Jump to content

Recommended Posts

Posted

Requalificação do Palacete dos Guerra ganhou ‘Prémio Korrodi’

As obra de requalificação do Palacete dos Guerra, promovidas pela Creinveste - Investimentos Imobiliários, e que transformaram a antiga sede da União de Leiria num moderno edifício de habitação e comércio, ganharam a quarta edição da Bienal 'Prémio Korrodi', instituído pela Junta de Freguesia de Leiria, presidida por Laura Esperança.

Visivelmente satisfeita, a autarca recordou que o prémio surgiu com o objectivo de "fazer com que, cada vez haja mais obras reabilitadas, e não só o Centro Histórico, que é o mais crítico, mas em toda a freguesia".

Laura Esperança sublinhou também a importância que deve ser dada aos promotores, aos técnicos, arquitectos e engenheiros que "muitas vezes não são relevados".

Das cinco obras a concurso, o Palacete dos Guerra, a antiga padaria Arte Nova, o edifício Rua Rodrigues Cordeiro/Rua Sacadura Cabral, o edifício Garage e o edifício da Rua Barreto Perdigão, a primeira acabou por ganhar o prémio, mas a escolha, sublinhou a presidente da Junta de Freguesia de Leiria, não foi fácil, porque "todas as obras tinham bastante qualidade", justificou.

No entanto, os elementos do júri, composto por Laura Esperança, Vitória Mendes, representante da câmara de Leiria, Carlos Vitorino, em representação da ordem dos Arquitectos, Teresa Mariano, representante da ordem dos Engenheiros, e João Mendes Ribeiro, arquitecto convidado, acabaram por entregar o 'Prémio Korrodi' à PAU - Arquitectos Associados, atribuindo ainda uma Menção Honrosa a Rui Rei Alves e Teresa Belo Rodeia, autores do projecto da remodelação da antiga padaria Arte Nova, uma obra promovida pelas Viagens El Corte Inglês.

De acordo com o júri, a atribuição do prémio, por unanimidade, ficou a dever-se à "forma como relaciona a preexistência com a obra contemporânea, manifestando uma contenção que privilegia o existente, sem no entanto deixar de assumir uma posição de renovação, resultando um conjunto harmonioso, fortemente relacionado com o espaço público e com o lugar".

Ainda de acordo com o júri, "trata-se der uma obra madura, baseada numa solução sóbria e que contribui, de uma forma clara, para a revitalização do centro histórico, apresentando, pela sua dimensão e complexidade, um carácter pedagógico".

Para além dos prémios, os concorrentes 'ganharam' ainda, e numa parceria entre a Junta de Freguesia de Leiria, e os CTT, um pacote de selos que representam cada uma das obras efectuadas.

Refira-se que o ‘Prémio Korrodi’ foi entregue ontem, no Castelo, no dia da freguesia de Leiria.

in http://www.diarioleiria.pt/21277.htm




“Palacete dos Guerra” recebe Prémio Korrodi 2010

Publicado em 14 Junho 2010 às 4:50 pm. Tags: arquitectura, junta de freguesia de leiria, palacete dos guerra, prémio korrodi

O “Palacete dos Guerra”, edifício que em tempos recebeu a sede da União de Leiria e que foi recentemente recuperado, venceu o Prémio Korrodi – IV Bienal.

Premiados Prémio Korrodi - IV Bienal

O júri, composto por Laura Esperança (presidente da Junta de Freguesia de Leiria), Vitória Mendes (representante da Câmara Municipal de Leiria), Carlos Vitorino (representação da ordem dos Arquitectos), Teresa Mariano (representante da Ordem dos Engenheiros) e João Mendes Ribeiro, arquitecto convidado, decidiu por unanimidade atribuir o prémio ao antigo “Palacete do Guerra”, situado na Rua João de Deus, em Leiria.

O projecto, da autoria da PAU – Arquitectos Associados, Lda, e promovido pela Creinveste – Investimentos Imobiliários, S.A., foi escolhido pelo júri “pela forma como relaciona a preexistência com a obra contemporânea, manifestando uma contenção que privilegia o existente, sem no entanto deixar de assumir uma posição de renovação, resultando num conjunto harmonioso, fortemente relacionado com o espaço público e com o lugar”, descreve o júri.

Palacete dos Guerra

O edifício recuperado é descrito como “uma obra madura, baseada numa solução sóbria e que contribui de uma forma clara para a revitalização do centro histórico, apresentando, pela sua dimensão e complexidade, um carácter pedagógico”.

Ao vencedor é atribuído um prémio de 2.500 euros. Nesta edição, a novidade foi a emissão, limitada, de selos com imagem das obras a concurso, que foram oferecidos a todos os concorrentes.

Foi ainda atribuída uma menção honrosa à “Antiga Padaria Arte Nova”, actual Viagens El Corte Inglês, situada na Rua da Graça, pela “resposta de qualidade relativamente ao desafio do programa”. A autoria do projecto é de Rui Rei Alves e Teresa Belo Rodeia.

A concurso nesta organização da Junta de Freguesia de Leiria estavam também um edifício na Rua Rodrigues Cordeiro, o Edifício Garage, situado na Avenida Heróis de Angola e um edifício da Rua Barreto Perdigão.

in http://www.regiaodeleiria.pt/2010/06/palacete-dos-guerra%E2%80%9D-recebe-premio-korrodi-2010/

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.