Jump to content
Arquitectura.pt


Solange Palma

Membros
  • Posts

    3
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Solange Palma

  1. Remoções a grande escala implicam sempre bastante problemas. No entanto, se for a uma pequena escala como por exemplo a remoção de um muro e o aproveitamento deste material já não existem tais entraves.  O entulho da obra pode ser reaproveitado para fazer um tipo de pavimento. Estas "pequenas" alterações no modo de projectar poderão fazer diferença no custo da obra, assim como reaproveitamento de algo que é considerado "lixo".

  2. No artigo abordei apenas materiais reciclados, mas também estou a referir-me a materiais reutilizados. Nesse sentido, o facto de reutilizar-se o que tem que ser demolido ou materiais preexistentes no local, faz com que o projecto tenha um custo muito mais acessível. É exemplo disso o 2º projecto que apresentei, de arquitectura paisagista, em que se reutilizou materiais presentes no local, dando-lhes um nova função. Um outro aspecto favorável é o facto de se evitar o transporte desses materiais demolidos, ou pelo menos uma parte destes.

     

    A utilização de materiais reutilizados são pouco frequentes em projectos portugueses, em comparação com os estrangeiros. E porquê, dadas as inúmeras vantagens?

  3. A utilização de materiais reciclados em projectos é actualmente bastante frequente em diversas áreas, tanto na arquitectura como na arquitectura paisagista,  em países estrangeiros  Cada vez mais verifica-se a preocupação de construir com o que aparentemente é inútil, dando a origem a projectos e obras sustentáveis e, essencialmente, de baixo custo. Além disso, minimiza-se o consumo de materiais, permite a reutilização de recursos naturais limitados e diminui o desperdício e poluição ambiental. :) Segue-se abaixo alguns exemplos de projectos que utilizaram materiais reciclados na sua concepção:

     

     

     

    Imagem colocada 

    Projectistas: 2012architects; Local: Holanda

    60 % do exterior e 90% do interior foi construído com materiais reciclados presentes num raio de 14.5km. 

    (Ref: http://www.espaco-design.com/2011/11/arquitectura-com-materiais-reciclaveis/)

     

    Imagem colocada

    Projectistas: Partnership Berger ; Local: Washington

    Materiais encontrados no local foram reaproveitados para bancos, reflectindo a história e carácter do local.

    (Ref: http://lafoundation.org/research/landscape-performance-series/case-studies/case-study/435/photos/additional-6359/)

     

    Dadas as diversas vantagens na utilização de materiais reciclados, porque não é comum em Portugal vermos projectos deste tipo?

     

     

     

     

     

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.