Jump to content

Recommended Posts

Posted
Prémio de Arquitectura Enorpara dois edifícios portugueses

Imagem colocada


Imagem colocada


O Laboratório Chimico do Museu das Ciências em Coimbra e o Mercado Público da Comenda foram escolhidos 'ex aequo'


A IV edição dos prémios de Arquitectura Ascensores Enor distingiu dois edifícios portugueses: o laboratório Chimico do Museu das Ciências de Coimbra e o Mercado Público da Comenda, no Alentejo.


Os prémios, atribuídos por esta entidade espanhola, escolheram ex-aequo dois espaços portugueses recentemente intervencionados a nível arquitectónico.
O júri explicou que a escolha do Laboratório Chimico deveu-se à sensibilidade que o trabalho demonstrou com aquilo que preexistia no local, o que permitiu "gerar uma arquitectura carregada de emoções".


O laboratório Chimico de Coimbra, mandado edificar pelo Marquês de Pombal em 1772 e é um dos mais antigos da Europa.



Relativamente ao Mercado da Comenda foi valorizado o "cuidado na relação com o espaço urbano" e a sua contribuição para "a qualificação do ambiente".
Segundo António Balsinha, director da Enor em Portugal, estes projectos, que foram escolhidos num total de 11 finalistas portugueses, "vêm confirmar o excelente momento que a arquitectura nacional atravessa".


O prémio, no valor de quatro mil euros, foi repartido pelos arquitectos responsáveis pelas intervenções: João Mendes Ribeiro, Carlos Antunes e Désirée Pedro (Laboratório Chimico) e Telmo Cruz, Maximina Almeida e Pedro Soares (Mercado de Comenda).


Os projectos vencedores, bem como os finalistas e os seleccionados, serão coligidas num livro em português e espanhol.
Este ano os Enor tiveram cem candidaturas portuguesas.

margarida duarte

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.