Jump to content

Recommended Posts

Posted

Alguém me pode informar sobre legislação específica para projetar edifícios mistos de habitação/comércio/serviços. Principalmente sobre espaços comerciais e suas exigências funcionais e compartimentação obrigatória. Gostava de saber por exemplo: se os meios de comunicação vertical poderão ser comuns às diferentes atividades; no mesmo piso poderei ter serviços e habitação; quais as necessidades em termos de couretes;etc Obrigada.

Posted

Pois, legislação especifica não existe, existe sim uma serie de legislação cujos requisitos têm de ser cruzados.
Consoante as condicionantes impostas pelo projecto, os requisitos e o que se pode ou não fazer, o que é necessário ou não e em que condições só analizando o projecto em concreto.. e em sintonia com uma equipa de projecto pluridisciplinar (que no teu caso não vai existir)

No meu tempo de estudante essas dúvidas tiravam-se com os professores de "construções"... também analizando as plantas de edificios de tipologias equivalentes, em revistas, por exemplo... ainda não havia a WEB que há hoje, a informação agora está muito facilitada.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

Caro Pedro, obrigada pela informação, de qualquer modo e não querendo ser presunçosa, penso ser capaz de pesquisar na internet sobre este tema, por essa razão e em reunião com a minha equipa pluridisciplinar, levantou-se a questão se não haveria legislação recente mais específica sobre este assunto. Existindo esta ferramenta (que nos poupa imenso tempo) e porque toda a legislação pode ser analisada, discutida e como sabe, interpretada de diferentes formas, decidi colocar a questão neste forúm para facilitar a pesquisa e ver que discussões poderiam surgir. Infelizmente, o meu professor de construções já faleceu e tratando-se de uma questão sobre legislação específica tb não é através da análise de revistas que chegamos lá. Obrigada

Posted

A pergunta não tem nada de especial, uma dúvida rápida, uma pergunta rápida, à espera de resposta rápida! Como sabe todos os dias aparecem mil e um novos decretos, mil e uma novas portarias, etc, é complicado, mesmo com as novas tecnologias ( que tb não existiam no meu tempo) estar a par de tudo. E estamos sempre aprendendo, né? Nem só os estudantes têm dúvidas! E mesmo o que aprendemos durante o curso mtas vezes encontra-se desfazado da realidade. Enquanto estudantes tomavamos tudo como certo, rigoroso...lei é lei, hoje em dia,é tudo mto relativo e passivel de ser questionado, acho eu... penso que o importante é o bom senso acima de tudo. Não fiquei ofendida, apenas achei piada considerar logo que era estudante.

Posted

É bem verdade! Hoje em dia penso, tanta disciplina que tive, que ainda não percebi para quê? E tantas outras que poderia ter tido e não tive! Por acaso a de construções foi das mais produtivas e com aplicação. Teve piada...