Jump to content

Recommended Posts

Posted
Cidade Dual - projectos urbanos em Carcavelos

Imagem colocada

No âmbito do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Cascais e a Universidade Lusíada de Lisboa será inaugurada, na próxima sexta-feira, dia 19 de Janeiro, pelas 17H00, no piso térreo do Centro Cultural de Cascais, a exposição CIDADE DUAL | PROJECTOS URBANOS EM CARCAVELOS.

Esta exposição apresenta um conjunto de projectos urbanos para o terreno da fábrica da Legrand e área envolvente, em Carcavelos, seleccionados de um total de 350 trabalhos.

Cidade Dual foi o tema central dos projectos, implantados numa área com cerca de 16 hectares a Norte do Jardim d´Alagoa, com um programa que contempla habitação, comércio, serviços e equipamentos públicos.

No processo de globalização, o digital assume-se como charneira numa nova proposta de habitar, onde o tele-trabalho pressupõe naturais alterações tipológicas, evitando desde logo os fluxos pendulares entre a casa e o trabalho, promovendo antes uma relação de proximidade entre a natureza e a arquitectura.

No caso presente, ao contrário de outras colaborações com as Universidades, não existe compromisso de implementação dos projectos apresentados. O objectivo prende-se fundamentalmente em experimentar, em Cascais, novos modelos urbanos, numa perspectiva de criatividade e contemporaneidade - o que foi novamente confirmado neste exercício.

A Câmara Municipal de Cascais tem promovido anualmente, desde 2002, com diversas universidades, como o Instituto Superior Técnico, Universidade Lusíada, Universidade Autónoma e Universidade de Mendrisio - Suiça, o desenvolvimento de trabalhos académicos nas áreas de Arquitectura e Urbanismo, tendo como base o território concelhio.

A exposição estará patente no Centro Cultural de Cascais de 20 de Janeiro a 4 de Março.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.