hieronymus Posted October 8, 2006 Report Posted October 8, 2006 Antes de mais queria felicitar as pessoas que tornaram este espaço possivel, pois fornece muita coisa e útil a todos os aspirantes a arquitecto e não só, como é o meu caso. Eu sou estudante de pintura na faculdade de belas artes de lisboa e estou a elaborar um trabalho sobre o teatro de S.Luís, nomeadamente as escadas em ferro situadas na traseira do teatro, as quais são o tema principal do meu trabalho, estudando assim a sua inter-relação com o restante edificio. O que eu pretendia era ver as escadas do ponto de vista do arquitecto, seja pela sua vertente utilitaria, estética etc, tudo isto integrado em todos os edificios em geral, não apenas naquele em particular. Agradeço a todos aqueles que me possam ajudar :rambo: Abraço :) Quote
JVS Posted October 8, 2006 Report Posted October 8, 2006 Cito uma frase muito interessante vinda no "Dicionário Excêntrico" ou num livro das Citações: O Arquitecto é um idiota que se esquece de colocar as escadas no edificio" As Escadas pode ter duas leituras. A primeira é de ser um elemento estruturante que liga os pisos entre eles e estar à vista de todos e a segunda de ser um elemento secundário obrigatório que fica muito bem escondido nas traseiras dum átrio principal. No caso das escadas a que referes, penso que essas escadas nos dias de hoje ssão um mero elemento decorativo que realça a memória que um dia teve ali umas escadas. Neste momento é arriscado subir por aquelas escadas. Não conferem a quem sobe qualquer segurança (mesmo que haja segurança garantida pelos engenheiros) Há um século era capaz de ser uma escadaria para fuga ou para os bastidores... não sei. Só investigando. Para futuras investigações tenta falar com os arquitectos, professores de Teoria de Arquitectura da FAUTL. Existem 5 trabalhos sobre o Teatro São Luiz e sobre a essência arquitectonica do mesmo. Quote
hieronymus Posted October 9, 2006 Author Report Posted October 9, 2006 Muito obrigado por teres respondido ao meu topic. De certa forma já me deste algumas respostas, as quais apenas preciso de aprofundar um bocado, mas era isto mesmo que precisava. Agora so falta eles deixarem-me tirar umas fotos la dentro para organizar o trabalho. Visto que não sou estudante de arquitectura apenas pretendo uma visão geral visto que isto vai resultar num intervenção plástica. Mais uma vez obrigado :) Quote
Recommended Posts