Jump to content
Arquitectura.pt


Peter

Membros
  • Posts

    926
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Posts posted by Peter

  1. Isto é só retórica... querem convencer quem? Se não tiverem trabalho até ruas vocês vão barrer! Deixem-se de tretas... Muitos dos senhores arquitectos que por aqui passam e mandam umas postas estão todos chateados e depois na volta até são funcionarios públicos! Qual a diferenção entre funcionario público e vendedor de livros? Deve ser a pausa do café.... fui.... que estou quase a dormir com a conversa!

  2. A arquitecta Cristina Salvador venceu o IV Prémio Fernando Távora com um projecto de investigação no Deserto do Namibe, em Angola, anunciou hoje, em Matosinhos, a Ordem dos Arquitectos/Secção Regional Norte. Ao prémio - que consiste na atribuição de uma bolsa de viagem de cinco mil euros, para a melhor proposta de viagem de investigação apresentada - candidataram-se este ano 30 projectos de arquitectos inscritos na Ordem. Nascida em 1947, Cristina Salvador propõe-se visitar os espaços do Deserto do Namibe, partindo de Luanda até à cidade de Namibe (antiga Moçâmedes) e daí por estrada até ao Tombwa, perto de Njambasana, onde fica a sede do CE.DO - Centro de Estudos do Deserto, que será a "base" da viagem. Fonte: Lusa

  3. O edifício dos "Móveis Viriato", da autoria do arquitecto Nuno Brandão Costa, situado em pardes, Porto, foi a obra distinguida com o Prémio Secil Arquitectura 2008, o mais importante galardão do sector em Portugal, foi hoje anunciado. Atribuído de dois em dois anos, o prémio existente desde 1992 distingue "obras de autores portugueses e visa promover o reconhecimento público de autores de obras que, incorporando o material primordial da actividade da SECIL - o cimento - constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa". Ao escolher esta obra entre um conjunto de 12, o júri "pretende fazer sobressair dois aspectos importantes para a prática profissional contemporânea: a disciplinar, cumprida pelo rigor construtivo e de desenho da obra em causa; a social e pública, por abordar um programa comercial nem sempre entregue a arquitectos", refere a nota de imprensa distribuída pela empresa promotora do prémio e pela Ordem dos Arquitectos. O autor da obra, Nuno Brandão Costa nasceu em 17 de Fevereiro de 1970, no Porto. Ingressou no Curso de Arquitectura no ano lectivo de 1988 / 89, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), tendo concluído a licenciatura em Julho de 1994. Realizou um estágio curricular no âmbito da licenciatura, entre 1992 e 1993, em Basileia na Suiça, e recebeu, entre outros, o Prémio revelação e mérito "Jornal Expresso / SIC - 12 anos", em Novembro de 2004 e foi Finalista Prémios Jornal Construir 2007, em Junho de 2008. Entre os vários trabalhos como autor distinguem-se os projectos para a Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal de Caminha, Reitoria da Universidade do Porto, Câmara Municipal de Vendas Novas, vários edifícios de habitação colectiva e unifamiliar. Fonte: Lusa

  4. Olá, não podes porque não dá! o fórum funciona desta forma, tu colocas um tópico, e outros vão respondendo, ajudando, esclarecendo... tu continuas a colocar outra questão ou opinião! resumidamente é este tipo de "conversa" que se tem num fórum! :foto:




  5. O arquitecto Manuel Graça Dias foi nomeado comissário da representação portuguesa na 8ª Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo, que decorrerá no último trimestre de 2009, anunciou hoje a Direcção-Geral da Artes (DGA).
    De acordo com uma nota da DGA, organizadora da representação oficial portuguesa no evento, o arquitecto português foi escolhido por ter um perfil com "forte capacidade de adaptação a novos contextos e a combinação única das qualidades pessoais e profissionais".
    O "profundo conhecimento da realidade arquitectónica contemporânea portuguesa", a "experiência da prática de projecto em atelier", e "a reflexão crítica e transmissão de conhecimento" do arquitecto, vão ao encontro das expectativas da DGA.
    Nascido em Lisboa, em 1953, Manuel Graça Dias formou-se em arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), e iniciou-se na profissão em Macau, como colaborador do Arquitecto Manuel Vicente (1978-1981).
    Foi assistente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (entre 1985 e 1996), sendo desde 1997 professor auxiliar convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
    Tem projectos construídos em Almada, Braga, Chaves, Guimarães, Lisboa, Porto, Vila Real, Macau, Madrid e Sevilha que vêm sendo objecto de divulgação na imprensa especializada e mostrados em exposições colectivas e individuais.
    Autor de vários livros de crítica e divulgação de temas de arquitectura, Manuel Graça Dias é director do Jornal Arquitectos, e, desde 2008, Presidente da Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA).
    Vive e trabalha em Lisboa, onde criou, em 1990, o atelier CONTEMPORÂNEA, com Egas José Vieira, com quem ganhou o AICA/Ministério da Cultura (Arquitectura), relativo a 1999, pelo conjunto da obra.
    Em 2006 foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

    Fonte: Lusa
  6. Uma jovem equipa portuguesa entra numa shortlist de um concurso internacional sobre habitação.

    Make me a home: Northshore international architecture competition

    Impromptu Arquitectos

    The concept: The urban plan proposes the unification of the housing programme as strategy for its integration, adapting to the morphology of the context and emphasising the masterplan guidelines. All houses retake the idea of the interior/exterior/public/private. Housing typologies determine the facade rhythm.


    The judges said: An elegant solution based on a series of courtyards, creating some very pleasant overlooked spaces. The housing typology and the unity of materials were especially liked.


    Fonte:http://www.bdonline.co.uk
  7. Olá Pedro. Em relação à tua questão, quase todos os desenhos publicados são trabalhados em Illustrator. Não é difícil controlar os hatch's no illustrator, alguma paaciência é necessária! No atelier onde trabalho temos trabalhos publicados em livros, revistas e afins... e todos os desenhos são trabalhados em illustrator. cump.

  8. Respondendo um pouco a todos...

    Gupina, de facto esta situação é bastante comum. É engraçado que o argumento do médico como referes, é por mim utilizado com alguns clientes. Neste também foi o caso. O que eles fazem, é encolher os ombros e dizer "pois". Contudo o projecto não esta de todo "enterrado". Vamos ver o que o futuro nos reserva.

    Daniel, infelizmente nada me surpreende nesta sociedade de "fachada".

    Sérgio, a intervenção que pretendia fazer e após algumas conversas com o cliente, era manter a casa conforme original. a única alteração era a abertura de um vão no alçado voltado ao mar, que serviria uma zona de mezanine onde funcionaria a sala/cozinha e uma zona de estar. De resto era redesenhar o espaço colocando o restante programa que contemplava três quartos. Também era intenção manter toda a estrutura em madeira, substituindo o necessário.

    Saliento que inicialmente não era intenção do cliente manter a casa, mas sim demoli-la. Consegui convencer a não o fazer. Servi de base para esse argumento um pequeno estudo sobre a arquitectura popular nos Açores, com a ajuda do livro que todos devem conhecer. Ele respeitou e compreendeu admitindo que se o fizesse estaria a cometer uma asneira.
    Agora resta esperar por novas noticias :)

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.