jps_hs Posted June 12, 2013 Report Share Posted June 12, 2013 Boa tarde pessoal, sou novo no fórum, mas deixo já esta pergunta perspicaz. Compensa estudar para ser Arquitecto/a em Portugal? - Estuda-se no mínimo 5 anos + 1 (geralmente a tese dura 2 anos) para ser arquitecto/a. Ou seja, 6 anos. - Gasta-se no mínimo 5000 euros em propinas nas Universidades públicas (nas Universidades privadas é muito mais caro). - Gasta-se imenso em materiais durante todo ano (Impressões de painéis geralmente em formato A1, fotocópias, materiais para fazer maquetes, etc) - Termina-se o curso e passa-se mais 18 meses a fazer o ESTÁGIO para a admissão na Ordem dos Arquitectos e ainda gasta-se mais alguns euros nas Acções de Formação Complementar e de Apoio ao Estágio (100 euros), no Estágio em si (200 euros), na Inscrição (95 euros), etc (algumas destas modalidades não são fixas, ou seja, podem depender de caso para caso, acho eu) - Findo estes anos de formação (universidade e estágio), podia provavelmente dizer "Ufa!!! Custou, mas valeu, sou Arquitecto!", mas não! Só sou Arquitecto se... - Pagar a quota! Cento e Noventa Euros (190 euros) todos os anos. E ainda corro risco de ser multado se não cumprir. Posto isto, só tenho a perguntar. Vale a pena tanto sacrifício para depois não ter trabalho na minha área ou com sorte até trabalhar na minha área, mas como um precário a base de recibos verdes? Alguns Factos: http://www.oasrn.org/secretaria.php?pag=precario http://www.oasrn.org/upload/oasrn/regulamentos/pdf/RegulamentoQuotas_2009.pdf http://www.oasrn.org/upload/admissao/documentos/pdf/Textos%20RI.pdf Obrigado pela vossa atenção. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luis Manata Posted June 13, 2013 Report Share Posted June 13, 2013 Meu caro ou minha cara, Ser arquitecto/a, na minha opinião, é uma questão de vocação. Faz-se porque se gosta. Quantos projectos não fiz quase a perder dinheiro, para não falar daqueles em que não mos pagaram. Mas em quase todos eles adorei fazê-los. Só tenho pena por alguns não terem entrado em obra, normalmente por falta de financiamento. Se colocas a questão nos termos em que a colocaste, não, não vale a pena ser arquiteco/a. A não ser que te encostes a um partido ou alguém influente para ganhares algumas obras mais importantes. Concursos, esquece, pelo menos nos primeiros (muitos) anos. Depois, se te formares e abrires o teu escritório, verás o que quero dizer. Trabalhares para as vedetas da arquitectura também não será a melhor opção. POdes usar no curriculo, mas habitualmente não aprendes muito mais do que aprendestes no curso. Aprende o mais possivel de legislação, bem como a "vender" o teu trabalho. Na faculdade são duas áreas pouco exploradas. Voltando à tua questão, se queres só ter uma licenciatura, tens umas mais curtas (3 anos) e que já dão para te chamarem doutor (mesmo sem o seres). Para ganhar algums dinheiro, meu caro/a, tens sempres os partidos, e se conseguires ser deputado, nem te digo, tu sabes. Se a ambição for mesmo muita vais para um partido, "puxas o saco", "engraxas", "lambes as botas" a alguém importante e ainda chages a secretário estado, ou ainda cargos mais altos, e aí meu caro/cara, ninguém te agarra. Se gostares mesmo de arquitectura e caso tenhas "massa" para o curso, pois fica caro ( maquetas - não maquetes- , plotagens, livros, etc, etc) faz o curso pois dá um "ganda gozo". Desculpa lá algum errozito na escrita, pois faço-a sempre no "correr da pena" sem nunca reler depois. Faz aquilo que o coração te mandar. Quem é que vive bem da arte? Algumas vedetas e não mais. Grande abraço Luis Manata Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sputnik Posted June 15, 2013 Report Share Posted June 15, 2013 Caro JPS As despesas de tirar o curso podem parecer assustadoras (e são... e serão mais do que as que apontou), mas pagam-se em poucos anos de trabalho efectivo. Como qualquer investimento, convém estar-se em posição de vantagem para o fazer. O amigo tem alguém de influencia que o possa indicar o caminho depois? Puxar uns cordelinhos? Tem algum arquitecto na família que o possa ajudar com as dúvidas do exercício da profissão? Algum primo com uma empresa de construção? Nesta profissão é altamente conveniente que tenha alguma vantagem à partida. Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now