Jump to content
Arquitectura.pt


Natalia Bencheci

Membros
  • Posts

    32
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Natalia Bencheci

  1. luis barragan tem projectos de diversas escalas e diversos programas, como por exemplo, satelite towers, igreja amatitan, etc. e pelo contrário, acho que ele faz GRANDES GESTOS, e baseia-se em conceitos simples como sintetizar a arquitectura chama moderna com a arquitectura vernacular mexicana. e, talves, é essa a principal característica do que ele projecta. mas acrescentando um mini comentario ao que realmente este debate nos traz como assunto - conceito no processo projectual - acho que os estudantes tornam uma coisa tao simples e essencial para um projecto um bicho de 7 cabeças, ou seja, o conceito arquitectonico é aquele que deve ter capacidade de ser espacialmente construido e deve, por sua vez, constituir e organizar a lógica de um todo e complexo processo projectual. essa ideia é o principal fio condutor de todo o projecto e nao compliquemos com muita filosofia pelo meio quem nao a entende ou nao a quer entender, para isso chamo a conversa o nosso amigo Siza Vieira com aquilo que ele chama "IMAGINAR A EVIDENCIA", isto é, nao tenhamos medo de assumir o evidente / o óbvio, no entanto devemos dar lugar a dúvida para que o proprio projecto tenha a sua evolução. enfim, acho que este assunto ainda tem muito que se lhe diga, mas nunca inexplicavel ou incompreensivel.

  2. Olhando para as ultimas imagens relativamente à maqueta pergunto-me: Será que o arquitecto concebeu o edifício para ser contemplado de um helicóptero para que se observe o símbolo "sacro" que é a cruz? Já que pelas fotografias de interior e exterior o jogo das formas é engraçado, mas duvido que a intenção da cruz seja compatível com o resto... Posso estar enganada, pois a presença em qualquer obra arquitectónica pode revelar imensas surpresas...

  3. Penso que cada arquitecto quando se confronta com um conceito deste tipo, o do retiro espiritual, o desafio na construção e constituição de um espaço desta "dimensão" (espiritual) dificulta-se na medida em que a solução apresentada não é mais do que uma interpretação do autor relativamente a esta temática e que dificilmente alcançará o objectivo e a autonomia da obra já que se trata de algo imaterial e se a obra se destina a algum grupo de pessoas ou até mesmo a alguma pessoa em particular, o objectivo torna-se ainda mais longínquo pois se o estado de espírito de uma pessoa varia de momento para momento... de um grupo nem se fala.

  4. Já assisti a uma conferência deste arquitecto a falar de alguns dos seus trabalhos e, precisamente, desta casa. E que nesta conferencia o arquitecto mostrou a casa em contruçao, deu muita importancia à forma da casa como objecto e nao propriamente como acontecimentos espacial significativos, referindo-se pouquissimo às estratégias conceptuais e às qualidades do espaço criado, que é uma pena... Esperemos que chegue a publicar algo que se debruce mais sobre estas questoes que interessam à arquitectura propriamente dita.

  5. Já assisti a uma conferência deste arquitecto a falar de alguns dos seus trabalhos e, precisamente, desta casa. E que nesta conferencia o arquitecto mostrou a casa em contruçao, deu muita importancia à forma da casa como objecto e nao propriamente como acontecimentos espacial significativos, referindo-se pouquissimo às estratégias conceptuais e às qualidades do espaço criado, que é uma pena... Esperemos que chegue a publicar algo que se debruce mais sobre estas questoes que interessam à arquitectura propriamente dita.

  6. Já assisti a uma conferência deste arquitecto a falar de alguns dos seus trabalhos e, precisamente, desta casa. E que nesta conferencia o arquitecto mostrou a casa em contruçao, deu muita importancia à forma da casa como objecto e nao propriamente como acontecimentos espacial significativos, referindo-se pouquissimo às estratégias conceptuais e às qualidades do espaço criado, que é uma pena... Esperemos que chegue a publicar algo que se debruce mais sobre estas questoes que interessam à arquitectura propriamente dita.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.