Jump to content
Arquitectura.pt


ruiagnelo1328196188

Membros
  • Content Count

    37
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by ruiagnelo1328196188

  1. O problema é o seguinte: entrei em arquitectura este ano, mais especificamente na Universidade de Coimbra, já fiz a matrícula e as aulas vão começar na próxima segunda-feira (dia 22), mas acontece que tenho a oportunidade de passar a próxima semana em Barcelona, o que implica faltar a uma semana inteira de aulas, por sinal a primeira. Sei que há muitos alunos deste curso a frequentar o site e preciso de uma opinião, preciso de saber, de quem sabe, se posso vir a ser prejudicado por esta ausência ou se não há grandes problemas, para não tomar a decisão errada. Muito obrigado, desde já.

  2. O meu conselho é, faz o que eles te pedem. Concordes ou não, seja o teu método de trabalhar ou não. O que acreditas nunca muda, e quando acabares o curso podes explorar novamente o que tanto persegues. Até lá são só 5 anitos lol.


    Claro, antes de libertar a criatividade e fazer o que se quer é preciso formação.
    Obrigado pelo conselho :rolleyes:
  3. O grande problema é quando te impedem de fazer aquilo que podes fazer de bom. Infelizmente ouço de todos os arquitectos que acabam o curso na fctuc, que a melhor coisa que lhes aconteceu foi terem saído de lá, pois não aguentavam tanta incompetência e humilhação constante. Há professores bons e outros maus. Penso que o problema é o status da Universidade. Ainda há muitas coisas que lá acontecem que se tornam uma paródia a um curso que deveria ser respeitável.


    Se é mesmo como dizes - e acredito que sim - espero que o panorama melhore, porque entrei para o curso de arq. da fctuc este ano e estou um bocado apreensivo em relação á qualidade do ensino e do curso em geral.
    Mas é como dizes, a diferença está em nós e no que fazemos, e no fundo, um aluno que trabalha mesmo a sério acaba por superar as falhas que o curso tem e destacar-se, creio eu.
  4. situação fora do vulgar? é a situação mais normal que existe. um aluno chega ao final do 12º com média de 19 e candidata-se aos cursos com média mais alta sem saber o que quer fazer da vida.
    O único aviso que te posso dar é que se entrares em arquitectura a tua vida passa a ser isto. vais respirar arquitectura, vais ver arquitectura em todo o lado, vais conviver com os teus colegas de curso porque a maior parte do pessoal não se envolve tanto no seu respectivo curso, e o pior de tudo é que vais gostar;)


    Bem, pode ser normal, mas eu não compreendo como é que um aluno pode estar indeciso entre arquitectura e medicina, sendo dois cursos totalmente diferentes, e ainda por cima nesta altura do campeonato.
  5. Medicina e Arquitectura são, do meu ponto de vista, cursos totalmente diferentes, tanto em termos de bases como de formação. Por isso, estás numa situação um pouco fora do vulgar. A minha opinião: o desenho pode não ter muito peso no curso em si, mas é fundamental para um arquitecto saber expressar-se desse modo e como disseste que não és muito dotada para tal, talvez isso não te seja muito favorável, para além de que o desenho é algo que não se aprende de um dia para o outro. Fazes bem em pedir opiniões, mas a verdadeira decisão é tua, por isso, pensa bem no que queres realmente e escolhe em função da tua conclusão.

  6. Houve aí alguém que falou em "aberrações" e de facto, alguns dos projectos para o Dubai que tenho visto ultimamente assustam-me. Todos os projectos são extremamente ousados e até interessantes a nível visual, mas na maior parte, há questões que são completamente esquecidas, como por exemplo o impacto que têm na paisagem ou a sua funcionalidade. Algumas construções são autênticas barreiras artificiais na paisagem e criam uma situação de desiquilíbrio no espaço, na cidade em si.

    Outra coisa que me preocupa é o facto de se construir cada vez mais, ou melhor, exclusivamente para milionários e bilionários. Vejo cada vez mais pobreza e não me parece que isto seja o mais correcto.

    Penso o Dubai devia aproveitar a abundância de dinheiro e investi-lo em áreas com futuro, como por exemplo a pesquisa e desenvolvimento das energias renováveis, o que até podia ser aliado ao turismo, para criar espaços sustentaveis e mais amigos do ambiente. Este é apenas um exemplo de boa aplicação de dinheiro, por ser uma questão tão imporante e discutida ultimamente.

    Quanto a este tipo arquitectura em si, não me fascina, definitivamente. O que se está a criar no Dubai não é, nem de longe o conceito de cidade do futuro.

  7. ups ... foi cedo de mais,.. mas como ia a dizer, concordo com o HELRIC, com tanto dinheiro podiam ajudar outros paises a desenvolverem-se... mas isso já são conflitos internacionais...
    mas resumindo acho que é muito importante este tipo de obras, não só para nós arquitectos, que podemos expressar e "libertar" o nosso estilo de arquitectura, porque dinheiro não falta, mas também estamos a contribuir para o "Futuro" da Arquitectura.


    Quer dizer, contribuir para o futuro da arquitectura não é encher todos os buracos com arranha-céus e hoteis. De luxo, ainda por cima.
    Construir moderadamente, e sem ignorar a questão da sustentabilidade, é fundamental, na minha opinião.

    E continuo a achar que o Dubai não está a investir o dinheiro da melhor forma :D
  8. Por acaso li uma entrevista desse jovem arquitecto luso-holandês, e encaixa perfeitamente nesse espírito "ganda show" que se pratica no Dubai, deve ser contagiante, acho que é um vírus que se transmite pelos U.S. Dollars !!
    Para mim, acima dessas questôes de sustentabilidades que virão, estão actualmente valores como a solidariedade social e o respeito por outros países em que uma pequena parte desse dinheiro fazia um jeitão, mas isso já são outras "cousas"...


    Concordo. Já nem falo na questão da solidariedade, é muito triste a situação que se vive actualmente. Mas os senhores do Dubai podiam muito bem investir dinheiro noutras áreas, como por exemplo, o estudo das energias renováveis. Era bom para o resto do mundo e era ainda melhor para eles.
    Infelizmente ainda não se lembraram disso. Os resorts privados para o beckham e os amigos e os arranha-céus mais altos do mundo são mais atraentes. Enfim...
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.