Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olhão: Aquário da Ria Formosa em estudo de viabilidade
17-02-2010 7:24:00

Construir um aquário para realce das potencialidades da Ria Formosa “é um projecto para o qual admito criar uma empresa municipal de capitais público-privados”,diz o autarca Francisco Leal.


A concretização de um projecto que já conta quase dez anos, uma vez que os primeiros estudos datam de 2000, está no entanto dependente do “estudo de viabilidade económica e de ser demonstrado que é um investimento sustentável” explica o autarca ao Observatório do Algarve.

O projecto de arquitectura foi desenvolvido pelo gabinete Promontório Arquitectos e a localização prevista é na Avenida Marginal de Olhão, paredes meias com o empreendimento do Grupo Hotéis Real, actualmente em construção.

Embora não tenha “intenção usar o património autárquico para garantir empréstimos, porque há princípios que tenho dificuldade em ultrapassar”(ver notícia aqui) o autarca de Olhão, que não poderá candidatar-se a outro mandato, considera que este investimento “é estruturante para a cidade” e pretende retomar o projecto.

“É possível montar uma candidatura co-financiada pelos fundos comunitários e ainda, atrair investidores. Assim faz sentido a autarquia pedir empréstimos”, refere, sem contudo avançar pormenores, pois considera necessário actualizar os dados económicos, antes de avançar.

Recorde-se que Olhão viu aprovada a instalação de um Centro de Ecohidrologia Costeira da Unesco, projecto da Universidade do Algarve, cujos laboratórios ficarão instalados na cidade.

O edifício será construído de raiz junto ao novo Auditório Municipal de Olhão e a obra tem uma previsão de construção de cerca de um ano. Contudo, está ainda sujeita à atribuição de verbas comunitárias.

Actualmente, apenas existe um CEC na Europa, localizado no norte do continente, e 17 no mundo. A unidade algarvia deverá ter “entre 16 e 31 cientistas em regime de permanência”, e o laboratório da Unesco irá estudar questões relacionadas com o ambiente e com a água.

São projectos que se complementam e reforçam a ligação de Olhão ao mar, que até aqui foi económica, através das pescas e das conserveiras e poderá estender-se igualmente à ciência e à sua divulgação.

A Ria Formosa é um verdadeiro laboratório natural, cheio de potencialidades, pelo que a construção do Aquárioda Ria Formosa é um um projecto em que me vou empenhar, assegura o autarca de Olhão.

in http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=34982

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.