Jump to content

Recommended Posts

Posted

Meliá inaugura unidade de «cinco estrelas» em Braga

O Meliá Braga Hotel & Spa, o primeiro estabelecimento de cinco estrelas da cidade minhota gerido pela Hoti Hotéis, é oficialmente inaugurado esta sexta-feira.

O estabelecimento que já opera desde Junho passado é a sexta unidade da rede Meliá em Portugal e representa um investimento de 20 milhões de euros.

O complexo localizado próximo da Universidade do Minho e do Instituto Ibériço de Nanotecnologia assume-se como um resort urbano, aliando as vertentes de lazer e negócios.

O hotel foi construído pela construtora Britalar, cujo sócio maioritário é o empresário António Salvador, presidente do clube Sporting de Braga.

O empreendimento é composto por 182 quartos, três pisos VIP, um jardim bar com zona social, um spa e centro de conferências e negócios.

in http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=6&id_news=143045


Primeiro cinco estrelas abre hoje

2010-09-03

Pedro Vila-Chã

Abre hoje, quinta-feira, oficialmente, o primeiro hotel cinco estrelas de Braga. Fruto de um investimento de 20 milhões de euros, resulta de uma aposta do Grupo Hoti Hotéis, em parceria com a Britalar. Marisa Cruz fará a apresentação e haverá um convidado especial: José Sócrates.

O Mélia Braga Hotel & Spa apresenta-se como resposta a uma clientela que se situa entre o turismo de negócios, de lazer, religioso e cultural e os investigadores do Instituto de Nanotecnologia (INL). Com um perfil de resort urbano e decoração que remete para a identidade minhota (a filigrana é parte fundamental na decoração), apresenta um SPA vocacionado para tratamentos.

Manuel Proença, presidente do grupo Hoti Hotéis, define que a concorrência a este novo espaço “está no Porto”. Uma boa variante de preços que se situa entre os praticados pelos hotéis de quatro estrelas e o cinco estrelas superior, pretende captar eventos que, tendo a ver com o Minho, são, actualmente, realizados no Porto, como congressos internacionais.

“A nossa leitura é que, sendo Braga a terceira cidade do país (em termos populacionais e até economicamente), justifica ter um hotel cinco estrelas, face à dinamização que aqui existe”, destaca Manuel Proença.

Esta é a sexta unidade a surgir em Portugal com a chancela “Meliá”. Situado no sopé do monte do Bom Jesus, perto do centro da cidade, o hotel pretende aliar a vertente de negócios ao lazer. O hotel conta com um moderno SPA de 800 metros quadrados, fitness center, bem como com um centro de conferências, que é um dos maiores e mais bem equipados da região.

“O centro de investigação prevê que metade dos cientistas sejam estrangeiros. Desde logo, haverá necessidade de alojar este tipo de nova clientela”, acrescenta Manuel Proença, apontando, ainda, o facto de o hotel ficar situado numa das portas de acesso ao Gerês. Uma componente cada vez mais associada à hotelaria é a actividade desportiva de topo. Àquele facto não é alheia a carreira do Sporting de Braga.

Ainda em fase experimental, o hotel já acolheu equipas árabes, o Celtic, o Sevilha e tem hospedada a selecção Sub-21 de Inglaterra. À serenidade exigida pelas equipas e ao recato que tantas empresas reclamam para efectuar encontros, responde aquela unidade com a oferta de três pisos VIP, perfeitamente autónomos.

As piscinas e o SPA estão vocacionadas para tratamentos, abrindo uma janela sobre a população que habita a cidade. “Temos pacotes de tratamentos que envolvem estadias de duas noites, por 259 euros, por exemplo”, sublinha o presidente do grupo Hoti Hotéis.

in http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=1653926


Inaugurado ontem por uma comitiva ao mais alto nível, o ‘Meliá Braga Hotel & Spa’ é a prova de que “Braga tem neste momento grandes oportunidades de investimento”. A constatação é de Mesquita Machado. O presidente da câmara foi um dos convidados para a inauguração da unidade hoteleira de cinco estrelas, que contou ainda com o primeiro-ministro, o ministro da Economia e o secretário de Estado das Comunidades, entre outras individualidades.

Para Mesquita Machado, ontem foi “um dia grande para Braga” por ser a inauguração de “um investimento de grande qualidade, um hotel de cinco estrelas que há muito era ambicionado pela cidade”.

Mas este não é um hotel qualquer. Para o presidente da autarquia “este é um hotel de excelência, que tem uma localização espectacular” (fica junto à rotunda da Universidade do Minho).

O autarca reivindicou para Braga a matriz de todo este investimento, a começar pelo projecto de arquitectura, da autoria do arquitecto Fernando Jorge, também presente na cerimónia.

“É um obra projectada por um arquitecto de Braga, construída por uma empresa de Braga e até o mobiliário foi concebido em Braga. É, portanto, uma obra bracarense de gema”, sublinhou o edil.

À semelhança do que viria a fazer mais tarde o primeiro-ministro, Mesquita Machado também enalteceu o espírito empreendedor de quem investe em tempos de crise.

Investimento de 20 milhões de capital português

O investimento, recorde-se, foi na ordem dos 20 milhões de euros, “tudo capital português”. O hotel contou com uma comparticipação de 35% de fundos do QREN. E para poder aceder a esses apoios foi fundamental a eficiência da Turismo de Portugal na aprovação dos projectos, como reconheceu Manuel Proença, responsável do Grupo Hoti Hotéis.

O Meliá Braga Hotel & Spa criou à partida 80 postos de trabalho, podendo ir até 100 colaboradores. Dispõe de 182 unidades de alojamento de excelência, sendo 127 quartos standard, 32 comunicantes, dois para deficientes, 10 suites executivas, uma suite presidencial e 10 apartamentos com kitchenette para estadias longas.

Localizado junto ao Instituto Ibérico de Nanotecnologia e à Universidade do Minho, este hotel concentra num piso único um moderno centro de conferências e negócios, com capacidade para acolher mais de 700 pessoas.

O Mélia Braga apresenta-se como um “resort urbano”, aliando os sectores de negócios e la-zer. Está igualmente preparado para o segmento city-breaks e ainda para o turismo religioso e desportivo, realçou Manuel Proença.

Coube ao responsável do Grupo Hoti Hotéis e ao presidente da Britalar, António Salvador, conduzir a comitiva de convidados numa visita guiada ao hotel. Durante 45 minutos, José Sócrates e restantes convidados percorreram os principais espaços e confessaram que gostaram daquilo que viram.

A visita inaugural terminou com um almoço no restaurante do hotel, o ‘El Olivo’.

Aumento de receitas mostra recuperação do turismo

O primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Economia, Vieira da Silva, disseram em Braga que “as notícias são animadoras em matéria de receitas turísticas”.

Segundo José Sócrates, registou-se um aumento de sete por cento nas receitas do turismo nos seis primeiros meses do ano, o que mostra “que 2010 é um ano de recuperação para este sector”.

Nos primeiros seis meses do ano, “os proveitos do turismo cresceram 7,4% e em Junho subiram 10%”, sublinhou o primeiro-ministro, dizendo que “as indicações mais recentes vindas das regiões turísticas mais fortes e que mais contribuem para os proveitos do turismo (o Algarve, Lisboa e a Madeira) apontam para um ano turístico muito positivo o que é muito importante para a recuperação da economia portuguesa”.

Turismo é motor da economia

Segundo José Sócrates, Portugal tem beneficiado da recuperação do turismo.

Vieira da Silva lembrou que o número de passageiros nos nossos aeroportos subiu em Agosto 11% e de Janeiro ao final de Agosto, portanto de forma acumulada, cerca de 10%.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é o que tem maior subida de número de passageiros do país, cerca de 25% e isso dá também uma boa expectativa para o nosso ano turístico.

O primeiro-ministro rematou a sua intervenção referindo que “cada vez que abre um hotel de cinco estrelas, sabemos que estamos na direcção certa.

Isso significa emprego e significa também aumento de exportações, porque o turismo é uma daquelas actividades em que as palavras chave da economia estão lá todas: qualidade e exportações. Isso é decisivo para a recuperação da nossa economia”.

Sócrates enalteceu espírito empreendedor

O primeiro-ministro enalteceu ontem a confiança na economia portuguesa demonstrada pelas duas empresas nacionais que se associaram para construir o ‘Meliá Braga Hotel & Spa’ — a Britalar e o Grupo Hoti Hotéis. José Sócrates revelou que foi essa “demonstração de confiança” que o fez marcar presença na cerimónia oficial de inauguração da primeira unidade hoteleira de cinco estrelas em Braga.

Para o primeiro-ministro, este investimento de 20 milhões de euros representa “confiança no desenvolvimento do nosso país, confiança no desenvolvimento do potencial científico português e confiança na economia portuguesa”.

Sócrates mostrou-se particularmente satisfeito por saber que a decisão de construir este hotel se seguiu à decisão dos governos português e espanhol de construir em Braga o INL — Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Investimento importante para o país

“Fico particularmente satisfeito por ver um investimento desta dimensão, desta importância para Braga e para a economia nacional, seguir-se a um investimento público na ciência. Não é um investimento público na modernização de infra-estruturas, mas directamente na ciência”, referiu, sublinhando que “aqui está a prova de que o investimento na nossa cultura científica é de extrema importância para o nosso país”.

Nesta linha, realçou que a ambição “para o INL é a de competir com o melhor que há no mundo”, pois “se há área da nossa actividade que está completamente globalizada é a área do conhecimento”.

“Um bom momento para Braga”

“Braga está a passar um bom momento. Não é só o clube, mas também a cidade”, gracejou o chefe de Governo, lembrando que além do INL, que está em fase de “recrutamento de cérebros”, está em construção o novo hospital, que existe aqui uma universidade com grande desenvolvimento e potencial.

“A abertura deste hotel marca uma nova ambição e um novo momento para Braga”, rematou José Sócrates.

in http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=34047

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.