Jump to content
Arquitectura.pt


jotas

Membros
  • Posts

    27
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

jotas last won the day on September 29 2008

jotas had the most liked content!

jotas's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Boas. Agradeço a quem tiver seja o que for sobre o tema escolas EB1(primária) Que indique por favor, de preferencia bibliografia. Obrigado
  2. Boas tardes. Vou só fazer uns comentários. OK Sou um mero adepto do vosso fórum. Não percebo nada de arquitectura mas penso construir uma casa em breve. Já vi dezenas de casas, já li dezenas de tópicos em vários fóruns, para não falar das quantidades de fotos... ui ui :-) O que pretendo é uma coisa simples. Encontrar uma casa que me agrade. Sim eu sei que não é fácil para vocês perceberem o "cliente". Mas ás vezes o que procuramos é um projecto de uma casa bem simples, bem organizada, funcional.... Julgo ser quase impossível encontrares a tua casa em sites (imagens), isto é nem todos temos os mesmos hábitos a nossa vivência é diferente. Quando tomamos a opção de construir a nossa casa é para ser a nossa casa, se não compramos uma já construída que no máximo agrada-nos. Com isto aconselho-te a procurares em sites de arquitectos ou( falares com quem conheças) sobre a tua imagem de casa isto é qual a linguagem que pretendes. Quanto a construirmos tem que haver obrigatoriamente várias reuniões com o arquitecto, o cliente tem que dar o máximo de informação (programa), que é completado com o arquitecto. Mas em caso de empate o cliente tem sempre razão, ele é que vai viver na sua casa. Quanto aos telhados, não sei qual é o problema deles no nosso país, quando temos 3 meses de sol e 5 ou 6 com chuva! Pelo q encontrei não há nenhum site que mostre casas "simples" quando me refiro a simples entende-se que sejas tipicas... Uma casa rés-do-Chão com águas furtadas... Um pequeno "ninho" para viver... Na minha opinião o mercado tem mais procura de casas "tipicamente" portuguesas, do que as casas arrojadas (lindas é certo mas caras...) Qual a vossa opinião? Parabéns pelo fórum... Quanto ao ninho julgo que já queres dizer alguma coisa, a casa tem que ser acolhedora, confortável sem grande desperdício de área, com áreas contidas, indo um pouco mais posso dizer que os materiais têm que ser locais, por analogia aos ninhos dos pássaros. Quanto a casa típica, acho que não sei o que queres dizer com isso, acho que não existe a casa típica portuguesa. Acho eu.
  3. Boa tarde. alguém me arranja plantas da avenida dos aliados. nas suas varias intervenções. Obrigado.
  4. a imagem é boa se for bem paga, se não é fazer concursos sem prémios para ver se aparece algo, vejam este http://www.espf.edu.pt/concursologotipo, eu só não sei quem é que concorre.
  5. fora de horas e de data, mas eu acho que a qualidade das faculdades tem principalmente haver com a qualidade de professores, opta pela que tiver professores na cadeira de projecto que tenham gabinete, pois teorias bem estruturadas na base de livros não te dão bases para projectar, mas complementam o projecto, um bom professor é aquele que projecta todos os dias, isto é todos os dias esta a aprender com as dificuldades que lhe aparecem. Para teóricos vai as conferencias que ai todos são teóricos, e acredita aprendes um pouco mais. Para lançar polémica, a qualidade do ensino é muito fraca, uma vez que todos os arq. da faculdade tem dificuldades no mercado de trabalho, ou estou errado? a arquitectura é ensinada nas necessidades do dia a dia, acho que os professores de projecto deviam ser rotativos, com mercado de trabalho em arquitectura e não em papelada. Como disse uma vez o arq. Adalberto Dias toda a arquitectura é boa logo que cumpra a sua função. Digo eu, nos só sabemos criticar, vão para o campo, ou então deixem-me criticar, isso é fácil. Conclusão opta pelos professores esses é que fazem a escola. Procura projectos dos professores. Há professores que nunca projectaram, e nem vão projectar.
  6. Julgo que não percebeste, quando digo empresa é a de transportes.OK.
  7. Peço desculpa, mas gostava de saber qual a faculdade e professor. Se quiseres diz a nota.
  8. Tenta enviar com o nome da empresa. Existe um anonimato.
  9. Para pegar nesse trabalho, acho que podes partir dos pontos comuns e suas necessidades. A partir daqui, acho que encontras um ponto de partida o dito conceito.
  10. Olá, não sei se já falaram desta casa. Casa TÓLÓ, com o sitio (http://www.casatolo.com) talvez seja a casa em Portugal que melhor reportagem dava, alem de estar a venda neste momento. Quais os motivos? será que o dono se cansou de subir e descer escadas??????? Se já falaram nesta, é uma boa aposta.
  11. lugar: instalações da lusófona porto, em frente ao elevador dos guindais. horas: não sei mas em princípio está sempre aberta. A exposição decorre na capela
  12. Para todos os interessados já inaugurou a exposição na Lusófona do Porto com trabalhos de alunos.
  13. Julgo não ter criticado o projecto, a única coisa que critiquei foi o facto do texto não condizer com o mesmo. Justificando-o. Quanto a um projecto ter obrigatoriamente um texto não concordo, pois as piscinas das mares em leça da palmeira do arquitecto siza vieira, não o necessitam sente-se tudo o que o arquitecto tentou transmitir. Não venho aqui para criticar ninguém nem projecto algum, só para dar a minha opinião sobre o que é colocado para tal. Se ofendi alguém peço desculpa.
  14. gostava que me explicassem este texto com a proposta. 1º "Quando a arquitectura se transforma e se realiza toda a sua envolvente sofre alterações de integração, equilíbrio e harmonia… tudo em busca do limite da perfeição…!!!" _____Será que a harmonia e o equilíbrio está visível nesta obra? 2º "Num terreno bastante acentuado e rochoso, com uma paisagem deslumbrante onde a linha do horizonte se perde aos aproximados 60km, onde observamos no local a paisagem humanizada e natural em perfeita harmonia… Temos a obrigação de viver o sitio, sentir o sitio, o espaço, o vento, o sol, a chuva, a terra… e só assim podemos avançar para a arquitectura… para a busca do limite da perfeição, onde a simplicidade é a beleza…" _______Não seria possível aproveitar o terreno para desenvolver o projecto? ou o projecto foi desenvolvido para ver além da linha do horizonte de 60km. "Após analisando todos os factores do local e programa proposto pelo cliente o espaço foi moldado na simplicidade, funcionalidade e integração perfeita no terreno com todas as suas características naturais… Desenvolvendo a moradia em quatro níveis, dois acima da cota de soleira e dois abaixo, dando desta forma uma leveza à sua volumetria." Peço desculpa, mas só queria saber se muitas das vezes a teoria não é um pouco forçada, acho que um bom projecto muitas dessas vezes não necessita justificações. Não digo que este é mau, mas que o texto não condiz, não condiz não.
  15. Essa limitação do campo criativo do arquitecto, não vira do seu interior, quando se cria estereótipos de beleza. (duvida minha) O que é bonito..., e o feio é o inverso? (será que existem projectos feios e bonitos, é lógico que sim. Mas é assim tão obvio o bonito e o feio, o museu guggenheim em bilbao, é feio ou bonito? ( todos o achamos feio- ou quase todos) Será que não compre tudo o que foi solicitado ao arq. pondo bilbao na rota de muitos turistas, cidade desconhecida ate hoje e neste momento com visibilidade e com retorno económico. Julgo que a casos que podem ultrapassar o estereotipo de beleza. Cumprem bem a sua função. Note-se só entrei numa de bonito ao feio. Pois acho que essa discussão por vezes é bastante pessoal, não se podendo dar uma opinião sem ser pessoal. E para Frank Gehery o museu e bonito.) Não se critique tanto, abertamente os dá classe.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.