Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal!! Surgiu me uma dúvida sobre a qual gostaria de ser esclarecido. Aqui vai: Imaginemos a situação em que acabamos o curso e tal, inscrevemo-nos na bem dita ordem, fazemos o bem dito estágio de 9 meses...e voilá: somos arquitectos, podemos assinar projectos e tal. Quem quiser pode seguir em frente e criar a sua empresa enquanto que outros preferem trabalhar para outros arquitectos ou empresas ou até para o estado. Neste último caso, quem não arranjar trabalho pode-se dizer que está no "desemprego". A questao é: estando estes arquitectos no desemprego, a receber o subsídio de desemprego, podem eles desempenhar igualmente a função e podem assinar na mesma os projectos e pô-los na câmara etc?? e assim receber o subsidio de desemprego + valor do projecto em causa? ou seja receber dois salários ou que lhes queirarmos chamar?:p

Posted

Bom , na verdad, se o "Arquitecto" ainda não trabalhou (descontar para a segurança social) não tem direito a subsidio de desemprego. Se quer subscrever Projectos, terá de se colectar nas Finanças como Profissional liberal. Passará a emitir os famigerados Recibos Verdes. Respondendo à ultima questão. Claro que não. mas existem algumas condições, não sei quais. Para receber subssidio de desemprego, não pode auferir outros rendimentos....

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

Quanto ao subsídio de desemprego, poderemos dizer que esse arquitecto já efectuou o registo do centro de emprego, ja efectuou o estagio do IEFP e segundo sei (nao tendo exactamente a certeza), para se começar a receber o subsidio de desemprego necessita-se de ter efectuado descontos para a segurança social por um período de 180dias imediatamente anterior. Mas colectar nas finanças não é o mesmo que criar uma "empresa" para si próprio? Então, ao colectar, já não se poderá usufruir de qualquer subsidio do estado, mas sim "o que projectar, ganha", certo? E será possível "descolectar" e voltar a ser desempregado? :palmas: E se não for pedir muito, :p, poderias explicar um pouco o que são e como funcionam os recibos verdes? Pois acho que muita gente já ouviu falar mas não sabe exactamente o que significa.

Posted

Esclarece aqui... que eu não sou fiscalista/ TOC ou ROC. Nem tão pouco tenho recibos verdes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Recibos_verdes
http://www.recibosverdes.net/
http://www.recibosverdes.org/

Quem constitui a sua propria empresa, (seja através de recibo verde, seja criando uma sociedade) se encerra a actividade, é por sua conta e risco, não tem direito a sub. desemprego. Os "patrões não têm direito a sub. desemprego.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...