JVS Posted December 18, 2009 Report Posted December 18, 2009 Construção dos edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos arranca em 2011Nacional 15/12/09, 16:10 OJE/Lusa Uma candidatura de 49,5 milhões de euros aprovada pelo Programa Operacional Mais Centro vai permitir ao Parque Tecnológico de Óbidos avançar com a construção dos edifícios centrais no início de 2011, disse hoje o responsável pelo Parque. "Durante o ano de 2010 vamos elaborar os projectos de arquitectura e especialidade, para no final do ano lançar o concurso e iniciar em 2011 a construção do edifício de gestão e instalação das empresas de base tecnológica" disse à agência Lusa Filipe Montargil, responsável pelo Parque Tecnológico de Óbidos. A obra, planeada há cerca de dois anos, entra assim "em velocidade cruzeiro" depois de o Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro) ter aprovado as candidaturas dos programas estratégicos para Parques de Ciência e Tecnologia apresentadas pelas Universidades de Coimbra e Aveiro. O programa da Universidade de Coimbra (que integra os parques tecnológicos de Óbidos, Coimbra, Cantanhede e a incubadora do Instituto Pedro Nunes) representa um investimento de 49,5 milhões de euros, comparticipados em 23,5 milhões. Assumindo-se como "parceiro nuclear neste ecossistema de inovação", o Parque Tecnológico de Óbidos afirma-se, segundo Filipe Montargil, "como o único parque de ciência e tecnologia entre a zona de Lisboa e Coimbra e como um projecto de referência para a área das indústrias criativas, num eixo de cerca de 300 quilómetros". Além da comparticipação na primeira fase de infra-estruturação (já a decorrer) a comparticipação do Mais Centro irá "permitir avançar com investimentos estimados em mais de cinco milhões de euros", adianta o director do Parque. A par com a construção do edifício de gestão (Business Center) e da instalação de empresas de base científica e tecnológica, em fase de incubação (IEBT), a comparticipação irá ser aplicada nos arranjos exteriores e acessibilidades, num Laboratório de Educação Criativa, numa Unidade de Gastronomia Molecular, no Núcleo de I&D (investigação e desenvolvimento) de Chocolate e num Fab lab (Laboratório de Fabricação) a localizar no edifício de incubação. Com uma área de cerca de 1.000 m2, o edifício de incubação permitirá a instalação de "entre dez a 20 empresas que poderão usufruir de toda a estrutura de apoio do parque", sublinha Filipe Montargil. Os projectos são desenvolvidos pela Obitec - Associação Óbidos Ciência e Tecnologia entidade gestora do parque) que envolve, além do Município de Óbidos e da Óbidos Requalifica, E.E.M. (proprietária do loteamento do Parque Tecnológico de Óbidos), a Universidade de Coimbra, a Universidade Técnica de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, a Escola Técnica de Imagem e Comunicação e um conjunto de associações empresariais e de empresas. in http://www.oje.pt/noticias/nacional/construcao-dos-edificios-centrais-do-parque-tecnologico-de-obidos-arranca-em-2011 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.