Jump to content

Recommended Posts

Posted

Guimarães 2012 desafia designers e arquitectos a requalificar lavadouros

Vale do Ave

Designers e arquitectos de todo o mundo já podem enviar propostas para transformar os lavadouros de Guimarães, que acompanham o percurso do rio de Couros, entre a Costa e a Veiga de Creixomil.
Com inscrições abertas até 15 de Julho, o “Made-in” é um concurso de ideias de Guimarães 2012, para obras de arte pública, e que pretende seleccionar propostas de reconfiguração de cinco espaços da cidade com continuidade após 2012. O projecto divide-se num concurso aberto - que pretende intervir em quatro lavadouros da cidade - e num concurso destinado a uma lista de artistas e profissionais convidados, que tem como objectivo criar um projecto para a concepção de um novo lavadouro público.

A premissa da encomenda baseia-se em dois elementos: os aspectos de compromisso social e a necessidade de uma obra escultórica criada por um artista ou arquitecto. O “Made-in” surge num momento em que a paisagem de Guimarães se altera, e as estruturas para interacção social ganham uma maior importância.
O reposicionamento e a tensão entre hábitos antigos e as novas práticas infiltram-se, cada vez mais, na vida diária. Neste âmbito, o lavadouro público português assume-se como um emblema de tradição e domesticidade: é um espaço onde o acto de lavar roupa proporciona aos seus utilizadores não apenas um sítio para o fazer, mas também um local para interacção social e sentido comunitário.

Melhores propostas a votação no CAAA

A eleição dos melhores trabalhos cabe a um grupo de jurados, mas também ao público. Numa primeira fase, o júri - composto por seis membros, entre eles o comissário do concurso, Aldo Rinaldi - escolhe 12 propostas do concurso aberto e três do concurso por convite.
A partir de Outubro, os trabalhos previamente seleccionados vão estar expostos no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) e aí sujeitos à votação dos visitantes e das suas preferências. À escolha do público juntam-se, mais uma vez, os votos dos seis membros do júri, resultando desta votação os cinco projectos vencedores.

A Capital Europeia da Cultura dá, assim, uma oportunidade para artistas e outros profissionais nacionais e internacionais se dedicarem a Guimarães e à herança da cidade, e desenvolverem ideias que enriqueçam, examinem e reflictam o seu contexto. A inscrição é gratuita e deve ser feita através do preenchimento e envio da ficha constante no site www.madein.guimaraes2012.pt.

Relembre-se que em 2012 Guimarães é Capital Europeia da Cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=61286

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.