Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ile Seguin, a ilha de Jean Nouvel em Paris

Ida das colecções Renault ou Cartier para a "ilha de todas as artes" por decidir

22.09.2010 - 19:31 Por Isabel Coutinho

Os rumores de que a colecção Renault poderia ir para a Ile Seguin, em Paris – local das antigas fábricas Renault em Boulogne-Billancourt –, que está a ser transformada pelo atelier do arquitecto Jean Nouvel foram desmentidos pela curadora da colecção, a historiadora e crítica de arte, Ann Hindry.

O projecto de Jean Nouvel para a ilha deve começar a ser construído na segunda metade de 2013 O projecto de Jean Nouvel para a ilha deve começar a ser construído na segunda metade de 2013 (Reuters)

“Nada está ainda decidido”, disse ao "The Art Newspaper" a curadora da colecção que tem peças de Arman e de Erró. O jornal publica, na sua edição de Setembro, um trabalho sobre o projecto arquitectónico que irá transformar a ilha e que foi apresentado publicamente pelo arquitecto francês, prémio Pritzker 2008, no mês de Julho, em Paris. “Mesmo que a colecção Renault ficasse na Ile Seguin, não seria o seu último poiso. Essa questão de se doar a colecção a uma cidade ou uma região nem sequer se coloca. Não é negociável.”

Também tem sido noticiado que além desta nova casa para a colecção Renault se estaria a pensar construir na ilha desenhada pelo arquitecto autor do Instituto do Mundo Árabe e do Museu du Quai Branly, em Paris, uma nova casa para a Fundação Cartier. Ao "The Art Newspaper", a fundação deu uma resposta ainda mais sucinta: “Para já, não há planos para nenhuma mudança.”

Jean Nouvel coordena os diferentes projectos que irão transformar Seguin na “ilha de todas as artes”: irá ter um pólo musical com a construção de um auditório de 800 lugares para música clássica, uma sala de 5 mil lugares para as outras músicas, estúdios de gravação. Terá também um núcleo dedicado à arte contemporânea com um grande hall para exposições, galerias de arte e residências de artistas. A que se junta a área dedicada ao cinema e o jardim.

Desde que em 1992 ali foi encerrada a Renault tem havido muita especulação à volta do futuro da ilha. Em 1999, Jean Nouvel dizia, nas páginas do jornal "Le Monde", que imaginava que aquele local viesse a funcionar como “uma pequena cidade no centro de Paris”. Via a imagem de uma muralha maciça, pendendo para o Sena, com restaurantes, escolas, lojas, escritórios e casas. No ano seguinte o milionário François Pinault chegou a pensar construir o seu museu privado ali, mas depois de anos de negociações com as autoridades desistiu e decidiu fazê-lo em Veneza. Outra ideia era a do ex-primeiro ministro Dominique de Villepin que tinha proposto que ali se construísse um Centro de Design Europeu Contemporâneo. Jean Nouvel quer agora que a Ile Seguin se transforme numa outra Ile de la Cité, um bairro que é tão vibrante de dia como de noite. O início da construção está previsto para a segunda metade de 2013.

in http://www.publico.pt/Cultura/ida-das-coleccoes-renault-ou-cartier-para-a-ilha-de-todas-as-artes-por-decidir_1457427

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.