Jump to content
Arquitectura.pt


Faculdades


Lotus.

Recommended Posts

Eu gostava de saber o que acham acerca de faculdades. Pretendo ir para uma faculdade de arquitectura, porém não sei qual a mais aconselhada. Estava mais inclinada para a do Porto ( FAUP ) mas não sei bem qual vantagens ou desvantagens em relação á de Coimbra. Se souberem de algo que me possa ajudar... (:

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

A escola de Coimbra esta sempre a crescer, nos ultimos dois anos a faculdade foi destacada como a melhor do pais pela revista Visao. E como disse o Gupyna, os nomes do corpo docente sao algo que temos de levar bastante em conta porque sao nomes bastante fortes como por exemplo Nuno Grande, Paulo Varela Gomes, Pedro Mauricio Borges, Carlos Antunes, Vitor Murtinho, Antonio Olaio, entre outros grandes nomes. Escolhe bem =)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Acho que tens que analisar curricularmente cada curso em cada faculdade. Penso que não há "A" faculdade ou "O" curso de arquitectura, tudo depende do teu perfil, ou perfil que queres ter enquanto profissional. Na minha opinião, todas as faculdades são boas, em diferentes pontos de vista e no modo como forma os seus arquitectos (penso que saímos todos bons, mas em aspectos diferentes). Precisas de perceber que tipo de ensino queres ter: mais ligado a aspectos de construção, ou mais teórico, mais social, mais multi-disciplinar. Só depois desta análise, deves concluir para que faculdade ir.

Link to comment
Share on other sites

A mim disseram-me que a FAUP tinha "parado" um bocado no Siza, que não evoluíram mais...
De qualquer das formas, penso que a do Porto tem mais fama...


Não que isso fosse mau, comparando com muita coisa que se vê por aí... Mas não a FAUP não parou com o Siza, só tens de saber escolher as tuas referências. Nunca se esqueçam que na faculdade aprendemos mais sozinhos do que pelos professores. O papel deles é orientar.

Quanto ao tópico: aconselho-te a ver o plano de estudos de todas as faculdades, se bem que pouco ou nada te dirá visto que ainda não sabes nada de arquitectura. A meu ver estás bem servido na FAUP, Coimbra ou Minho, o resto não conheço portanto não falo.

Quanto à revista Visão, eu costumo recorrer a esta sempre que quero resolver um problema de projecto, especialmente se for um pormenor construtivo de encontro da laje de cobertura com a parede exterior. Portanto podes confiar nos seus rankings;)
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.