a contratar à parte (pelo Dono de Obra), pode ser ou não ao arquitecto (brevemente será chamado de "Director de Fiscalização de Obra"), será o técnico encarregue de verificar do cumprimento dos projectos licenciados e defenderá a qualidade de execução pelo Dono de Obra. O Empreiteiro Geral de Construção Civil, tem o seu técnico do Quadro, chamado Técnico de Obra (brevemente será chamado de "Director de Obra"), a este será encarregue a condução dos trabalhos de construção civil. É triste e não abona em nada, colegas meus ARQUITECTOS, eximirem-se do acompanhamento da obra... (atenção que isto são serviços cobrados à parte dos Projectos) Outro problema tem a haver com custos, estes reflectem-se nas propostas de honorários... o cliente foge... vai para o Desenhador, ou para o Eng.º ou para o ATAE... Agora respondendo à sua questão... Se prescindir do Arquitecto na obra, bem foi porque quis... ou talvez não queira, ou não precise dos seus préstimos, não lhe inspira confiança... Posso estar a ser imparcial... mas de certeza que o ARQUITECTO, consciente, com experiência e acima de tudo, INTERESSADO é uma mais valia... que talvez no final da obra, ainda lhe poupou uns "cobres"... Na minha empresa, seguimos as obras sempre de perto... umas mais que outras.... tudo depende da empatia com o cliente, da complexidade, do interesse do Empreiteiro... das retribuições envolvidas... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
missDior Posted February 20, 2007 Author Report Posted February 20, 2007 Olá Obrigada pela vossa celeridade na resposta. Gostei muito de um arquitecto, que me pareceu experiente (e sei que o é pelo nome, que é conhecido) e senti muita facilidade e acessibilidade na 1ª abordagem. Mas é muito caro (15 000€)x( ! Tem a vantagem de poder pagar aos poucos à medida que a obra avança, mas o preço terá de ser uma das variáveis a ter em conta. O preço inclui: projecto prévio+base+ execução+ assistencia técnica, fora especialidades/fiscalização. Caso eu decida que a fiscalização fica a seu cargo, este encargo fica incluído na assitência técnica (com preço diferente, claro). Outro arquitecto que é meu conhecido disse ser usual fazer-se algum desconto no preço final e pediu-me 3500€ ( fora assistência técnica e especialidades), mas não faz acompanhamento da obra. Disse-me bastar um bom construtor/fiscal de obras! Acreditem que gostaria de fazer tudo da forma mais correcta (projecto previo+base+execução+assitência técnica/fiscalização de preferência com o mesmo arquitecto), de modo a minimizar riscos/erros durante o projecto e durante a obra mas torna-se díficil quando dentro dos próprios profissionais não há consenso... Nem de opiniões nem de preços!!! Fiquei desanpontada com a resposta de alguns, pois quase que reduz o vosso papel em toda a obra apenas à fase de projecto! O Sr. Pedro Barradas escreveu: "arquitecto tem que prestar SEMPRE, Assistência Técnica à obra... mas atenção esta assistência consubstância-se em resolver omissões de projecto e esclarecimentos sobre os mesmos que possam surgir durante a obra. PS: é um pouco dificil exigir este tipo de serviço, se depois não é contratado e/ ou executado o Projecto/os de Execução... A fiscalização de Obra, é outra coisa, é um serviço a contratar à parte (pelo Dono de Obra), pode ser ou não ao arquitecto (brevemente será chamado de "Director de Fiscalização de Obra"), será o técnico encarregue de verificar do cumprimento dos projectos licenciados e defenderá a qualidade de execução pelo Dono de Obra."Desculpe mas as afirmações acima confundem-me, parece-me que por vezes os papéis sobrepõem-se... :tired: É melhor ser assistência técnica para o arquitecto e contratar â parte um fiscal de obras (que ficará naobra a tempo inteiro?) ou entregar os dois encargos ao arquitecto? Não estou a falar só em questão de preço mas também em termos de funcionalidade! Esclareçam-me por favor! Aguardo respostas e comentáriosmD Quote
Pedro Barradas Posted February 20, 2007 Report Posted February 20, 2007 "Ninguem" tem dinheiro para pagar Fiscalização ou o Arquitecto ou o Engenheiro a tempo inteiro... ... normalmente o que acontece, é a visita obrigatória 1 vez por mês à obra, a dita Fiscalização e preeencher o Livro de Obra... Menos corrente, é a visita da Fiscalização 1 vez por semana (quando haja realmente avanços na obra). Creio já ter respondido parcialmente a estas questões noutro tópico, AQUI PS: Se fosse eu o cliente, teria pegado no Arquitecto dos 3500€, que me 2pareceu" sério, e depois pagava-lhe à hora os serviços complementares a desempenhar, como ospormenores necessáriso, ferragens, e outros assuntos... A Fiscalização é outra coisa, pode, neste momento, até ser da responsabilidade do técnico da Empresa construtora... Os papeis não se sobrepõem... Um técnico do Empreiteiro, teoricamente sempre em obra, na produção (defende os interesses do Empreiteiro). Um técnico do Dono de obra, teoricamente sempre em obra, na fiscalização (defende os interesses do Dono de obra). ... O Arquitecto... pode ou não, acumular na Fiscalização... pode apenas prestar Assistência Técnica, é diferente mD.... As responsabilidades são diferentes... mD... a sua obra é pequena... não justifica, de certeza, técnicos superiores a tempo inteiro. Na minha opinião, o ideal é partilhar a responsabilidade da Fiscalização entre duas formações distintas e complementares (Arquitecto + Engenheiro) Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
missDior Posted February 20, 2007 Author Report Posted February 20, 2007 Peço desculpa mas não estava ao corrente da frequência das visitas ao local da obra! Estou cheia de dúvidas, muitas! Obrigada! Quote
Pedro Barradas Posted February 20, 2007 Report Posted February 20, 2007 mD... tem muitas dúvidas, mas também não se decide pelo técnico que lhe vai projectar a casa... já está a começar por assuntos do fim... Quem ficar com a sua "conta", deverá lhe explicar as coisas, como elas são. Sabe, estes detalhes variam muito de zona para zona e de relacionamentos para relacionamentos (Dono Obra - Projectistas - Empreiteiro), a construção é como uma roleta russa... Outra coisinha... se o colega dos 3500€ não quer dar apoio em obra... é melhor arranjar alguém com mais disponibilidade... o preço parece-me justo. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
missDior Posted February 20, 2007 Author Report Posted February 20, 2007 Peço desculpa se dei a ideia errada... Sempre quis e quero que o meu projecto seja feito por um arquitecto. Penso que as pessoas em geral, por falta de informação ou de possibilidade financeira, subestimam a sua importância. Claro que terei de correr riscos, mas só me confundem as variáveis que já referi. Em termos de competência parecem-me todos excelentes, apenas com variações nas relações interpessoais subjacentes à sua personalidade própria e singular... Acnselharam-me a consultar vários arquitectos e a optar por aquele com o qual interagisse melhor e com o qual estivesse sempre à vontade para colocar questões, problemas, soluções possíveis, etc. Isto porque acaba por se criar um vínculo entre o dono da obra e o criador da mesma se, claro está, houver dedicação de ambas as partes. Vou seguir os meus instintos... Obrigada Quote
bruta Posted February 21, 2007 Report Posted February 21, 2007 Um arquitecto é o profissional responsável pelo projecto, supervisão e execução de obras de arquitectura. É caro porque para além do trabalho de desenhador, tem o trabalho de pensar o projecto, planeá-lo e responsabilizar-se por este. Os produtos com garantia tb têm tendência para serem mais caros. Quote
marco1 Posted February 22, 2007 Report Posted February 22, 2007 embora não tenha analisado ainda muito bem a questão de MD penso que que se deve ter em conta a figura do responsável técnico pela obra ( para alêm da assistência técnica) pois este tal como o nome o indica será o garante do cumprimento integral da obra projectada e licenciada. Isto é importante, MD deverá saber junto dos arquitectos e seus respectivos honorários, como está previsto esta questão. Como já deve estar informada, para levantar a licença de construção tem que haver este responsável. Quote
Recommended Posts