Jump to content
Arquitectura.pt


R_Pacheco

Membros
  • Posts

    7
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by R_Pacheco

  1. ... e onde numa câmara a Area Bruta, é assim, na outra é assado, para a entidade X é cozido.. e por aí fora.... ou pior, conforme o fim.. muda a maneira com se contabiliza a Ab, a Ai, a Aimp, a a.b.c., a superficie bruta, a a.t.p, etc...
    Uns contam os alpendres, outros não, uns conta se tiver pilar, para outros é indiferente e conta sempre, para outros ainda.. não conta. Uns conta a garagem em cave, outros não; uns não contam as varadas.. mas outros sim se forem cobertas... etc, etc....


    Pois tens razão Pedro, existem até Câmaras onde, por passos de magia ou algo semelhante, se aprovam projectos com peças desenhadas por assinar, sem levantamentos topográficos, ou até com "localizações" e "implantações" onde calha, ou melhor, onde convêm, memórias descritivas do projecto de arquitectura com 2 paginas, onde numa delas vem o "titulo" em letras garrafais, planos de acessibilidade que mais não são que uma declaração sem uma única peça desenhada...
    Eu sei que todos nós, na grande maioria, temos uma "má" opinião dos "colegas" que temos por ai espalhados pelas Câmaras do nosso País... mas também vos gostava de convidar, à laia de uma tertulia, a analizármos uns "best off" diários.... acreditem que dá para por qualquer um doido!
  2. Isso costuma vir no boletim mensal da OA.

    Mas, mais importante que a questão da assinatura:
    Para quando um Código da Construção?
    Quando é que eu vou poder entregar um projecto, pagar as taxas e levantar a licença, na hora, tal como acontece no resto da Europa? Ou ser moderno é TGV's?
    Porque é que um advogado não precisa de entregar para avaliação o projecto da defesa do arguido, o médico não precisa que um colega avalie um projecto de cirurgia, e eu tenho de ter um garoto que nunca projectou um canil na vida, mas é filho do tio do presidenta da câmara, a esmiuçar o meu trabalho?


    Muito bem, mas falta algo: eu (que por um acaso até exerço funções de licençiamento numa autarquia) tenho que apreciar projectos de Arquitectura, em que alguns até são elaborados e assinados por Arquitectos.... no entanto, os Projectos de Estabilidade e outras Especialidades nem tão pouco são "esmiuçados".... PORQUÊ??? Será que estes projectos são "ETERNAMENTE INFALIVEIS"???? Não me pareçe!:margarida_beer:.... e passa-me cada um "pelas mãos".....:\
  3. Quais ? Os bons ? Os assim assim ? Os maus ? ou serão mesmo todos ? desde que paguem a quotazita a OA, certificação de e da "qualidade" de TODOS os Arquitectos independentemente de darem pelo nome de Alvaro Siza Vieira ou Tomas Taveira. Isto sim, é isenção e nada tem a ver com corporativismo. zevora, um atae espoliado, no presente. Futuro arquitecto, protegido do futuro. Quanto à competencia, isso é irrelevante desde que pertença à corporação e pague a quotazita.


    Esta discução anda "calorosa"....

    Depois de uma leitura atenta aos seus comentários, restam-me umas duvidas:

    1.ª - "Zevora", que tipo de "termo de responsabilidade" assina e/ou é responsável juridicamente?
    2.ª - Nos projectos que executa, os quais se encontram sob a sua "chancela" ou "assinatura", são salvaguardados os Direitos Jurídicos dos requerentes e/ou clientes?
  4. Em parte concordo com a revogação do 73/73.... mas veremos o que o futuro nos reserva... quando o Sr. José Palhota que mora em Alguidares de Baixo quiser fazer um palheiro ou aquela garagem feita aos fins-de-semana.... vai ter o projecto assinado pelo Sr. Arquitecto que provavelmente as solas dele não passaram por lá perto... somos um pais formidavel... pensamos em grande... viva... agora o mais pequeno barraco vai ter assinatura de arquitecto... e pago com a qualidade que merece....uau... já agora pk não exigir que para trabalhar num balção tenha uma licenciatura em relações publicas.... afinal muitos até são licenciados... e tambem deixemos os medicos escolher qual o medicamento que mais lhes dá contrapartidas para fazerem umas formações acompanhadas por acampanhantes... adoro este pais... é divertidissimo... e mais... pk não pomos tambem auxiliares de enfermagem a dar injectaveis... afinal é só uma pica... e é impossivel falhar o alvo em muita boa gente... Se acham que estou sendo irónio...parabens são perpicazes... eu critico esta coisa das grandezas... lá pk arquitectura entrou na moda...e formam-se arquitectos à paulada... temos k arranjar trabalho para todos... está certo... mas sempre à custa dos mesmos pobres coitados....


    Rui, boas tardes.

    Gostei realmente da sua ironia.
    Quem sabe se um dia destes começamos todos a recorrer a "talhantes" ou aos "matadouros" em vez de irmos a um Bloco Operatório com médicos cirurgiões e anestesistas ....... e voltaremos a "pernoitar" em grutas, cabanas de todas os géneros e palhotas.
    E é assim que vai o Mundo...
  5. Concordo com o que diz margarida. Como o prazo mínimo para tirar o curso de arquietctura é de 5 anos, há que fazer-se à vida. Eu sou o exemplo disso. Também sou Agente Tecnico de Arquitectura e Engenharia, mas ainda bem que decidi tirar o curso de arquitectura à 9 anos atrás. Também era daqueles que pensava que fazer arquitectura era apenas fazer uns riscos. Estava convencido que até era bom. O quanto estava enganado. Nem foram precisos os 6 anos do curso para eu compreender o quanto era inculto, relativamente à arquitectura, é claro.
    Aconselho as pessoas que desejem continuar a projectar, a adquirir a formação necessária para o efeito e deixem-se de se vitimizar.



    Nem mais!
    Será necessário mais palavras?

    Não, apenas mais atitudes como estas:)

    Parabéns COLÉGA:palmas:
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.