Jump to content
Arquitectura.pt


pintor

Membros
  • Posts

    55
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by pintor

  1. Finalmente com a aplicação do novo Decreto-Lei 66/2011, os estagiários passarão a ser remunerados. Falta ainda a Ordem dos Arquitectos decidir quanto ao tempo de duração. Segundo este novo DL, não poderá ultrapassar os 18 meses. A ver vamos ...

  2. Poderá criar uns paineis de correr que possam encerrar o espaço da cozinha. Posso dar-lhe o exemplo que depois de toda a gente estar satisfeita com a refeição, ninguém se levanta para arrumar a loiça. Sabe bem estar um pouco relaxado na conversa. Entretanto já nem podemos olhar para aqueles pratos cheios de restos de comida, etc, etc. Cmps

  3. Quando se referem a outra empresa que tenha intervenção na execução da obra, isso não inclui a empresa que tem a autoria do projecto? Ou seja, o técnico que subscreve a autoria do projecto ao serviço de uma empresa, também pode subscrever o termo de director de fiscalização dessa obra (ao serviço dessa empresa ou individualmente) ou isso é incompatível?


    O projectista não pode ser a Fiscalização da obra que projectou, senão haverá conflito de interesses.
    Imagine que há erros e omissões pelos quais o projectista é responsável. Se a fiscalização for efectuada pelo mesmo arranjará maneira de o desresponsabilizar.

    Cmps
  4. PS: Para a elaboração de PLANOS, é necessário constituir uma equipa pluridisciplinar, sendo que é OBRIGATÒRIO , um Urbanista.


    Um Urbanista, como?

    Uma pessoa formada em Planeamento Urbano? Um arquitecto não serve?

    No meu curso tive 2 anos de urbanismo. Isso não serve para nada?

    Cumprimentos
  5. Embora as imagens não sejam muito perceptiveis, olhando com uma visão macro, na minha opinião isto não corresponde a alvenaria de pedra, mas sim a uma composição em que se inclui pedra de calcário, resíduos cerâmicos e argila. Sobre esta, tem uma camada de argamassa constituida por cal e saibro.

  6. Talvez aqui os caros colegas não saibam mas apesar de gostarmos mais da solução de Adalberto Dias, a construção da ponte foi sujeita a um concurso em que englobou a concepção e construção. O projecto de arquitectura só por si não é suficiente para que seja uma proposta vencedora. Há outros factores a ponderar. Se não me engano, a solução de Adalberto Dias fazia parte da proposta apresentada pelo consórcio liderado pela construtora Soares da Costa.

  7. "Compilação técnica" Na minha opinião a compilação técnica deverá ser elaborada pelo director de obra, logo após a conclusão desta. Entendo este documento como um manual de instruções, isto é, a edificação tem componentes que carecem de futura manutenção. Quem melhor para elaborar o documento senão o executante da obra? Devem constar todos os elementos electromecânicos, bombas, quadros, etc. Na minha experiência profissional como elemento de uma empresa de fiscalização, exigimos sempre este documento no final da obra ao empreiteiro que a executou. Obrigado

  8. Mo meu entender, na função pública, só existe exclusividade se o funcionário estiver a exercer a mesma função, isto é, se for arquitecto e não tiver essa categoria profissional, não é justo limitar o direito a assinar projectos para a autarquia. Conheço alguns casos de colegas que se formaram como arquitectos, mas entretanto ainda não lhes foi dada a reclassificação. Continuam como desenhadores. Isto é um processo moroso que está sujeito à abertura de vagas, concursos, etc. Atenção que o que estou para aqui a dizer é sem grande convicção, não tenho certeza de coisa alguma. As autarquias protegem-se porque o funcionário tem informação privilegiada, face aos concorrentes cá de fora. Inclusivé estão no local ideal para a angariação de clientes. Façam como outro colega sugeriu, troquem assinaturas com outros que trabalhem noutras câmaras. Deontologicamente não é correcto mas concerteza que há muita gente a fazer isso. Foi só uma opinião

  9. "a lusofóna ou a lusíada no Porto". Pelo que conheço, não te recomendo a lusófona. Além de ter péssimas instalações, a biblioteca de arquitectura práticamente não existe, impressões de desenhos nem pensar. O curso de arquitectura na ULP, só existe à 5 anos. Ainda não tiveram tempo para criar as condições necessárias para uma boa qualidade.

  10. Olá Sobre a Tese que irás desenvolver, aconselho-te a pensar num tema que consigas realizar em tempo útil. Isto é, não sei se na tua faculdade esta é desenvolvida durante um ou dois semestres. Se o tema não for limitado, sujeitas-te a não o concluires em menos de dois anos. O que pensam os possíveis orientadores? Uma dica. Não escolhas temas já muito explorados, mas um tema "único", com possibildade de o continuar numa fase de doutoramento??? Saudações

  11. Sou um pouco céptico relativamente a qualquer solução para aquele espaço. Apesar da cidade de Espinho se ter desenvolvido segundo uma malha urbana ortogonal, qualquer proposta para aquele local constitui um grande desafio. Um território que foi rasgado por uma via férrea aonde não existia mais nada, e em que o edificado se foi adaptando a esta estrutura, dificilmente será cosido. Mesmo cosendo a "manta de retalhos", a via férrea estará sempre lá. Vamos esperar para ver. Prevejo que até às próximas eleições teremos um grande cartaz a anunciar a obra.

  12. Concordo com ricardo.figueira. Imaginem que de repente todos os profissionais que analisam os projectos seriam despedidos e os processos de licenciamento seriam analisados por arquitectos. Na minha opinião, as dificuldades de licenciamento seriam maiores. O arquitecto entraria no campo da discussão de intenções das propostas, como habitualmente o faz, e não na simples aplicação da legislação em vigor. Daí que me parece que o melhor é não entrarmos num fundamentalismo. Em todos os lugares existem bons e maus profissionais.

  13. studio Não confundir cerezite com EPS. Uma coisa não tem a ver a outra. O cerezite não passa de uma camada de cimento aplicada sobre esboço ou sobre reboco, afagado à colher. É uma espécie de impermeabilizante à moda antiga. O afagamento à colher permite fechar os poros e aumentar a resistência à passagem de humidade. Este processo tradicional ainda é muito utilizado, principalmente em paredes voltadas batidas pela chuva.

  14. Concordo com o que diz margarida. Como o prazo mínimo para tirar o curso de arquietctura é de 5 anos, há que fazer-se à vida. Eu sou o exemplo disso. Também sou Agente Tecnico de Arquitectura e Engenharia, mas ainda bem que decidi tirar o curso de arquitectura à 9 anos atrás. Também era daqueles que pensava que fazer arquitectura era apenas fazer uns riscos. Estava convencido que até era bom. O quanto estava enganado. Nem foram precisos os 6 anos do curso para eu compreender o quanto era inculto, relativamente à arquitectura, é claro. Aconselho as pessoas que desejem continuar a projectar, a adquirir a formação necessária para o efeito e deixem-se de se vitimizar.

  15. Estou de momento a elaborar um projecto para uma Residência de estudantes e surgiu-me uma dúvida relativa à dotacção de instalações para pessoas de mobilidade condicionada. Tendo previsto cerca de 30 quartos, qual será o número de quartos destinados a deficientes motores. Peço aos caríssimos colegas que tenham experiência neste assunto, que comentem no sentido de ajudar. Obrigado

  16. Sou de opinião que uma maqueta não deva provocar e desviar a atenção para pormenores insignificantes. O que quero dizer é que a maqueta deverá ter cor neutra de modo que possamos avaliar todos os espaços em causa e detectar-mos com mais facilidade as fragilidades de um projecto. As maquetas utilizadas pela Imobiliárias são um exemplo que um estudante de arquitectura não deverá imitar. As cores, as árvores verdes, os carrinhos, etc, só servem para desviar a nossa atenção do que é essencial. Para mim, na 1ªfase de estudo até serve o cartão canelado dos caixotes. À medida que o projecto vai evoluindo, aumentamos o rigor com outro material como por exemplo o cartão, cartolina bristol, k-line, etc. O material branco, não é bom para tirar fotografias, pois não se percebe a diferença entre planos. Tive vários exemplos desses em que representava as curvas de nível com esferovite e ao fotografar todos os socalcos desapareceram. Na minha opinião, deves ensaiar primeiro e depois mediante o resultado pretendido, avançar em definitivo. Só mais uma coisa, na Esap onde frequentei o curso, o aluno que apresentasse uma maqueta com aqueles adereços que atrás referi, era imediatamente jogada no lixo.

  17. Tens um bom exemplo no Complexo de Piscinas Municipais Rui Abreu, Pedrulha, nas proximidades de Coimbra. Quando frequentei o 5º ano, fizemos uma visita guiada a este local. Apesar de ser um projecto bem conseguido, tem as suas fragilidades. Disso tivemos consciência ao ouvir a opinião dos professores de natação, mas qual a obra que depois de concluída não modificaríamos alguma coisa? Já agora um conselho: se visitares alguma, pede para que te mostrem os compartimentos de apoio, como por exemplo os tanques de compensação, filtragem, aquecimento e renovação do ar, etc, etc. porque estes espaços necessitam de muita área. Normalmente só pensamos na destinada ao público.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.