Jump to content
Arquitectura.pt


Felipe Araujo

Membros
  • Posts

    5
  • Joined

  • Last visited

Meio Profissional

  • Instituição/empresa onde trabalha
    Arquitetos Associados

Felipe Araujo's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Não pude acreditar e tive que investigar! Não pode ser sério, pois a alteração ao Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro (DL 26/2010) trata de outros assuntos. Para quem tiver mais interesse, basta olhar no link: http://www.anet.pt/downloads/legislacao/DL26_2010.pdf Conclusão: 1º de abril! HAHAHAHAHA Mas que a idéia é boa, ahh! Isso ninguém pode negar! No Brasil o uso de capacete, assim com de outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual como capacete, bota, luva, etc.) é obrigatório não só para os carecas mas para todos que frequentam ou visitam qualquer obra. A responsabilidade é do dono da obra, caso alguém se machuque e é este que responde a processo jurídico por qualquer acidente dentro do canteiro.
  2. Muito interessante mas, mesmo vencendo as dificuldades operacionais para execução e ainda que não alterasse a estrutura urbana existente, um espaço comercial subterrâneo não é muito convidativo e consequentimente fadado ao fracasso. De qualquer forma, todo espaço sofre modificações ao longo do tempo, com ou sem uma intervenção direta. O espaço é vivo. Se for mantido inerte, congelado por um conservacionismo cego, morre. Talvez se hover uma maior integração entre "sub e solo", onde a nova cidade ressurja na raiz da cidade antiga, talvez dê certo. Com ou sem as senhoras de saia a passar!
  3. Parece ter realmente muita gente anciosa pra ver o resultado. Isso mostra o interesse dos participantes e certifica o sucesso do concurso. Parabéns a equipa organizadora, aos patrocinadores e a todos participantes. Que este seja o primeiro de muitos! Sucesso a todos.
  4. A que horas poderemos ver o resultado?
  5. Casa Roda e Vira Equipa: Felipe Araujo - Arquitecto Helena Bernardo - Arquitecta Alex Arantes - Arquitecto A casa Roda e Vira consiste em um projeto inovador baseado na proposta do concurso de elaborar uma moradia temporária com até 27m³. Nessa proposta elaboramos uma unidade para até duas pessoas composta por todos cômodos de uma unidade básica de moradia sendo, em função do pequeno volume disponível, compactos, versáteis e reversíveis. A unidade é formada por três módulos alinhados que se interagem sendo o módulo central a mais marcante inovação deste projeto devido a o modo como o ambiente central do módulo alterna de função transformando-se de ambiente diurno (espaço de trabalho e refeições) para ambiente noturno (espaço de estar e dormir). Trata-se de um movimento giratório onde todo o ambiente roda e vira outro completamente diferente. As extremidades do módulo permanecem fixas ao chão sempre, nelas encontram-se de um lado a cozinha e de outro a casa de banho e, não coincidentemente, toda parte hidráulica do módulo. Entre as partes fixas e a móvel, fixam-se trilhos guias que são responsáveis pelo movimento de rotação, feito por um motor elétrico localizado na base do módulo e acionado por comando situado no módulo fixo da unidade. O projeto de mobiliário foi feito especialmente para atender as particularidades deste projeto. O armário de gavetas por exemplo, funciona para os dois lados. No sistema desenvolvido as gavetas possuem além do fundo uma tampa, quando módulo roda o armário também gira como se fosse ficar com o topo para baixo e a base para cima, mas o que acontece é que a tampa da gaveta vira fundo e o fundo vira tampa e dessa forma o armário pode ser utilizado tanto no modo dia quanto no modo noite. A TV colocada no armário também está dotada de um sistema para girar sobre o próprio eixo permitindo que possa ser usada a qualquer hora independente da posição do módulo. Um sofá-cama utilizado no modo noturno está adaptado para o movimento de girar e ficar colado ao teto. Suas almofadas são dotadas de presilhas que aderem ao colchão impedindo que caiam no movimento giratório. O banheiro é dotado de vaso, lavatório e ducha para banho, o acesso é através de porta de correr e seu fechamento é através de painéis opacos finos que garantem a privacidade de quem usa caso haja outro usuário na unidade. A cozinha, além da geladeira, está equipada com um móvel que contém fogão, forno e pia embutidos, além também de um espaço para estoque de mantimentos. As duas portas de acesso que garantem a entrada e saída da unidade a qualquer hora do dia pelo mesmo lado, funcionam como janela do lado oposto ao da porta quando situadas no teto, e garantem à unidade a iluminação e ventilação necessárias. E dessa forma se apresenta esta proposta de unidade de habitação temporária com 27m³, sendo 4 m de comprimento, 2,25m de largura e 3m de altura.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.