Jump to content
Arquitectura.pt


TiCo

Moderadores
  • Posts

    3036
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Posts posted by TiCo

  1. "Provavelmente já não será novidade para o leitor as vertiginosas pontes de vidro que são possíveis de encontrar em vários pontos montanhosos da China.

    A sua segurança já chegou, inclusivamente, a ser posta em causa até porque são muitos os que entram em pânico quando decidem arriscar atravessá-las."

  2. "A 2ª fase de candidaturas ao Programa de Doutoramento em Arquitectura 2016-2017 da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) decorre de 8 a 22 de Junho de 2016.

    A FAUP vai atribuir sete Bolsas (três Bolsas FAUP + quatro Bolsas financiadas pelo Programa Norte 2020) para o Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA), com a duração de 3 anos. A atribuição das bolsas está condicionada à prévia admissão no PDA (a 2ª fase de candidaturas para o ano 2016-2017 decorre de 8 a 22 de Junho de 2016) e decorrerá de acordo com o disposto nos respectivos Regulamentos específicos."

    Links:
    http://pda.arq.up.pt/

    https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=27777

    http://p3.publico.pt/node/20846?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+P3rss+(P3+Geral)

  3. Boas, 

    como se distingue o aço corten tratado do não tratado, 

    vou colocar a fachada da minha casa em aço corten e quero ter a certeza do que é aplicado!

     

    ​Olá Ana, que queres dizer com aço corten tratado e não tratado? Estabilização da oxidação, aplicação de vernizes?

  4. A Casa de Santa Maria, uma das primeiras obras do arquiteto Raul Lino, pertence à Câmara de Cascais desde 2004. É aqui que, durante dez sessões, será possível ficar a conhecer a obra de outros tantos arquitetos nacionais da primeira metade do século XX

    in: http://www.dn.pt/artes/interior/falar-de-raul-e-outros-arquitetos-com-vista-para-a-baia-de-cascais-5079594.html


    Para mais detalhes sobre as conversas, consultar:

    http://cascais.pt/evento/entre-arquitetos-raul-lino-e-arquitetura-portuguesa-na-1a-metade-do-seculo-xx

  5. Olá CA :) 

    Antes de mais, a dificuldade não está em compreender 'Arquitecturas', mas sim na capacidade de visualização, o que compromete o desenvolvimento da criatividade com a incapacidade de representar objectos. Ou seja, tanto tens dificuldade em compreender desenhos de Arquitectura, como Objectos de Mecânica, Design, etc... e como é lógico na representação desses mesmo desenhos também irás encontrar dificuldade.
    Mas como disse acima essa capacidade está conectada com a imaginação/criatividade, logo pode ser desenvolvida através de jogos visuais, de auto-conhecimento, de criatividade, sempre com o intuito de desenvolver a capacidade de visualização, e a nível mais técnico, podes também ir pelo estudo da Geometria Descritiva. A Geometria Descritiva, em qualquer das suas formas e métodos, há vários e cada um serve uma necessidade especifica, serve para representar os objectos que 'temos' na cabeça, estudá-los, melhorá-los e transformá-los depois em objectos físicos. Num ponto mais avançado, ou outra forma de entender o processo é através de Matemática, há quem faça Geometria através do estudo Matemático, mas quanto a mim é um processo mais difícil, embora haja uma minoria muito pequena que diga o contrário. 

     

  6. Os fundos comunitários vão apoiar, pela primeira vez, investimentos em habitação. No segundo semestre de 2016, qualquer entidade pública ou privada pode dirigir-se ao banco para aceder a empréstimos ou garantias em condições mais vantajosas às atualmente existentes no mercado para financiar a reabilitação de edifícios.

    in: http://expresso.sapo.pt/economia/2016-02-07-Vem-ai-2-mil-milhoes-para-apoiar-a-reabilitacao-urbana

  7. - Politica e futebol não discuto, ehehe, acrescento só que para mim, o problema é mais complicado que a situação das 35 horas e fico-me por aqui ;)

    - Tal como nos terrenos, os telemóveis é igual, fiz um investimento há 9 anos e faz tanto como um Iphone 6, o que eu poupei até aos dias de hoje... ;) E o mesmo se passa com os jogadores de Futebol, muitas vezes fazem um investimento por alguém que não vale a pena... É tudo uma questão de negócio, é preciso entender as jogadas e tirar partido delas, perceber o que o cliente quer e dar-lhe o melhor aconselhamento possível, sempre a defender os interesses do mesmo, só assim se faz um bom trabalho e somos reconhecidos por isso.
    Negociar faz parte do nosso trabalho, e quanto a mim é algo que também falta dar atenção na nossa formação, ensinam-nos a fazer projecto e muito bem não tenho qualquer duvida disso, mas quanto às outras valências que giram à volta do projecto e pelas quais temos de caminhar durante o nosso percurso profissional, andamos completamente perdidos. 

  8. Transformar dois apartamentos separados num duplex que melhor respondesse às necessidades da família. Eis o desafio com que a dupla de arquitectos Graça Correia e Roberto Ragazzi se deparou com este projecto em Braga. E em boa hora — a reabilitação do apartamento valeu-lhesem Junho passado o prémio Best Architects 16 na categoria de Arquitectura de Interiores, informação que o gabinete portuense divulgou agora. 

     

    In: http://p3.publico.pt/cultura/arquitectura/19526/arquitectura-uma-reabilitacao-que-valeu-um-premio-europeu

  9. Conheço bem essa realidade, e infelizmente o lado de quem trabalha no privado não é o melhor dos mundos, principalmente numa CM de pequena dimensão. Agora também há poucos colegas a denunciar os casos, a Justiça Portuguesa também não funciona, não vejo a Ordem a condenar situações, é uma bola de neve tudo isto.

    Quanto à outra questão, tudo é marketing, e temos de nos habituar a isso. Ou somos conscientes, como demonstras-te na tua explanação, não faz muito sentido comprar lá uma moradia, mas por outro lado como estamos na área e sabemos da especulação, poderemos até ganhar uns cobres valentes com pessoas que não se importem de pagar esse status. Pessoalmente também gosto de saber que o dinheiro que gasto é proporcional ao valor real daquilo onde vou investir, mas cada caso é um caso, e ainda bem que não somos todos iguais, o mundo é feito destas disparidades, temos de aceitá-las, senão gostávamos todos da mesma mulher. ;)

  10. "Director municipal de Oeiras contrata projectos a atelier a que tinha ligações 

    Desde 2001, os contratos com dois arquitectos que tiveram o seu atelier no local onde o director teve o seu gabinete privado, acumulando funções ilegalmente, somam quase 670 mil euros. PJ já foi à câmara há dias. (...) "




    https://www.publico.pt/local/noticia/director-municipal-de-oeiras-contrata-projectos-a-atelier-a-que-tinha-ligacoes-1722318

  11.  

    O arquiteto português foi contratado para desenhar uma torre residencial em Manhattan, Nova Iorque: esta é a primeira imagem. A construção deverá começar neste verão e terminar em 2019

    A torre residencial nova-iorquina terá cerca de 120 metros e ficará em Manhattan, na esquina da Rua 56 com a 11ª avenida, no bairro de Hell's Kitchen, conhecido pela alta concentração de bares e restaurantes.

    O edifício será composto por 80 residências, aproximadamente, entre T1, T4 e penthouses. Inclui ainda um jardim no telhado, vários terraços privados, um spa, parque infantil, sala de cinema, entre outras estruturas (...)

    In: http://www.dn.pt/artes/interior/a-primeira-imagem-da-estreia-de-siza-vieira-nos-eua-5001915.html

     

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.