JVS Posted July 2, 2010 Report Posted July 2, 2010 A criação de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para mais de 800 viaturas é uma das principais propostas no âmbito da requalificação do quarteirão de D. João I, no Porto. O projecto-base do documento estratégico, ontem apresentado pela Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), contempla ainda a construção de mais de 150 fogos de habitação - espera-se que sejam ocupados por cerca de 500 moradores - e o reforço em quase 7000 metros quadrados da área destinada a comércio e serviços. De acordo com o projecto para o quarteirão (delimitado pela Praça de D. João I, ruas de Sá da Bandeira, Formosa e Travessa e Rua do Bonjardim), a aposta na oferta de estacionamento é necessária não só para servir de suporte aos "novos habitantes", como aos serviços entretanto criados e às necessidades inerentes à actividade do mercado do Bolhão, que também será reabilitado. "Será uma grande infra-estrutura, o maior parque que se vai criar na Baixa da cidade", sublinhou o arquitecto Patrício Martins, que apresentou os traços gerais da proposta, juntamente com a Administração da SRU. Debate com proprietários O mesmo responsável destacou, por outro lado, a transformação ao nível do panorama habitacional da área. Actualmente existem apenas nove fogos, com um total de "14 ou 15 habitantes". Quando a intervenção estiver concluída, espera-se que o número chegue aos 500 residentes. Recorde-se que 44 das habitações vão nascer com a requalificação da antiga sede da União de Bancos no Porto e do edifício de escritórios contíguo, no gaveto da Praça de D. João I e Rua do Bonjardim, naquele que é o primeiro investimento privado do quarteirão, a cargo de um dos fundos imobiliários do Millennium BCP. De resto, o diagnóstico dos técnicos detectou várias situações a merecer atenção por parte da SRU, como, por exemplo, a "imagem decrépita e perniciosa" do troço de Sá da Bandeira, com o mau estado de conservação da generalidade das fachadas. As frentes da Rua Formosa, Travessa do Bonjardim e Rua do Bonjardim são descritas como tendo várias construções de "pouco ou nulo interesse aquitectónico". O projecto contempla a demolição de alguns edifícios. Arlindo Cunha, presidente da SRU, não quis precisar um prazo para o arranque da intervenção que "irá mudar radicalmente a Baixa". Admitiu apenas que aconteça no próximo ano, ressalvando que vai decorrer (a partir de segunda-feira) um período de debate com os interessados, sobretudo proprietários e inquilinos, com recolha de sugestões e críticas. Numa fase posterior será aprovado o documento estratégico e avançarão os contratos com os proprietários e a selecção de parceiros privados. Estima-se que o investimento no quarteirão, apenas em termos de construções, ascenda aos 30 milhões de euros.Muitos imóveis vazios e em mau estado As vistorias realizadas às 20 parcelas do quarteirão de D. João I concluíram que 60% apresenta um mau estado de conservação, 25% está em situação razoável e apenas 15% em bom estado. Em termos de índices de ocupação, 40% dos espaços estão vazios e 30% tem uma ocupação inferior a 50%. Apenas três parcelas (15%) estão totalmente ocupadas. Ex-Banco do Brasil com os dias contados A proposta para o quarteirão contempla a demolição do edifício do antigo Banco do Brasil, na Rua Formosa. O imóvel, construído em 1976, é definido como uma "anomalia urbana", com volumetria excessiva. A sua demolição permitirá o alargamento da Travessa do Bonjardim. Uma nova praça no interior do quarteirão A SRU pretende criar um atravessamento pedonal e um espaço de uso colectivo no interior do quarteirão, entre a Rua Formosa/Travessa do Bonjardim e a Rua de Sá da Bandeira. Será mantido o percurso pedonal correspondente à Travessa da Formosa.Áreas de intervenção prioritária da SRU Ao nível global, a SRU definiu como prioritárias as seguintes áreas de intervenção Aliados, Vitória/Sé, Infante, Carlos Alberto, Poveiros/S. Lázaro e República. Arlindo Cunha revelou que está em curso a preparação de documentos estratégicos para 20 quarteirões . fonte:JN via http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=447841&page=4 Quote
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