Jump to content
Arquitectura.pt


m a r g a r i d a

Moderadores
  • Posts

    2258
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

Reputation Activity

  1. Downvote
    m a r g a r i d a got a reaction from destrangis in Universidade Lusíada do Porto 2010/2011   
    Ricardo...Ricardo..calma.. (esta geração frustrada realmente!!) a revista foi a SABADO, tal como a VISÃO (desculpa lá por não ter dito o 24 horas ou o correio da manhã, de certo mais dentro do teu grupo de leituras). E sim, tiveram em conta todos esses factores que falam e mais alguns.

    A questão aqui é muito simples: Évora ou ULP e como eu conheço a duas muitíssimo bem, por dentro e por fora, parece-me lógico que possa opinar. Já tu, nem uma nem outra...mas deixa lá..sshhiiuu ninguém fica a saber :s
    Vejo que continuas azedo, sinal da não mudança dos tempo. Um velho do Restelo portanto XD
  2. Like
    m a r g a r i d a reacted to ricardo in Dois anos de estágio e três sem assinar?!   
    Já foram feitas várias comparações com medicina, na dificuldade de entrada na faculdade...e depois referiram o facto de sair verde da faculdade. Ora, ai na medicina temos um exemplo perfeito, a minha irma é médica, e como a totalidade dos colegas, á saida da faculdade não estam preparados para fazer uma intervenção cirurgica, nem uma série de procedimentos tidos como banais... O processo de aprendizagem, continua, para a especialidade, no entanto são médicos e recebem um valor base. Mas lá está, não têm de andar a negociar valores, pois estão estipulados... Já tive varias discussões saudaveis com muitos colegas sobre, estagiar em grandes ateliers e provavelmente trabalhar que nem um cão, ou trabalhar num atelier mais pequeno e receber, e ter um horario decente. As respostas nunca são uniformes... No entanto quando a margarida diz que é preciso exigir minimos concordo, por mais vontade e admiração que tivesse por um arquitecto, trabalhar das 9:00 as 23:00 ou mais, não é vida, é escravidão... Como em portugal é um país onde proliferam os chicos espertos, tb defendo que deviam ser estabelecidos valores minimos...
  3. Like
    m a r g a r i d a got a reaction from ricardo in Dois anos de estágio e três sem assinar?!   
    essa situação referida pela kaz é o estágio profissional ou o inovjovem conferidos pelo IEFP de duração de 12 meses, mas sem ser por aí, não arranjas de maneira nenhuma essa condição de pagamento

    o estagiário de arquitectura, na verdade, é mestre (integrado com Bolonha). após o estágio deve receber bem mais do que 2x o ordenado mínimo (segundo a tabela de técnicos superiores dos gabinetes públicos) com subsidio de almoço, seguro e outras regalias como subsidio de férias, por exemplo (coisas que na maioria dos gabinetes privados nem sabem o que isso é!)

    a grande questão aqui é que, dá me ideia (posso estar errada) que o pessoal encosta-se demasiado à sombra da bananeira:

    "aaahhh....trabalhar até as 23h? está bem. desde que ao menos possa cheirar o mesmo ar que o arquitecto respira então eu aceito!"

    "trazer almoço de casa? sem problema..como umas sandes durante 30 minutos e pronto!"

    "seguro?! o que é isso?"

    e outras pérolas que fazem com que cada vez tenha menos pena do pessoal que se submete a estas coisas. esperam que a OA faça alguma coisa, mas enquanto esta não regula a situação vão-se encostando...lamentando...ficando tristes e depressivos, mas não entendem que são eles os principais culpados de tal precariedade!
    ora esse nosso colega, arquitecto lino dias... que já está nessa situação há 10 anos, será que já não estava na altura de querer mais da vida??
  4. Downvote
    m a r g a r i d a got a reaction from Luis Lopes in Casa construida por mim   
    é curioso..mas tenho uma historia para contar a propósito da qualidade dos projectos, na faculdade:

    5º ano - entrega do 1º semestre

    chego com a minha entrega. um grande caderno de esquissos, rigorosos e duas maquetas. pouso na mesa. ao meu lado um colega com os rigorosos e uns 3D impecáveis capaz de envergonhar as minhas maquetes e fazer-me questionar sobre o meu projecto.

    conclusão: ele teve nega, eu tive uma das melhores notas da turma. e no fim o professor ainda disse (sem apontar nomes) "escusam de me atirar areia para os olhos com 3d's excepcionais..eu sou arquitecto, avalio a qualidade do projecto".

    no mundo profissional é diferente, claro. mas não pergunto se, a nossa atitude perante os renders, não terá a ver também, com as experiências que tivemos na faculdade...
  5. Downvote
    m a r g a r i d a got a reaction from Deman in Material para Maquetes   
    detesto k-line para maquetas...acho que fica com um acabamento final muito grosseiro...k-line so mesmo para suporte de painéis finais! o meu material favorito para maquetas é o cartão matt!! faço sempre as maquetas todas branquinhas e no final o resultado não poderia ser o melhor: aspecto-qualidade-preço-acabamento excelentes!
  6. Downvote
    m a r g a r i d a got a reaction from CaC in Alunos de Arquitectura tipo   
    eu cá gostava de saber quem é que disse que era um aluno-exemplar
    "aquele aluno que adora estar em cima do acontecimento, no que diz respeito aos trabalhos dos colegas." no que me diz respeito, detesto pessoas assim...que andam a cheirar os trabalhos dos outros.. gosto de estar quieta no meu canto e ter opinião dos colegas quando a peço...e não quando ma impingem... não há paciência para isso!... especialmente se for dada por aqueles indivíduos que pescam menos do que eu e adoram mandar bitaites sobre qualquer coisa que lhes permita não estar calados...
  7. Like
    m a r g a r i d a reacted to lllARKlll in E depois da arquitectura?   
    Andam por aí uns palhaços nas empresas grandes (Eng.), que atiram umas c*********, atendem uns telefones e metem os dados no cype, nem desenham as estruturas que eles próprios calculam... o que é doentio.
  8. Like
    m a r g a r i d a got a reaction from lllARKlll in E depois da arquitectura?   
    engenharia é uma boa aposta, pois como se costuma dizer "uma mão lava a outra" mas se tens assim tanta dificuldade na matemática, provavelmente andarás a marcar passo na faculdade de engenharia....

    na minha opinião, irá depender das tuas capacidades, força de vontade e do tipo de vida que queiras
  9. Like
    m a r g a r i d a got a reaction from 3CPO in Reputacao   
    mas...mas....mas.....mas eu sou menina..... :.(
  10. Downvote
    m a r g a r i d a reacted to JVS in O Ultimo Filme que Vi   
    .
  11. Like
    m a r g a r i d a reacted to Ivo Sales Costa in Reputacao   
    eu n sei como tenho 6... tá boua tá.
  12. Like
    m a r g a r i d a reacted to 3CPO in Reputacao   
    Mesmo mudando de IP?
  13. Like
    m a r g a r i d a got a reaction from JAG in Porto | Habitacao Unifamiliar |Atelier Ainda arquitectura   
    mais do que conceitos, explicações rebuscadas ou ideias mirabolantes, acho que o arquitecto, antes de começar a projectar e a decidir certas coisas deveria ter sempre presente que, é para o ser humano que vamos estar a fazer alguma coisa, isto é, é para o "comum mortal" que essa obra se destina e não para super entendidos em arquitectura, que possam ter uma visão mais artística e poética da intervenção.

    pessoas essas que, não tendo a formação que todos nos temos ao longo da vida, se irão questionar com o porquê de certos "marmarranchos".

    pessoas essas que, podem gostar do interior ou do exterior do edifício, sentirem-se bem mas não saberem explicar, normalmente também se preocupam mais com a funcionalidade. "comuns mortais" que não sabem, não se lembram ou não querem saber de memorias descritivas, conceitos, ideologias ou vertentes...

    volto a referir, são essas o nosso publico alvo, são essas as que vão posteriormente habitar o edifício.. assim sendo, perguntar o porquê de vez enquando aparecerem obras "desumanizadas" difíceis de entender, simplesmente o porquê de serem assim?

    esta é claro a minha humilde opinião :)
  14. Like
    m a r g a r i d a reacted to Dreamer in Habitação humanizada   
    Habitação humanizada



    editor: LNEC
    data da publicação: 2007
    preço: € 55,00
    n.º páginas: 590
    formato: 21,0 x 29,5
    ISBN 978-972-49-2120-4

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.