tomazvelasco Posted December 5, 2010 Report Posted December 5, 2010 Boas, tentei encontrar alguma coisa referente a paredes basculantes ou pisos basculantes, portanto para ser mais explicito um piso que ofereca a possibilidade de ser uma parede e vice versa, mas em vão! não consigo encontrar o pormenor construtivo para esse tipo de estrutura se éq existe, espero q sim e q alguem m consiga arranjar uns sites ou livros para consulta era de valor! Obrigado TOMAZ Quote
miragemig Posted January 3, 2011 Report Posted January 3, 2011 Boa noite Caro Tomaz julgo que o que pretende até é bastante simples. Não sei qual o grau de formação ( estudante, engenheiro ou arquitecto) que tem , mas pense assim.... Como funcionam as portas? Com dobradiças, certo? Então já temos o ponto que vai permitir que a parede/chão rebata. Se pensar numa porta e puser as dobradiças no chão... vai ver que terá a sua parede a abrir. Agora falta um sistema para poder abrir fechar tudo quando quiser. Aqui temos a hipotese de fazer de várias maneiras....vejamos: a) sistema de cabos e roldanas, com accionamento manual. :p sistema de contrapesos ( ocultos ou não) que equilibram o peso da parede e os pesos ( este sistea tb trabalha com roldanas) c) sistema mecanico hidraulico , tipo amortecedor de porta de bagageira de automoveis, este sistema pode ser electrico ( tipo porta de garagem, os de braços hidraulicos). e acho que é tudo... assim á pressa nao me recordo de mais nenhum. Bem, pensando no que quer usar á que ter en conta sempre os esforços a que vai estar sujeita a parede/chão, ponderando o seu peso proprio , etc etc, Isto vai influenciar na escolha do tipo de dobradiças a usar e o sistema de accionamento. Apartir dai é só desenhar o que quer escondendo ou tornando visivel o sistema todo. Já não falo na escolha de materiais da parede etc, acho que é escolha do Tomáz. Espero ter ajudado. Quote
tomazvelasco Posted January 4, 2011 Author Report Posted January 4, 2011 agradeço a sua resposta. por acaso e como nunca me tinha deparado com este problema na altura tive essa duvida, mas relativa à minha estrutura, que por si já é fraca exclui de imediato a hipotese dum sistema mecânico hidraulico. acabei por utilizar roldanas em sistema manual e funcionou.. se por acaso souber de algum pormenor descritivo técnico que me possa demonstrar a mecânica do sistema em si agradecia já que ainda careço de "skills" de engenharia.. Mais uma vez Obrigado Tomaz Quote
miragemig Posted January 4, 2011 Report Posted January 4, 2011 Bem julgo que isso já passa por um pouco de fisica do liceu, mas deixo aqui um esquema facil de perceber como funciona a coisa, e até memso saber qual a força que vai ser necessário para abrir e fechar a sua porta.http://ciencia.hsw.uol.com.br/sistema-de-roldanas.htm Espero ter ajudado Quote
Recommended Posts