baptista85 Posted May 20, 2010 Report Posted May 20, 2010 Abro este espaço à discussão sobre a temática da Habitação Jovem. Agradecia que neste espaço fossem debatidos assuntos sobre esta temática, nomeadamente sobre projectos de habitação jovem concretizados e ainda em estudo, o panorama da habitação jovem em geral e especificamente em Portugal, entre outros aspectos pertinentes sobre este assunto. Estou neste momento a desenvolver a tese de mestrado, e a discussão sobre esta temática torna-se muito importante para perceber o ponto de vista e a opinião de outras pessoas sobre esta temática, bem como conhecer mais do que se faz em Portugal, e não só, ao nível da Habitação Jovem. Quote
Argos Posted May 20, 2010 Report Posted May 20, 2010 entao porque nao comeca por problematizar a questao? o que e que pretende afinal? se pretende comparar a habitacao jovem em Portugal com o estrangeiro, impossivel, em Portugal nao existe habitacao jovem, ou a existir e diminuta, primeiro porque o mercado do arrendamento e insignificante, segundo, porque as pessoas quando compram compram para a vida toda. se calhar e melhor elaborar mais um pouco, ou as respostas que vai ter serao muito vagas, assim como esta. Quote
baptista85 Posted May 21, 2010 Author Report Posted May 21, 2010 Eu sei que ao nível da habitação jovem em Portugal não existe muita coisa e o que existe é praticamente tudo iniciativas de empresas municipais ou mesmo do município. O que eu pretendo mesmo é que aqui sejam trocadas opiniões, conhecimentos e experiências sobre este assunto. Não quero uma resposta específica mas sim que se discuta um pouco este tipo de habitação que em Portugal ainda não está enraizada. Dos estudos que fiz apercebo-me que existe cada vez mais a necessidade de servir a população jovem com habitação vocacionada para as suas necessidade, não só ao nível conceptual, da arquitectura do edifício, mas também por parte de iniciativas estatais, politicas, imobiliárias, etc, que apostem na oferta destinada aos jovens. Como também pretendo que dêem exemplos do que se tem feito em Portugal a este nível. Quote
TiCo Posted May 22, 2010 Report Posted May 22, 2010 Num futuro próximo penso que a Habitação em Portugal irá passar pela arquitectura modular. Com os problemas economicos inerentes, a mobilidade, a possibilidade de adicionar módulos ao existente, o preço, entre outras vantagens que existe em relação á construção 'tradicional'. Quote
baptista85 Posted May 24, 2010 Author Report Posted May 24, 2010 Alguém conhece algum edifício de habitação jovem concebido e idealizado em Portugal. A proposta de Entrecampos dos Promontório é um exemplo bastante interessante ao nível da oferta habitacional para jovens. Acho que é um verdadeiro exemplo do que deve ser a habitação para os jovens. Alguém conhece outros exemplos idênticos? Quote
Argos Posted May 24, 2010 Report Posted May 24, 2010 e é acessível? é que a questão aqui acaba por não ter a ver com o construído em si, mas muito mais com o preço do mesmo. e a verdade e que não ha uma imposição de tipo de fogo a construir. talvez se as câmaras exigissem uma percentagem de cada tipo de fogo ja fosse possivel, mas temo que isso possa ter contornos legais nao aceites em PT. Quote
Recommended Posts